A Lei nº 14.191/2021, alterou a LDB incluindo o capítulo V-A, enfatizando
Para atender aos normativos educacionais vigentes, o Saeb instituiu um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cujo marco para 2023 visa aplicar testes de
Dadas as afirmativas sobre a Meta 6 do Plano Nacional de Educação no Brasil,
I. Visa oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 70% (setenta por cento) das escolas públicas.
II. Busca atender, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) dos/as alunos/as da educação básica.
III. Na educação integral, estipula que o primeiro princípio é a centralidade do aluno.
verifica-se que está/ão correta/s
Os conteúdos a serem abordados na escola destacam, expressivamente, a importância de elaborar projetos, que são definidos como projeto de ensino, logo, eles também podem ser chamados de:
I. projeto de aula;
II. projeto de curso;
III. projeto didático;
IV. projeto de trabalho.
Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s
O sistema de ensino tem como principal ideia apresentar soluções para a rede escolar, atendendo demandas e necessidades dos estudantes e da sociedade. Segundo a LDB, Lei n° 9.394/1996, o sistema federal de ensino compreende:
I. as instituições de ensino mantidas pela União;
II. as instituições de educação superior mantidas pela iniciativa privada;
III. os órgãos federais de educação;
IV. as instituições de ensino mantidas pelo Fundeb.
Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s
Segundo entendimento de Moreira e Candau (2007), o currículo não está limitado ao conjunto de disciplinas desenvolvidas pela instituição escolar. Nesse contexto, dadas as respeito do currículo escolar,
I. O currículo deve ser entendido como a síntese do programa de formação estudantil, concebido e projetado pelas secretarias e colegiados municipais, a fim de construir padrões de qualidade em torno de comportamentos e desenvolvimento intelectual desejados para cada nível de formação.
II. O currículo representa um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidade sociais e culturais.
III. O currículo pode indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar.
verifica-se que está/ão correta/s
Vivemos em uma sociedade diversificada, a escola, por sua vez, abriga grupos de pessoas que derivam de diferentes estruturasfamiliares e culturais. Dadas as afirmativas a respeito das atitudes da escola inclusiva,
I. Assegurar a todos os alunos o pleno desenvolvimento, garantindo em todas as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna de qualidade física, psicológica, social e econômica.
II. Valorizar todas as pessoas, oferecendo oportunidades para que cada indivíduo se desenvolva em suas diversidades.
III. A escola acolhe os indivíduos em sua heterogeneidade, o que é positivo para o ambiente escolar, favorecendo, assim, um aprendizado de desigualdade de oportunidades.
verifica-se que está/ão correta/s
A equipe multiprofissional é uma necessidade da escola. É essa equipe que elabora e realiza projetos em parceria, devendo responder às demandas de cada situação e à normativa dos sistemas de ensino. A respeito da equipe multiprofissional, assinale a alternativa correta.
No espaço escolar, é comum a ocorrência de acidentes com alunos. Portanto, é importante que o profissional da educação tenha conhecimento sobre os procedimentos de primeiros socorros. A/s medida/s que deve/m ser adotada/s no caso de uma convulsão é/são:
I. retirar os objetos de perto da vítima
II. colocar a vítima de bruços;
III. segurar a vítima movimentando o seu rosto, buscando reanimá-la.
verifica-se que está/ão correta/s
A Educação Especial, na modalidade de Educação de jovens e adultos e educação profissional, possibilita:
Para atuar, na Educação Especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Sobre a formação do professor para atuar na Educação Especial, é correto afirmar que:
Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência visual?
Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência intelectual?
Identifique, dentre as abordagens sobre os processos de aprendizagem a seguir, aquela que se refere ao construtivismo de Jean Piaget.
As três mais importantes concepções epistemológicas para compreender o homem, do ponto de vista do ensino-aprendizagem, são: inatismo; ambientalismo; e, interacionismo. De acordo com as concepções epistemológicas, analise as afirmativas a seguir.
I. “A característica geral do ________________ é a de que o conhecimento é produzido pela ação do indivíduo sobre o meio, e do meio sobre o indivíduo; ocorre uma interação em que o indivíduo modifica seu comportamento e sua estrutura cognitiva. O meio é o mundo físico dos objetos e o mundo social e suas relações e cultura.”
II. “A concepção do _____________________ está ancorado no Empirismo, teoria filosófica que dá ênfase à experiência sensível para aquisição de conhecimentos. Essa corrente afirma que as características humanas advêm das condições do meio em que se encontra. O ambiente é mais importante que a maturidade biológica, uma vez que os estímulos do ambiente promovem o aparecimento de certos comportamentos.”
III. “O _________________ é a concepção fundamentada no Racionalismo e no Idealismo, segundo a qual o homem, ao nascer, apresenta as condições para conhecer os objetos, e essas são determinadas pela hereditariedade. O meio em que vive, a cultura, as relações que estabelece em sua vida não interferem em sua capacidade de aprendizagem; o desenvolvimento sim. Para aprender, o aluno precisa estar maduro, ‘pronto’, ‘apto’, e a educação apenas poderá aprimorar aquilo que já carrega em si, aquilo que é.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.