Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para que políticas públicas sejam efetivamente implementadas, Ferreira e Nogueira (2016) destacam a importância do envolvimento comunitário no processo. Com base no contexto educacional do ensino superior, assinale a alternativa que descreve o papel do psicólogo escolar no processo de implementação de políticas públicas educacionais.

O cenário das instituições de ensino superior apresenta uma série de desafios, como a evasão, a reprovação e o adoecimento mental de graduandos. De acordo com a revisão acerca das vivências acadêmicas de graduandos feita por da Matta, Lebrão e Heleno (2014), deve-se atentar para a “importância da participação ativa das instituições no processo de adaptação do estudante à vida acadêmica". Este processo de adaptação

Em 2003, o Conselho Federal de Psicologia aprovou a Resolução nº 007, que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica. De acordo com os princípios norteadores apresentados neste Manual, é correto afirmar:

Mais conhecido pelas suas pesquisas básicas acerca dos processos de aprendizagem, em diversos momentos de sua obra, B. F. Skinner refletiu sobre as implicações de seus achados no contexto escolar. O autor chegou afirmar que, “quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida". Com base na perspectiva analítico-comportamental de educação, é correto afirmar:

A forma de atuação do psicólogo escolar sofreu diversas alterações ao longo da história, não só do ponto de vista do tipo de atividade desenvolvida como da concepção de homem e de educação com a qual este profissional trabalha (Martinez, 2010). Na atualidade, tem-se buscado uma relação cada vez mais próxima entre a instituição escolar como um todo e a inserção do profissional de psicologia. Configuram-se como ações pertinentes ao psicólogo escolar:

De acordo com Moreira et al. (2017), ações afirmativas são direcionadas a “uma parcela da sociedade que se encontra com reduzidas condições de competição, geralmente como consequência de discriminações negativas atuais ou historicamente arraigadas". Apesar de as instituições de ensino superior brasileiras já aplicarem ações afirmativas há mais de dez anos, ainda carecem de estudos sistematizados sobre suas implicações. Santos (2012) realizou uma revisão da área, na qual apresenta a seguinte tabela referente aos dados da UFBA:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

A pesquisa em psicologia é marcada por uma diversidade de métodos e de debates epistemológicos sobre a viabilidade e o impacto do uso de cada um deles (Breakwell et al., 2010). Observe as colunas abaixo e relacione o método de pesquisa apresentado à sua caracterização geral.

A sequência correta é

A inserção do psicólogo escolar no ensino superior é um fenômeno incipiente, ainda que crescente nos últimos 20 anos. Com base em autores da área, como Marinho-Araújo, Souza e Sampaio, quanto ao que se espera do psicólogo nesse contexto de atuação, analise as afirmativas seguintes.

I - Viabilizar o atendimento clínico de graduandos, considerando o cenário atual de adoecimento mental no ensino superior.

II - Compreender as implicações das políticas públicas educacionais de democratização do acesso, contribuindo com uma cultura de apoio e respeito à diversidade.

III - Atuar em equipes interdisciplinares de modo a contribuir com processos de ensino e aprendizagem favorecedores do desenvolvimento individual e coletivo.

IV - Sistematizar práticas avaliativas e procedimentos didáticos que contribuam com o alcance de metas estabelecidas por políticas federais, como o SINAES.

Estão corretas

Em pesquisa realizada por Ferreira (2016) em Portugal, foi encontrado que 62% dos professores universitários participantes apresentavam sintomas de burnout associados à fadiga física. Considere esse dado e reflita sobre a imagem abaixo a partir da perspectiva da Psicologia Organizacional.

Com base no dado e na imagem acima, é correto afirmar:

A adultez se caracteriza pela fase do desenvolvimento mais longa do ser humano, iniciando com a adultez jovem (dos 20 aos 40) e concluindo com o fim da vida. Todavia é uma das fases menos estudadas pela psicologia do desenvolvimento, em especial esta fase inicial, que coincide com a faixa etária da maioria dos estudantes do ensino superior. Um dos teóricos que discutiu sobre essa fase foi Erik Erikson (1902-1994). Quanto às proposições deste autor em relação a essa fase, analise as afirmativas seguintes.

I - A crise característica é de intimidade versus isolamento, que se configura em uma vida social intensa na qual o indivíduo pode desenvolver relações profundas ou superficiais.

II - Caracteriza-se pela fidelidade como virtude, o que se refere a uma maior segurança na sua identidade e à formação de vínculos com grupos de amigos com os quais busca identificação.

III - Um dos fortalecedores da formação identitária nesta fase é a polarização sexual, que é consolidada a partir de um amadurecimento das relações sexuais, nas quais o indivíduo permite-se uma maior entrega.

IV - Tem no cuidar e no criar suas principais modalidades de relacionamento, o que é mais perceptível nos contextos doméstico e profissional, respectivamente.

Estão corretas

As habilidades sociais educativas têm sido correlacionadas com indicativos tanto de desempenho acadêmico como de bem-estar e qualidade de vida. Del Prette e Del Prette (2008) destacam que essas habilidades devem ser desenvolvidas não apenas entre os discentes, mas na família e no corpo docente. Leia as duas asserções abaixo sobre este tema.

Habilidades sociais educativas referem-se a habilidades interpessoais que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem do educando

PORQUE

As demandas acadêmicas sociais se referem a situações em que o estudante precisa falar em público, requerendo assim o fortalecimento da oratória e o manejo da ansiedade social.

Quanto a essas asserções, é correto afirmar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282