Com relação ao modelo COBIT 4.1, julgue os itens a seguir.
No modelo COBIT, o conceito de agregação de valor diz respeito à proposição de valor no tempo e garante que a TI entregue os benefícios prometidos com a otimização de custos.
Acerca de domínios, processos e objetivos de controle do modelo
COBIT 4.1, julgue os itens subsequentes.
No modelo em apreço, o domínio Planejamento e Organização envolve identificação, desenvolvimento e(ou) aquisição de soluções para a execução de sistemas de TI específicos, assim como a sua implementação e integração junto a processos de negócio.
Acerca dos processos e funções da ITIL v. 3, julgue os itens
subsequentes.
Monitoração e controle, gerenciamento do mainframe, gerenciamento de redes e armazenamento de dados são atividades técnicas altamente especializadas do estágio operação de serviço.
Acerca de processos e áreas de conhecimento da 4ª edição do
PMBOK, julgue os itens seguintes.
Os grupos de processos de planejamento e de monitoramento e controle servem como entrada de um para o outro reciprocamente.
Acerca de processos e áreas de conhecimento da 4ª edição do
PMBOK, julgue os itens seguintes.
As quatro possibilidades de término de projeto são absorção, integração, esgotamento e extinção.
Julgue os próximos itens, segundo a Instrução Normativa n.º
4/2008, do MPOG, que dispõe acerca do processo de contratação
de serviços de tecnologia da informação (TI) pela administração
pública federal direta, autárquica e fundacional.
Requisitos é um conjunto de especificações necessárias para definir a solução de TI a ser contratada. Critérios de aceitação são parâmetros objetivos, mas nem sempre mensuráveis, utilizados para verificar um serviço ou produto quanto à conformidade aos requisitos especificados.
Julgue se os itens a seguir, escritos em língua inglesa, estão técnica
e gramaticalmente corretos.
Whenever a new release of a software package is announced, the organization needs to buy it immediately for its own safe.
A respeito de CMMI (capability maturity model integration),
julgue o item que se segue.
Os níveis de maturidade do CMMI variam de 0 - incompleto - a 5 - otimizado -, que mostram o grau de implementação dos processos da referida metodologia.
Acerca de conceitos relacionados à governança de tecnologia da
informação (TI), julgue os itens a seguir.
Um dos objetivos da governança de TI é possibilitar o alinhamento das atividades da equipe de TI com as prioridades das demais áreas de negócios da empresa.
Com relação ao modelo COBIT 4.1, julgue os itens a seguir.
A estrutura do COBIT foi idealizada para controlar, nas organizações, os recursos de TI e os recursos humanos envolvidos nesse processo.
Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.
No que diz respeito ao desenvolvimento da estratégia de serviço na organização, é necessário considerar o estilo de gestão organizacional dominante na empresa, o qual pode apresentar os seguintes estágios ou níveis de maturidade: rede, diretivo, delegação, coordenação e colaboração.
Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.
A orientação complementar à ITIL v.3 consiste em um conjunto de publicações que são destinadas a adaptar a implementação e a utilização das práticas do núcleo da ITIL para diferentes setores empresariais, tipos de empresas e plataformas tecnológicas.
Acerca dos processos e funções da ITIL v. 3, julgue os itens
subsequentes.
Do escopo da estratégia de serviço constam os processos de gerenciamento financeiro, o de gerenciamento do portfólio de serviços e o de gerenciamento da demanda.
Acerca de processos e áreas de conhecimento da 4ª edição do
PMBOK, julgue os itens seguintes.
Os riscos desconhecidos podem representar uma ameaça ou uma oportunidade, por isso, o gerente de projeto deve manter reserva dos seus recursos para controlá-los quando necessário.
Julgue os próximos itens, segundo a Instrução Normativa n.º
4/2008, do MPOG, que dispõe acerca do processo de contratação
de serviços de tecnologia da informação (TI) pela administração
pública federal direta, autárquica e fundacional.
O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) é um instrumento de diagnóstico e gestão dos recursos e processos de TI, que visa a atender às necessidades de informação de um órgão ou entidade para determinado período, sem considerar aspectos de planejamento.