Aproveitando as Olimpíadas de 2012, em Londres,
um professor elabora a seguinte situação
para seus alunos: Desprezando a resistência do ar,
imagine o arremesso de um dardo, como mostrado
na figura, em que a trajetória do mesmo é uma
parábola.
Considerando os conhecimentos de mecânica,
assinale a alternativa correta que explicita o movimento
do dardo.
Usamos uma chave de boca para apertar ou
soltar parafusos sextavados. Em Física, chamamos
de vantagem mecânica (VM) a razão entre
a força que se consegue no parafuso e a que
fazemos no cabo da chave. Sendo o ponto “O" o
eixo de rotação, supõe-se que toda força externa
Fcaboré aplicada no cabo, como na figura a seguir, e
toda a força aplicada no ponto “A" é perpendicular
a distância dA.
Assinale a alternativa correta que apresenta a
vantagem mecânica dessa ferramenta.
Em uma atividade experimental, um corpo de
massa 50kg se encontra em uma superfície horizontal
como indicado na figura (a). Sobre este corpo
atua uma força na direção horizontal que varia
com o tempo, conforme o gráfico da figura (b). Entre
o corpo e o piso existe um coeficiente de atrito
μ=0,5.
A alternativa correta que mostra o módulo do
impulso comunicado ao corpo nos primeiros 10
segundos é:
Um professor de Física, querendo motivar seus
alunos, elaborou uma atividade experimental sobre
eletromagnetismo. Colou um imã sobre um pião e
pediu que um aluno o jogasse. Logo em seguida
colocou uma bobina ligada a uma lâmpada próxima
do pião girando, como mostra a figura abaixo.
Considerando a situação descrita e os conhecimentos
de eletromagnetismo, marque com V as
afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Toda a energia mecânica do pião é convertida
em energia luminosa na lâmpada.
( ) A lâmpada ficará piscando à medida que o pião
gira em seu movimento de rotação.
( ) Se a bobina não estivesse presente o pião iria
girar um tempo maior do que com a bobina naquela
posição.
( ) Teremos uma variação do fluxo magnético sobre
a bobina enquanto o pião estiver girando.
( ) Se a bobina tivesse um número maior de espiras,
a lâmpada iria acender com maior brilho.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Uma das críticas mais tenazes a respeito do
ensino tradicional de Física recaí sobre o enfoque
exagerado dado ao produto do fazer científico, ou
seja, as leis, conceitos e teorias, em contraste com
o pouco enfoque dado ao processo de construção
de conhecimento científico.
No sentido de evitar tal “burocratização” do
ensino de Física, análise as afirmações a seguir.
l O aluno deve ser o construtor do seu próprio conhecimento.
ll O conhecimento deve ser construído a partir do
que o aluno já conhece.
lll O professor deve iniciar um curso com um conjunto
de definições, para estabelecer “conceitos elementares”.
lV Tratar com a devida importância as novas tecnologias,
pois a escola precisa estar em dia com a
cultura do seu tempo.
V Realizar sempre que possível atividades experimentais
de forma que o aluno transcenda o mundo
dos conceitos e das linguagens, relacionando esses
dois ao mundo do empírico.
Todas as afirmações corretas estão em:
Um barco estava carregando um bloco de ferro
(B ) e um saco cheio de isopor (A ), ambos de mesma
massa, conforme a figura a. Em certo instante
os dois objetos são jogados ao mar e observamos
que o saco de isopor boia, mas o bloco de ferro
afunda, conforme a figura b.
Nesse sentido, marque com V as afirmações
verdadeiras e com F as falsas.
( ) O bloco de ferro tem o peso de mesmo módulo
que o peso do saco de isopor.
( ) O saco de isopor tem uma densidade menor que
a densidade da água do mar.
( ) O bloco de ferro tem uma densidade maior que
a densidade da água do mar.
( ) Os dois corpos têm a mesma densidade, pois
apresentam a mesma massa.
