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A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados Parte devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de:

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de seu público alvo, orientando os sistemas de ensino para garantir determinados princípios.
Assim, marque com V os princípios verdadeiros e com F os falsos.
(   ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; atendimento educacional especializado.
(   ) Participação da família e da comunidade; acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
(   ) Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
(   ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais.
(   ) Profissionais da educação para a inclusão escolar e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como:

Marque com V as verdadeiras e com F as falsas, considerando exemplos de adaptações de acesso ao currículo.
(   ) Mobiliário adaptado, sistemas alternativos de comunicação.
(   ) Softwares educativos específicos, equipamentos para mobilidade.
(   ) Materiais didáticos pedagógicos adaptados (em BRAILLE, em LIBRAS).
(   ) Recursos adaptados para uso de equipamento de informática; recursos ópticos e não-ópticos. Prótese auditiva.
(   ) Posicionamento adequado do aluno em sala de aula, adaptação e adequação do espaço físico da escola.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Em relação ao uso de tecnologias no processo ensino, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.
(   ) Com a utilização de tecnologia em sala de aula o professor assume um papel secundário no processo de ensino.
(   ) A Internet é muito útil para a realização de pesquisas acadêmicas, de onde o aluno pode copiar livremente qualquer conteúdo sem citar autoria ou fonte.
(   ) O uso de recursos multimídia, como imagens, sons e vídeos, quando bem aplicados, fornecem um meio mais atraente de aprendizagem.
(   ) A simples utilização de um computador pelo professor, por si só, já garante a melhoria do processo de ensino.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Na Declaração de Salamanca, os delegados afirmam que as escolas que possuem os meios mais eficazes para combater atitudes discriminatórias e construir comunidades acolhedoras que alcance a educação para todos são as:

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