Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Aproveitando as Olimpíadas de 2012, em Londres,

um professor elabora a seguinte situação

para seus alunos: Desprezando a resistência do ar,

imagine o arremesso de um dardo, como mostrado

na figura, em que a trajetória do mesmo é uma

parábola.


Considerando os conhecimentos de mecânica,

assinale a alternativa correta que explicita o movimento

do dardo.

Usamos uma chave de boca para apertar ou

soltar parafusos sextavados. Em Física, chamamos

de vantagem mecânica (VM) a razão entre

a força que se consegue no parafuso e a que

fazemos no cabo da chave. Sendo o ponto “O" o

eixo de rotação, supõe-se que toda força externa

Fcaboré aplicada no cabo, como na figura a seguir, e

toda a força aplicada no ponto “A" é perpendicular

a distância dA.


Assinale a alternativa correta que apresenta a

vantagem mecânica dessa ferramenta.

Em uma atividade experimental, um corpo de

massa 50kg se encontra em uma superfície horizontal

como indicado na figura (a). Sobre este corpo

atua uma força na direção horizontal que varia

com o tempo, conforme o gráfico da figura (b). Entre

o corpo e o piso existe um coeficiente de atrito

μ=0,5.


A alternativa correta que mostra o módulo do

impulso comunicado ao corpo nos primeiros 10

segundos é:

Um professor de Física, querendo motivar seus

alunos, elaborou uma atividade experimental sobre

eletromagnetismo. Colou um imã sobre um pião e

pediu que um aluno o jogasse. Logo em seguida

colocou uma bobina ligada a uma lâmpada próxima

do pião girando, como mostra a figura abaixo.


Considerando a situação descrita e os conhecimentos

de eletromagnetismo, marque com V as

afirmações verdadeiras e com F as falsas.

( ) Toda a energia mecânica do pião é convertida

em energia luminosa na lâmpada.

( ) A lâmpada ficará piscando à medida que o pião

gira em seu movimento de rotação.

( ) Se a bobina não estivesse presente o pião iria

girar um tempo maior do que com a bobina naquela

posição.

( ) Teremos uma variação do fluxo magnético sobre

a bobina enquanto o pião estiver girando.

( ) Se a bobina tivesse um número maior de espiras,

a lâmpada iria acender com maior brilho.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Uma das críticas mais tenazes a respeito do ensino tradicional de Física recaí sobre o enfoque exagerado dado ao produto do fazer científico, ou seja, as leis, conceitos e teorias, em contraste com o pouco enfoque dado ao processo de construção de conhecimento científico.
No sentido de evitar tal “burocratização” do ensino de Física, análise as afirmações a seguir.
l O aluno deve ser o construtor do seu próprio conhecimento. ll O conhecimento deve ser construído a partir do que o aluno já conhece.
lll O professor deve iniciar um curso com um conjunto de definições, para estabelecer “conceitos elementares”. lV Tratar com a devida importância as novas tecnologias, pois a escola precisa estar em dia com a cultura do seu tempo.
V Realizar sempre que possível atividades experimentais de forma que o aluno transcenda o mundo dos conceitos e das linguagens, relacionando esses dois ao mundo do empírico.
Todas as afirmações corretas estão em:

Um barco estava carregando um bloco de ferro

(B ) e um saco cheio de isopor (A ), ambos de mesma

massa, conforme a figura a. Em certo instante

os dois objetos são jogados ao mar e observamos

que o saco de isopor boia, mas o bloco de ferro

afunda, conforme a figura b.


Nesse sentido, marque com V as afirmações

verdadeiras e com F as falsas.

( ) O bloco de ferro tem o peso de mesmo módulo

que o peso do saco de isopor.

( ) O saco de isopor tem uma densidade menor que

a densidade da água do mar.

( ) O bloco de ferro tem uma densidade maior que

a densidade da água do mar.

( ) Os dois corpos têm a mesma densidade, pois

apresentam a mesma massa.

( ) O bloco de ferro tem uma densidade menor que

a densidade do saco de isopor.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

No laboratório de física, um capacitor plano

que possui um dielétrico entre suas placas é

eletrizado e em seguida desligado do gerador,

conforme a figura abaixo.


Nessa situação, assinale a alternativa correta

que completa, em sequência, as lacunas da frase a

seguir.

Se o dielétrico for retirado, a ____________

capacitor _______________.

Um professor propõe aos alunos uma atividade

experimental para determinar a resistência R desconhecida

de um resistor, fornecendo aos mesmos

uma fonte de f.e.m. e desconhecida e resistência

interna nula, um amperímetro A e um voltímetro V

ideais.

Assinale a alternativa correta que apresenta as

conexões de circuito para obter o valor da resistência.



Para mostrar a relação entre o aumento de velocidade de um automóvel e o gasto de energia, um professor fornece um exemplo onde um mesmo automóvel em duas situações sofre a mesma variação de velocidade. Na situação 1 o automóvel é acelerado do repouso até 72 km/h, gastando uma certa energia, cedida pelo motor. Na situação 2, o automóvel é acelerado de 72 km/h até 144 km/h, gastando uma outra energia.
Para essas situações, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir.
A energia gasta na situação 2 é _________, que na situação 1

O estudo da termodinâmica é essencial para

entendermos processos que envolvam a relação

entre calor e trabalho. Neste sentido, temos abaixo

um esquema de uma máquina térmica.


Sabendo que essa máquina térmica obedece as

leis da termodinâmica, seu rendimento é de 20% e

recebe 1800J da fonte quente.

A alternativa correta que apresenta respectivamente

os módulos do trabalho realizado, em

joules, e a quantidade de calor, em joules, que a

máquina rejeita para a fonte fria é:

No laboratório, um aluno observa um segmento de fio condutor Δl percorrido por uma corrente de intensidade i, numa região do espaço onde existe um campo magnético Br. Nessa situação, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir. A força magnética exercida sobre Δl (...)

Em uma aula sobre ondas estacionárias foi

utilizado como exemplo o violão, pois vários alu

nos possuíam o instrumento e sabiam tocar. A

figura abaixo representa a configuração de uma

corda vista imediatamente após ser tocada, criando

uma onda estacionária.


Considerando a figura e os conhecimentos de

ondulatória e analise as afirmações a seguir.

l A onda estacionária representada vibra no primeiro

harmônico ou harmônico fundamental.

ll As ondas estacionárias são formadas pelos fenômenos de reflexão e interferência de ondas.

lll A onda estacionária representada vibra no segundo

harmônico, pois temos dois nós e um ventre.

lV As ondas estacionárias são formadas pelos fenômenos de refração e superposição de ondas.

V As ondas estacionárias são formadas por interferências

construtivas e destrutivas de ondas superpostas,

onde, nas construtivas teremos os nós e

nas destrutivas os ventres.

Todas as afirmações corretas estão em:

Um dos fenômenos que chama a atenção dos estudantes é o fato de um astronauta flutuar dentro de uma nave em órbita em torno da Terra.
Assinale a alternativa correta que melhor justifica o fato do astronauta flutuar.

Um dispositivo realiza um movimento circular

em um plano horizontal, cujas posições sucessivas,

de I a VI, são marcadas em intervalos de

tempos iguais, conforme a figura abaixo.


Assinale a alternativa correta que mostra o

vetor força resultante sobre o dispositivo, na

posição V.

A partir de uma atividade experimental é construído

um gráfico que representa a temperatura em

função do tempo de uma substância inicialmente

na fase líquida.


Observando o comportamento da substância

através do gráfico, análise as afirmações a seguir.

l No trecho BC ocorre a evaporação.

ll No ponto G há líquido e gelo.

lll O líquido se condensa a 1600ºC.

lV Nos trechos DE e FG a energia interna diminui.

V Durante os primeiros 50min a substância recebeu

energia calorífica.

Todas as afirmações corretas estão em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282