Maria Montessori através de sua metodologia conseguia alfabetizar crianças desde a mais tenra infância, utilizando os mais variados materiais. A sala de aula era organizada de forma circular, composta por muitas estantes com materiais lúdicos e pedagógicos, todos ao alcance e para o manuseio livre das crianças. Muitos desses materiais eram de madeira, outros com texturas e formas diferenciadas para despertar os sentidos. Os materiais didáticos eram divididos em uma série de cinco grupos: exercício para a vida cotidiana; material sensorial; material de linguagem; material de matemática e material de ciências. Um deles é o que conhecemos como:
Em ralação as Tendências Pedagógicas na Prática Escolar, analise as assertivas e relacione corretamente as colunas:
1 Tendência progressista libertária
2 Tendência liberal renovada não-diretiva
3 Tendência liberal tecnicista
4 Tendência tradicional
(__) Consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir uma posição na sociedade.
(__) Acentua-se nesta tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que como pedagógicos.
(__) Tal sistema é regido por leis naturais(mesma regularidade encontrada nos fenômenos da natureza), cientificamente descobertas; basta aplicá-las. As descobertas educacionais devem ser restritas aos técnicos “especialistas".
(__) Esta pedagogia espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. Respectivamente temos:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 32, o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) nos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: Assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
(__) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
(__) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
(__) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades sem a formação de atitudes e valores.
(__) Atenuação dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Acerca dos conceitos e teorias de Célestin Freinet é correto afirmar:
I. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce.
II. Um dos deveres do professor, segundo Freinet, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.
III. O educador francês não via valor didático no erro. Ele acreditava que o fracasso desequilibra e desmotiva o aluno.
IV. A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento).
Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientação Sexual, é correto afirmar, exceto:
Acerca do Plano Nacional de Educação art. 6o, § 2o, as conferências nacionais de educação realizar-se-ão com intervalo - ____________________ entre elas, com o objetivo de _____________________ e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.
Acerca dos distúrbios, transtornos e dificuldades de aprendizagem, sobre a Dislalia é correto afirmar, exceto: