Julgue os seguintes itens, a respeito de totalitarismo e suas origens.
De acordo com Hannah Arendt, o totalitarismo destrói os grupos e as instituições que integram as relações privadas dos homens, não se limitando a isolá-los da vida pública.
Com relação ao Congresso de Viena, julgue os itens a seguir.
Uma das questões humanitárias tratadas durante o referido congresso foi a abolição do tráfico de escravos.
A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.
O Czar Nicolau I I retirou a Rússia da guerra em 1917, na tentativa de conter a Revolução Bolchevique que estava em andamento no país.
Um dos fenômenos políticos de grande relevância no âmbito das relações internacionais no século XX foi o processo de descolonização ocorrido na Ásia e na África logo após a Segunda Guerra Mundial. Com efeito, a descolonização multiplicou o número de agentes na política internacional, tendo tornado o sistema muito mais diversificado. Com relação a esse processo, julgue os itens que se seguem.
Com o fim da Segunda Guerra mundial, as antigas potências coloniais reconheceram a nova realidade internacional e concederam, de forma negociada e sob os auspícios das Nações Unidas, a independência para suas antigas colônias e territórios.
Julgue os seguintes itens, a respeito de totalitarismo e suas origens.
São elementos constitutivos do totalitarismo a ideologia totalitária, o partido único, o ditador pessoal e o uso massivo do terror.
A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.
Muitas inovações tecnológicas foram utilizadas nessa guerra, considerada pela historiografia uma guerra total: os aviões foram decisivos para a vitória da Entente, que então gozava de grandes vantagens tecnológicas frente aos países aliados.
Um dos fenômenos políticos de grande relevância no âmbito das relações internacionais no século XX foi o processo de descolonização ocorrido na Ásia e na África logo após a Segunda Guerra Mundial. Com efeito, a descolonização multiplicou o número de agentes na política internacional, tendo tornado o sistema muito mais diversificado. Com relação a esse processo, julgue os itens que se seguem.
Na década de 50 do século XX, o Brasil manifestou o seu apoio aos movimentos favoráveis à descolonização no continente africano.
Considerando que a Guerra Fria marcou a segunda metade do século XX, pautando e condicionando, em certa medida, as relações internacionais durante sua vigência, julgue os itens subsequentes, acerca desse período.
Durante a Guerra Fria, os Estados foram obrigados a se alinhar a um dos dois blocos político-econômicos existentes.
A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.
A Espanha foi um dos poucos Estados europeus que se manteve neutro diante do conflito.
No que se refere à Segunda Guerra Mundial, julgue os próximos itens.
Na Conferência de Teerã, os países aliados decidiram-se pela divisão da Alemanha e de sua capital, Berlim, em quatro zonas de ocupação.
Considerando que a Guerra Fria marcou a segunda metade do século XX, pautando e condicionando, em certa medida, as relações internacionais durante sua vigência, julgue os itens subsequentes, acerca desse período.
O monolitismo ideológico dos primeiros anos da Guerra Fria desgastou-se ao longo do tempo, o que acarretou dissidências nos dois blocos.
Julgue os seguintes itens, a respeito de totalitarismo e suas origens.
Os estudiosos do tema concordam que o conceito de totalitarismo seja aplicável apenas ao nazismo alemão, ao fascismo italiano e aos regimes comunistas implantados no século XX.
Com relação ao Congresso de Viena, julgue os itens a seguir.
No Congresso de Viena, as principais potências europeias decidiram estabelecer o que ficou conhecido como hegemonia coletiva.
A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.
Estabelecida logo após o fim da guerra, a Sociedade das Nações foi bem-sucedida em promover o desarmamento e a paz mundial ao longo da década de 30 do século XX.
No que se refere à Segunda Guerra Mundial, julgue os próximos itens.
Na Conferência de Potsdam, foi decidido que a educação na Alemanha do pós-guerra deveria ser controlada para eliminar a doutrinação nazista e promover o desenvolvimento de ideias democráticas.