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Sierra (2011) sustenta que, no fim do século XX, as famílias passaram a ser cobradas pelas atribuições que deveriam ser executadas pelo Estado. Este fato representa a “redescoberta da família” no sentido de:

De acordo com Pereira (2004), por ser interdisciplinar e intersetorial, na prática, existe uma determinada política pública que é mais afeita a estabelecer interfaces e vínculos orgânicos com as demais políticas congêneres, tendo em vista a universalização do atendimento das necessidades sociais no seu conjunto. A política pública à qual a autora se refere é a:

De acordo com Lei Nº 8.662, de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, a seguinte atribuição:

Costa (2006), ao tratar do trabalho nos serviços de saúde e da inserção de assistentes sociais, observou que, enquanto se ampliava o discurso sobre as fragilidades ou indefinições da prática profissional, também verificava- se o seguinte fato:

De acordo com a Lei Nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da assistência social, uma das condições para os repasses, aos municípios, aos estados e ao Distrito Federal, dos recursos de que trata esta lei é a existência

Segundo Almeida (2006), existem duas possibilidades de entendimento e significação da “sistematização da prática” profissional. Uma destas compreende a “sistematização da prática” como:

Moreira e Alvarenga (2003) definem parecer social como a opinião profissional do assistente social, com base na observação e estudo de uma dada situação, fornecendo elementos para a concessão de um benefício, recurso material e decisão médico- pericial. As autoras também definem parecer social como:

De acordo com Sierra (2011), a família tornou- se, desde a década de 1990, o principal alvo das políticas sociais, que apresentam duas estratégias: a execução de programas específicos para crianças, jovens e pessoas com deficiência e a:

Mauriel (2011) sustenta que no cerne dos debates sobre as reformas dos sistemas de bem- estar estão as “novas formas de gestão da pobreza”, chamadas assim porque buscam:

De acordo com Barroco (1996), é importante que a ética seja compreendida no espaço da discussão filosófica sobre a liberdade, da responsabilidade sobre o dever. A ética profissional, nessa perspectiva, seria:

Correa (2006) sustenta que a temática do controle social tomou vulto no Brasil a partir do processo de democratização na década de 80 e, principalmente, com a institucionalização dos mecanismos de participação nas políticas públicas na Constituição de 1988. A autora afirma que foi pioneira neste processo a seguinte área:

De acordo com Veloso (2011), a tarefa que se coloca aos assistentes sociais, é construir uma forma de incorporação da tecnologia da informação que supere o modelo hegemônico imposto ao conjunto dos trabalhadores, que a vê como estratégia para:

Segundo Fávero (2003), o estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e:

De acordo com Mauriel (2011), a partir do contexto generalizado de reformas dos sistemas de Welfare State desde os anos 80, quase todas as políticas públicas governamentais passaram a ser elaboradas tendo o seguinte elemento como referência:

Paiva e Sales (1996) sustentam que um dos princípios do código de ética profissional de 1993 trata, de modo direto, da recusa e do combate nos espaços institucionais e nas relações cotidianas, diante de todas as situações que ferem a integridade dos indivíduos e que os submetem ao sofrimento, à dor física e à humilhação. Trata- se do seguinte princípio:

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