Com relação ao ensino da música, na disciplina de Artes, analise os excertos:
I - A música tem seu valor social, e deve interagir com um mundo globalizado tornando-o mais próximo do homem. A educação musical proporciona ao indivíduo a capacidade de sintetizar forma e conteúdo, como uma resposta criativa ao mundo contemporâneo, além de uma prática artística que possibilita as vivências que enriquecem a imaginação e a formação global da personalidade.
II - A escola deve garantir a igualdade de oportunidades, isto é, proporcionar a cada criança os meios necessários de acesso à cultura existente. Desenvolver, no indivíduo, o interesse pela criação e pela apreciação estética, compreendendo-a e, até mesmo, contestando-a, ao mesmo tempo em que busca desenvolver sua imaginação e disposição para novas atividades artísticas.
III - O ensino da música deve ser algo prazeroso e interessante para o aluno. É importante considerar o interesse do aluno, abrir espaço para que possa se expressar sem medo de que uma emoção estética vivida possa subestimá-lo, e ao contrário disso, sentir que pode colaborar com o crescimento do grupo. O professor deve estar preocupado com a utilidade da educação musical para o futuro do aluno, e não para o presente.
Está correto o que se afirma em:
A mostra Queer na Arte Britânica: 1861 - 1967 também não continha classificação etária. O conjunto de galerias da Tate, que inclui também a Modern, em Londres, não restringe exposições por idade. A regra é que haja sinalização em trabalhos que possam ser entendidos como de cunho sexual ou com conteúdo chocante. Para performances com nudez, essa informação é dada antes que os visitantes comprem seus ingressos.
https://noticias.r7.com/internacional/na-inglaterra-exposicoes-com-nudez-e-cenas-de-sexo-nao-tem-restricao-de-idade-06102017
Uma das telas, apresentadas pelo museu, é uma pintura do século 1 a.C, demonstrada, abaixo:
Em arte, sabemos o quanto é relevante a expressão individual, considerando que existem muitos artistas denominados autodidatas, que não frequentaram escola. Alguns adquiriram materiais artísticos, partindo para uma prática pessoal que pode ser classificada como _____________, pois que é fruto de um aprendizado, de uma disciplina criada pelo próprio indivíduo que elabora seu trabalho de maneira singular, pessoal.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
O Ditirambo, presente nas Dionísias Urbanas, é o ritual de referência que origina a organização das Tragédias Gregas e da participação do coro nas tragédias. Na organização destes espetáculos começa haver uma divisão cada vez mais clara entre ator/agente (aquele que encena/executa a tragédia ou a comédia) e plateia (aqueles que observam/apreciam a cena) o que começa a delinear a preponderância de um fim espetacular para as encenações. Nas referências relativas à dança, tais encenações importaram e especializaram a organização e a manifestação de formas corporais das práticas de danças sociais e religiosas para serem executadas pelo coro na cena. Bourcier (2006) descreve o que poderíamos chamar de _________________ nas tragédias clássicas e que cumpria a função de conduzir a trama encenada.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
Leia:
“Diante de uma obra de arte, intuição, raciocínio e imaginação atuam tanto no artista como no espectador. A experiência da percepção rege o processo de conhecimento da arte, ou seja, a compreensão estética e artística. O processo de conhecimento advém, então, de significações que partem da percepção das qualidades de linhas, texturas, cores, sons, movimentos, temas, assuntos, apresentados e/ou construídos na relação entre obra e receptor.” Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais – Artes
O trecho acima, pode ser sintetizado, pela seguinte afirmação:
Dialogar sobre a produção artística, nas artes visuais, e a de seus colegas, percebendo semelhanças e diferenças, é uma habilidade curricular em Artes, associada a qual dos objetos de conhecimento, abaixo:
No ensino da música, como objeto de conhecimento inserido, nos Contextos e Práticas, o professor deverá, ter foco, na seguinte habilidade curricular:
De acordo com Fischer (1987), o ser humano utiliza-se da arte para dialogar com o meio em que vive, a arte somente tem sentido quando:
A mais antiga imagem da dança data do Mesolítico (cerca de 8300 A. C). Foi descoberta na caverna de Cogul, que fica, na província de Lérida, na Espanha. Mostra:
Ainda com relação à obra de Graça Proença, mais precisamente sobre a pintura romântica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Ao negar a estética neoclássica, a pintura romântica aproxima-se das formas barrocas.
II – Goya e Delacroix são representantes da pintura romântica.
III – A composição em diagonal é um elemento que pode ser observado nos quadros românticos.