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Em um teste de hipóteses, o intervalo de con?ança obtido para o valor de uma estatística depende do nível de signi? cância adotado. Quanto maior for o intervalo de con?ança, pode-se dizer que:

A altura dos habitantes adultos de uma cidade apresenta distribuição normal com média de 1,70m e desvio padrão de 10cm.Ao serem realizados diversos estudos com amostras diferentes de tamanho 100 dessa população, o desvio padrão da média amostral será de:

Sobre as amostras X e Y pode-se a?rmar que:

Deseja-se realizar um teste de hipóteses para a média dos valores de uma amostra.Deve-se utilizar a distribuição de t-student quando ocorrer a seguinte situação:

Uma variável aleatória X apresenta distribuição normal com média 100 e variância igual a 400. A probabilidade de que o valor dessa variável seja maior do que 150 é a mesma de que uma variável aleatória Z, com distribuição normal unitária, tenha valor superior a:

Dois dados, um vermelho e outro azul, são lançados ao acaso. Sabendo-se que a soma obtida vale 6, a probabilidade de o número 2 ter aparecido em um dos dados é de:

Observe atentamente os dados apresentados na tabela a seguir.

Imagem 005.jpg

Assumindo a variável X como independente, o coe?ciente angular da reta de mínimos quadrados ajustada a esses dados vale:

Dois alunos obtiveram escores reduzidos (graus expressos em unidades de desvio padrão) iguais a 0,6 e -1,0 em uma prova de matemática.Sabendo-se que seus graus foram 74 e 42, um terceiro aluno com grau 62 tem grau reduzido igual a:

Dentre as retas indicadas abaixo, a que apresenta melhor ajuste em uma regressão linear para esses pontos, segundo o critério de menor erro médio quadrático, é:

O coe?ciente de correlação linear entre as variáveis X e Y vale:

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