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Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.

Com o emprego das aspas na palavra 'falha' (l.17), o autor deixa explícita uma marca de opinião que interfere no sentido dessa palavra no texto.

Com referência às ideias do texto CB1A1AAA, julgue o item.

Conclui-se do texto que, no que se refere à democracia e à cidadania, existem um plano que se pode denominar de formal e outro que se pode conceber como real.


Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

No último período do terceiro parágrafo, o trecho “ser o desafio das democracias de massa para obter legitimidade", formado por duas orações coordenadas entre si, exerce a função sintática de sujeito da forma verbal “parece".

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.

Sem prejuízo da informação veiculada no texto, seria mantida sua correção gramatical se o termo “proteção", em “Não havia proteção contra as decisões da assembleia soberana" (l. 18 e 19), fosse substituído por mecanismos de proteção.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.

As formas pronominais em “ele salvara" (l.21) e “protegendo-o" (l.22) remetem ao mesmo referente: “Temístocles" (l.20).


Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

As expressões “cidadania integral" (l.28) e “democracia eleitoral" (l.30) foram empregadas no texto como sinônimos.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.

O autor emprega recursos do tipo textual narrativo para explicar o funcionamento da democracia direta ateniense.


Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

O trecho 'um patamar mínimo de igualdade entre os membros da sociedade' (l. 37 e 38) exerce a função de complemento do verbo 'existir' (l.37).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.

O texto defende a ideia de que, com as revoluções modernas, aumentou a capacidade de defesa do indivíduo contra o Estado.

Com referência às ideias do texto CB1A1AAA, julgue o item.

A tese central do autor pode ser resumida da seguinte forma: apenas com a efetividade dos direitos civis garante-se a efetividade da democracia.


Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

Seriam mantidos a correção gramatical e os sentidos do texto caso a forma verbal “terem" (l.20) fosse substituída por existirem.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.

De acordo com o autor, no mundo contemporâneo há proporcionalmente mais participação política do que havia na democracia ateniense.

Com referência às ideias do texto CB1A1AAA, julgue o item.

Infere-se do texto que, para o autor, o Estado não é o necessário agente indutor de cidadania e de democracia.

Com referência às ideias do texto CB1A1AAA, julgue o item.

O autor apoia sua argumentação sobre a seguinte premissa: os diversos tipos de direitos (sociais, políticos e civis) são indistintos no que se refere à promoção da igualdade.


Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

Feitas as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas e de pontuação, a expressão uma vez que poderia ser utilizada para ligar os dois períodos que compõem o quarto parágrafo do texto, sem prejuízo para seus sentidos.

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