No que concerne a avaliação e gestão de desempenho, julgue os
próximos itens.
Tema central da gestão de pessoas, a gestão do desempenho é definida como um processo contínuo de identificação, medição e desenvolvimento dos indivíduos e equipes e de alinhamento do respectivo desempenho com os objetivos estratégicos da organização.
A respeito da análise e do desenvolvimento organizacional, julgue
os itens subsecutivos.
A sensibilização é uma técnica de desenvolvimento organizacional voltada para os estilos e os conteúdos da comunicação nas organizações.
No que se refere a condições organizacionais e promoção de saúde
no trabalho, julgue os itens subsequentes.
Organizações que têm características como centralização, formalização e política de tomada de decisão minimizam a pressão emocional no trabalho, gerando bem-estar para os trabalhadores.
A respeito de competência interpessoal, gerenciamento de conflitos,
clima e cultura organizacionais, julgue os itens seguintes.
Quando, em uma organização, o gestor organizacional procura satisfazer os interesses das duas partes em conflito, ele está adotando o denominado estilo acomodação do gerenciamento de conflito.
A respeito de competência interpessoal, gerenciamento de conflitos,
clima e cultura organizacionais, julgue os itens seguintes.
Quando, em uma organização, há participação, trabalho em equipe e sentimento de família, a sua cultura organizacional é do tipo organicista e apresenta coesão interna.
Acerca do planejamento estratégico na gestão de pessoas, julgue os
itens que se seguem.
A implantação de uma estratégia de gestão de pessoas inicia-se por meio da análise das diferentes variáveis que afetam o desempenho organizacional, como forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.
Gestores que acreditam na diversidade e pluralidade das organizações sob o ponto de vista da igualdade de oportunidades e do tratamento justo procuram equiparar a demografia organizacional.
Em relação às atividades do psicólogo no âmbito jurídico, julgue os
itens que se seguem, com base na legislação pertinente.
Em matéria civil, o perito do juízo deve apresentar suas observações na forma de parecer, enquanto psicólogos, por exemplo, devem elaborar suas conclusões finais na forma de laudo médico-pericial.
Em relação às atividades do psicólogo no âmbito jurídico, julgue os
itens que se seguem, com base na legislação pertinente.
A perícia constitui uma tarefa técnica e subjetiva, em que o perito deve se posicionar quanto à presença de patologias ou outras condições específicas que tenham levado o indivíduo a cometer o delito.
No que se refere à atuação do psicólogo e às técnicas e teorias
utilizadas por esse profissional, julgue os itens subsecutivos.
O abuso sexual infantil compreende comportamentos sexuais variados e envolve, necessariamente, os três aspectos seguintes: violência física, psicológica e sedução.
Acerca do uso abusivo de substâncias psicoativas e de sua relação
com a psicopatologia, julgue os itens seguintes.
Denomina-se ilusão a alteração da função de fixação da memória aliada à incapacidade de reconhecer como falsas as produções fantasiosas.
De acordo com o Código Civil em vigor, julgue os itens
subsequentes, relativos a aspectos gerais relativos à psicopatologia.
Em caso de incapacidade relativa, que ocorre quando a capacidade civil de fato está próxima da normalidade, os curadores são desnecessários.
De acordo com o Código Civil em vigor, julgue os itens
subsequentes, relativos a aspectos gerais relativos à psicopatologia.
Os doentes mentais, os viciados em tóxicos e os excepcionais com incompleto desenvolvimento mental estão sujeitos à curatela.
A respeito da adolescência, julgue os itens a seguir.
Foi comprovado que têm maiores chances de remissão e cura adolescentes com psicopatologias diagnosticadas no início da adolescência que em outras fases desenvolvimentais.
No que concerne a avaliação e gestão de desempenho, julgue os
próximos itens.
Qualidade do trabalho, aptidão para coordenar, comprometimento, melhoria do tempo de resposta ao pedido do cliente e diminuição de atividades pendentes são exemplos de medidas subjetivas de desempenho.