( ) O bloco de ferro tem uma densidade menor que
a densidade do saco de isopor.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
No laboratório de física, um capacitor plano
que possui um dielétrico entre suas placas é
eletrizado e em seguida desligado do gerador,
conforme a figura abaixo.
Nessa situação, assinale a alternativa correta
que completa, em sequência, as lacunas da frase a
seguir.
Se o dielétrico for retirado, a ____________
capacitor _______________.
Um professor propõe aos alunos uma atividade
experimental para determinar a resistência R desconhecida
de um resistor, fornecendo aos mesmos
uma fonte de f.e.m. e desconhecida e resistência
interna nula, um amperímetro A e um voltímetro V
ideais.
Assinale a alternativa correta que apresenta as
conexões de circuito para obter o valor da resistência.
Para mostrar a relação entre o aumento de
velocidade de um automóvel e o gasto de energia,
um professor fornece um exemplo onde um mesmo
automóvel em duas situações sofre a mesma
variação de velocidade. Na situação 1 o automóvel
é acelerado do repouso até 72 km/h, gastando
uma certa energia, cedida pelo motor. Na situação
2, o automóvel é acelerado de 72 km/h até 144
km/h, gastando uma outra energia.
Para essas situações, assinale a alternativa
correta que completa a lacuna da frase a seguir.
A energia gasta na situação 2 é _________, que
na situação 1
O estudo da termodinâmica é essencial para
entendermos processos que envolvam a relação
entre calor e trabalho. Neste sentido, temos abaixo
um esquema de uma máquina térmica.
Sabendo que essa máquina térmica obedece as
leis da termodinâmica, seu rendimento é de 20% e
recebe 1800J da fonte quente.
A alternativa correta que apresenta respectivamente
os módulos do trabalho realizado, em
joules, e a quantidade de calor, em joules, que a
máquina rejeita para a fonte fria é:
No laboratório, um aluno observa um segmento de fio condutor Δl percorrido por uma corrente de intensidade i, numa região do espaço onde existe um campo magnético Br. Nessa situação, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir. A força magnética exercida sobre Δl (...)
Em uma aula sobre ondas estacionárias foi
utilizado como exemplo o violão, pois vários alu
nos possuíam o instrumento e sabiam tocar. A
figura abaixo representa a configuração de uma
corda vista imediatamente após ser tocada, criando
uma onda estacionária.
Considerando a figura e os conhecimentos de
ondulatória e analise as afirmações a seguir.
l A onda estacionária representada vibra no primeiro
harmônico ou harmônico fundamental.
ll As ondas estacionárias são formadas pelos fenômenos de reflexão e interferência de ondas.
lll A onda estacionária representada vibra no segundo
harmônico, pois temos dois nós e um ventre.
lV As ondas estacionárias são formadas pelos fenômenos de refração e superposição de ondas.
V As ondas estacionárias são formadas por interferências
construtivas e destrutivas de ondas superpostas,
onde, nas construtivas teremos os nós e
nas destrutivas os ventres.
Todas as afirmações corretas estão em:
Um dos fenômenos que chama a atenção dos
estudantes é o fato de um astronauta flutuar dentro
de uma nave em órbita em torno da Terra.
Assinale a alternativa correta que melhor
justifica o fato do astronauta flutuar.
Um dispositivo realiza um movimento circular
em um plano horizontal, cujas posições sucessivas,
de I a VI, são marcadas em intervalos de
tempos iguais, conforme a figura abaixo.
Assinale a alternativa correta que mostra o
vetor força resultante sobre o dispositivo, na
posição V.
A partir de uma atividade experimental é construído
um gráfico que representa a temperatura em
função do tempo de uma substância inicialmente
na fase líquida.
Observando o comportamento da substância
através do gráfico, análise as afirmações a seguir.
l No trecho BC ocorre a evaporação.
ll No ponto G há líquido e gelo.
lll O líquido se condensa a 1600ºC.
lV Nos trechos DE e FG a energia interna diminui.
V Durante os primeiros 50min a substância recebeu
energia calorífica.
Todas as afirmações corretas estão em: