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Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de

ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se

posicionar diante de situações concretas da vida social.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

A escola tecnicista valoriza as técnicas de ensino e concebe o

professor e o aluno como cumpridores de tarefas.

Ao considerar a educação como um ato pedagógico e também político, é correto afirmar que um traço marcante, nas teorias críticas atuais, é

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os itens que se seguem.

Os prazos para credenciamentos são indistintos de validade para faculdades, centros universitários ou universidades.

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

O ponto central do conceito de educação bancária consiste na conscientização e no comprometimento do aluno.

As tendências pedagógicas liberais foram formadas pelos seguintes métodos de ensino.

I. Tradicional: Foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno o receptor passivo dos conhecimentos considerados com verdade absoluta. Há repetições de exercícios com exigências de memorização.
II. Renovadora Progressista: É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando–se mais com a parte psicológica do que a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando–as.
III. Escola Nova: Caracteriza–se por centralizar no aluno, considerados como ser ativo curioso. Dispõe da ideia que ele "somente irá aprender fazendo", valorizam–se as tendências experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender a se tornar uma atividade de descoberta. É uma auto–aprendizagem. O professor neste contexto é um facilitador. –se ais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
IV. Tecnicista: Neste método o aluno é visto como depositário passivo do conhecimento, que deve ser acumulado na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada.

Das afirmações apresentadas:

Joana é coordenadora pedagógica em uma escola pública e em um HTPC retomou as ideias principais das tendências pedagógicas, pois notou que alguns professores não reconheciam a teoria em suas práticas, desenvolvendo-as sem saber ao certo o porquê. Acerca das tendências pedagógicas, corresponde ao contexto histórico apenas afirmar que

A aprendizagem, de acordo com a concepção pedagógica liberal renovadora não diretiva,

As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Buscar apoios pedagógicos nas próprias condições sociais concretas dos alunos é uma forma de colher os meios de levar um aluno com dificuldades escolares a interessar-se pelas atividades, a ter vontade de aprender e a dedicar-se aos estudos.

Na história da educação brasileira, muitas foram as transformações pelas quais passaram as escolas e a prática didática. Considerando a Pedagogia Progressista, as três Tendências Pedagógicas que se manifestam são:

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue os itens que se seguem.

As tendências pedagógicas libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos são manifestações da pedagogia liberal.

Quais as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar, surgidas a partir do final da década de 1970, estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais?

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