Mariana é uma estudante que tem grande apreço pela
matemática, apesar de achar essa uma área muito difícil. Sempre
que tem tempo suficiente para estudar, Mariana é aprovada nas
disciplinas de matemática que cursa na faculdade. Neste semestre,
Mariana está cursando a disciplina chamada Introdução à
Matemática Aplicada. No entanto, ela não tem tempo suficiente
para estudar e não será aprovada nessa disciplina.
A partir das informações apresentadas nessa situação hipotética,
julgue os itens a seguir, acerca das estruturas lógicas.
Designando por p e q as proposições “Mariana tem tempo
suficiente para estudar" e “Mariana será aprovada nessa
disciplina", respectivamente, então a proposição “Mariana não
tem tempo suficiente para estudar e não será aprovada nesta
disciplina" é equivalente a ~p ∧ ~q
Mariana é uma estudante que tem grande apreço pela
matemática, apesar de achar essa uma área muito difícil. Sempre
que tem tempo suficiente para estudar, Mariana é aprovada nas
disciplinas de matemática que cursa na faculdade. Neste semestre,
Mariana está cursando a disciplina chamada Introdução à
Matemática Aplicada. No entanto, ela não tem tempo suficiente
para estudar e não será aprovada nessa disciplina.
A partir das informações apresentadas nessa situação hipotética,
julgue os itens a seguir, acerca das estruturas lógicas.
Considerando-se como p a proposição “Mariana acha a
matemática uma área muito difícil" de valor lógico verdadeiro
e como q a proposição “Mariana tem grande apreço pela
matemática" de valor lógico falso, então o valor lógico de
p → ¬q é falso.
Determinada faculdade oferta, em todo semestre, três
disciplinas optativas para alunos do quinto semestre: Inovação e
Tecnologia (INT); Matemática Aplicada (MAP); Economia do
Mercado Empresarial (EME). Neste semestre, dos 150 alunos que
possuíam os requisitos necessários para cursar essas disciplinas,
foram registradas matrículas de alunos nas seguintes quantidades:
• 70 em INT;
• 45 em MAP;
• 60 em EME;
• 25 em INT e MAP;
• 35 em INT e EME;
• 30 em MAP e EME;
• 15 nas três disciplinas.
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Ao se escolher um aluno ao acaso, a probabilidade de ele estar
matriculado em apenas duas das três disciplinas será maior que
a probabilidade de ele estar matriculado apenas em INT.