Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com relação ao ensino da música, na disciplina de Artes, analise os excertos:

I - A música tem seu valor social, e deve interagir com um mundo globalizado tornando-o mais próximo do homem. A educação musical proporciona ao indivíduo a capacidade de sintetizar forma e conteúdo, como uma resposta criativa ao mundo contemporâneo, além de uma prática artística que possibilita as vivências que enriquecem a imaginação e a formação global da personalidade.

II - A escola deve garantir a igualdade de oportunidades, isto é, proporcionar a cada criança os meios necessários de acesso à cultura existente. Desenvolver, no indivíduo, o interesse pela criação e pela apreciação estética, compreendendo-a e, até mesmo, contestando-a, ao mesmo tempo em que busca desenvolver sua imaginação e disposição para novas atividades artísticas.

III - O ensino da música deve ser algo prazeroso e interessante para o aluno. É importante considerar o interesse do aluno, abrir espaço para que possa se expressar sem medo de que uma emoção estética vivida possa subestimá-lo, e ao contrário disso, sentir que pode colaborar com o crescimento do grupo. O professor deve estar preocupado com a utilidade da educação musical para o futuro do aluno, e não para o presente.

Está correto o que se afirma em: 

A mostra Queer na Arte Britânica: 1861 - 1967 também não continha classificação etária. O conjunto de galerias da Tate, que inclui também a Modern, em Londres, não restringe exposições por idade. A regra é que haja sinalização em trabalhos que possam ser entendidos como de cunho sexual ou com conteúdo chocante. Para performances com nudez, essa informação é dada antes que os visitantes comprem seus ingressos.
https://noticias.r7.com/internacional/na-inglaterra-exposicoes-com-nudez-e-cenas-de-sexo-nao-tem-restricao-de-idade-06102017

Uma das telas, apresentadas pelo museu, é uma pintura do século 1 a.C, demonstrada, abaixo:

Em arte, sabemos o quanto é relevante a expressão individual, considerando que existem muitos artistas denominados autodidatas, que não frequentaram escola. Alguns adquiriram materiais artísticos, partindo para uma prática pessoal que pode ser classificada como _____________, pois que é fruto de um aprendizado, de uma disciplina criada pelo próprio indivíduo que elabora seu trabalho de maneira singular, pessoal.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

O Ditirambo, presente nas Dionísias Urbanas, é o ritual de referência que origina a organização das Tragédias Gregas e da participação do coro nas tragédias. Na organização destes espetáculos começa haver uma divisão cada vez mais clara entre ator/agente (aquele que encena/executa a tragédia ou a comédia) e plateia (aqueles que observam/apreciam a cena) o que começa a delinear a preponderância de um fim espetacular para as encenações. Nas referências relativas à dança, tais encenações importaram e especializaram a organização e a manifestação de formas corporais das práticas de danças sociais e religiosas para serem executadas pelo coro na cena. Bourcier (2006) descreve o que poderíamos chamar de _________________ nas tragédias clássicas e que cumpria a função de conduzir a trama encenada.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Leia:

“Diante de uma obra de arte, intuição, raciocínio e imaginação atuam tanto no artista como no espectador. A experiência da percepção rege o processo de conhecimento da arte, ou seja, a compreensão estética e artística. O processo de conhecimento advém, então, de significações que partem da percepção das qualidades de linhas, texturas, cores, sons, movimentos, temas, assuntos, apresentados e/ou construídos na relação entre obra e receptor.” Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais – Artes

O trecho acima, pode ser sintetizado, pela seguinte afirmação:

Dialogar sobre a produção artística, nas artes visuais, e a de seus colegas, percebendo semelhanças e diferenças, é uma habilidade curricular em Artes, associada a qual dos objetos de conhecimento, abaixo:

No ensino da música, como objeto de conhecimento inserido, nos Contextos e Práticas, o professor deverá, ter foco, na seguinte habilidade curricular:

De acordo com Fischer (1987), o ser humano utiliza-se da arte para dialogar com o meio em que vive, a arte somente tem sentido quando:

A mais antiga imagem da dança data do Mesolítico (cerca de 8300 A. C). Foi descoberta na caverna de Cogul, que fica, na província de Lérida, na Espanha. Mostra:

Ainda com relação à obra de Graça Proença, mais precisamente sobre a pintura romântica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Ao negar a estética neoclássica, a pintura romântica aproxima-se das formas barrocas.

II – Goya e Delacroix são representantes da pintura romântica.

III – A composição em diagonal é um elemento que pode ser observado nos quadros românticos. 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282