Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
O texto é desenvolvido com base na ideia de que a
independência financeira é determinante para que as mulheres
conquistem sua autonomia.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Sem alterar o sentido original do texto, o verbo “admitir" (R.8)
poderia ser substituído por reconhecer.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Tanto o vocábulo “Nenhuma" (R.18) quanto o vocábulo
“algum" (R.22) foram empregados com sentido negativo.
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,
julgue os itens a seguir.
Segundo a autora, ao homem europeu a mulher brasileira
parece ser “indiferente ou sossegada" (R.15) porque sua alegria
não diminui frente à dor de outrem.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Depreende-se do trecho “ganhara algumas libras endereçando
envelopes (...) jardim de infância" (R. 11 a 14) que as diversas
ocupações da narradora garantiam-lhe uma renda fixa
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
As formas pronominais “a" (R.5) e “ela" (R.6) referem-se a
“A carta" (R.4).
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,
julgue os itens a seguir.
A autora refuta, no texto, a ideia de que a beleza da mulher
brasileira limita-se à juventude.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Somente após receber a herança da tia, a narradora tornou-se
uma mulher independente, capaz de governar-se pelos próprios
meios.
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,
julgue os itens a seguir.
A partir do trecho “Nem uma nem outra coisa" (R. 6 e 7), a
autora apresenta ideias antagônicas para desconstruir
estereótipos associados à mulher brasileira.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue
os itens que se seguem.
O sentido original e a correção gramatical do texto seriam
preservados caso o primeiro período fosse reescrito da seguinte
maneira: A concepção do europeu acerca da mulher brasileira
é demasiado falsa.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Depreende-se do trecho “eu ganhara a vida mendigando (...)
jardim de infância" (R. 9 a 14) que as possibilidades de trabalho
disponíveis às mulheres no início do século XX eram restritas.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
O sinal indicativo de crase em “às mulheres” (R.4) é facultativo.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue
os itens que se seguem.
Seria preservada a correção gramatical do texto caso o trecho
“Dir-se-ia" (R.4) fosse substituído por Dizem.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Infere-se do texto que a narradora acredita ser mais importante
para as mulheres ter dinheiro que votar.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
A narradora utiliza a expressão “outra metade da raça
humana" (R.25) para se referir ao gênero masculino.