Em relação ao texto CG1A1-I, às ideias nele expressas e à sua construção, julgue o item a seguir.
É correto considerar como palavras-chave do tema central do texto as expressões “mudança permanente”, “escola em tempo integral”, “revolução da vida atual” e “simples memorização”, por exemplo.
Considerando aspectos sintáticos e semânticos do texto CG1A1-I, julgue o item.
No primeiro período do quinto parágrafo, a palavra “ideais” é um adjetivo que qualifica “atitudes”.
Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.
A pesquisa conduzida por pesquisadores brasileiros, segundo o texto, sugere que são inversamente proporcionais os índices de criminalidade entre jovens e o aumento de carga horária na educação básica.
Julgue o item subsequente, relativo a aspecto linguístico do texto CG1A1-II.
No texto, a palavra “nações” (último parágrafo) está empregada em referência a “estados” (penúltimo parágrafo), como forma de exaltar os entes federados que aderiram ao modelo de sistema educacional inaugurado por Pernambuco.
À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o item a seguir.
A humilhação é uma forma de tratamento cruel ou degradante e seu uso contra crianças e adolescentes pelas pessoas encarregadas do seu cuidado, do seu trato, da sua educação ou da sua proteção é proibido por lei.
A respeito das administrações direta e indireta do Estado, julgue o item a seguir.
A desconcentração consiste na transferência de serviços da administração direta para a administração indireta.
Considerando conceitos gerais de informática básica, julgue o item subsequente.
Os arquivos do computador podem ser protegidos contra vírus do tipo ransomware por meio da realização de backup na nuvem ou em outras mídias diferentes do HD do computador.
Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.
A gênese da educação física brasileira está relacionada com as instituições médicas e militares.
Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
A participação dos alunos em jogos esportivos é recomendada como forma de desenvolver uma competitividade que os levará a “vencer na vida”.
Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.
O estudo do conhecimento da educação física na escola visa apreender a expressão corporal como linguagem.
A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.
Os resultados em competições esportivas escolares compreendem parâmetros quantitativos e qualitativos na indicação de valores da condição de saúde dos alunos.
A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.
Nas aulas da educação física na escola, é desejável que os alunos compreendam o seu meio ambiente como condição de fruir as práticas corporais relacionadas à saúde.
Acerca de política educacional e educação física, julgue o item subsequente.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece a educação física como elemento das disciplinas contidas na parte diversificada do currículo.
Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Diferentemente das outras unidades das práticas corporais, na unidade esportes, o foco do aprendizado é voltado para a competição de alto rendimento, ensino e aperfeiçoamento da técnica, e desempenho máximo.
Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte.
A educação física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social; nessa concepção, o movimento humano se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo.