Sobre o desenvolvimento intelectual da faixa etária de 01 a 02 anos:
(__)- Exibe maior curiosidade;
(__)- Gosta de explorar o que o rodeia;
(__)- Ainda não compreende nem as ordens simples;
(__)- As experiências físicas que vai fazendo inibem o desenvolvimento das capacidades cognitivas.
Levando-se em consideração que [V] significa verdadeiro e [F] significa falso a sequência das proposições acima é:
É um distúrbio de fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras e pela má pronúncia, omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas:
Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue os seguintes itens.
O trabalho, como princípio educativo, é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. O ser humano é produtor de sua realidade e, por isso, se apropria dela e pode transformá-la.
É possível considerar a diferença entre dificuldade de aprendizagem dos distúrbios de aprendizagem, pois:
“Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhões, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos; metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a agitação pública. Policarpo tinha decerto algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada do portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca".
(Machado de Assis, Conto de Escola).
O excerto acima retrata uma escola da época da Regência e apresenta uma cena cujo principal ponto toca na questão:
Os sistemas de recuperação buscam atender os alunos com baixo rendimento escolar, sem que estes criem defasagens e carreguem dúvidas e dificuldades não superadas. O método de recuperação paralela, estabelecida por lei, obrigatoriamente, deverá ser entendido como um método que:
Podemos definir inteligência atrapada como estado de inibição _____ caracterizado pelo esquema mental de defesa ou _____, desenvolvido pelo próprio sujeito que impede ou atrapalha a _____.
Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:
Existem nos estudos psicopedagógicos fatores, conceitos e terminologias que explicam o motivo pelo qual a criança não consegue
aprender e se desenvolver pedagogicamente conforme o esperado. Podem ser conceituados como: dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem e transtornos de aprendizagem. Cada um poderá se apresentar no aluno com problemas de aprendizagem na escola.
Associe as duas colunas abaixo:
(1) Dificuldades de aprendizagem
(2) Distúrbios de aprendizagem
(3) Transtornos de aprendizagem
( ) São problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Podem dificultar a aquisição, pela criança, de habilidades de leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos.
( ) É um impedimento psicológico ou neurológico para a linguagem oral ou escrita ou para condutas preceituais, cognitivas ou motoras.
( ) São sintomas que decorrem de obstáculos que aparecem no mesmo momento histórico em que está ocorrendo a aprendizagem, por sua vez, resultam de histórias vividas nas dimensões afetivas, cognitivas, sociais, orgânicas e funcionais.
( ) Identificam-se quando uma criança não consegue aprender com os métodos com os quais outras crianças aprendem, apesar de ter as bases intelectuais apropriadas para aprendizagem.
( ) Estão relacionados(as) a um grupo de dificuldades específicas e pontuais que se caracteriza pela presença de uma disfunção neurológica ou algum problema de saúde que a criança apresente.
Assinale a sequência CORRETA
O jogo na concepção de Wallon de acordo com a teoria de Wallon o desenvolvimento humano deve ser considerado nos vários campos funcionais que distribuem a atividade infantil, pois a criança deve ser contextualizada nas relações com o meio. Deste modo, o desenvolvimento irá ocorrer tanto em ambientes físicos como nos ambientes sociais, dois fatores importantes para a formação da personalidade. Esta realiza a integração de duas funções principais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A dislexia é um problema de aprendizagem, ao qual o professor deve ficar particularmente atento.
A respeito da dislexia, é incorreto afirmar:
A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta segundo o pensamento de Lev Vigotski acerca de aprendizagem.
Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.
O princípio básico da teoria comportamentalista é a descoberta da relação existente entre os eventos que antecedem a manifestação de determinado comportamento e as consequências dele decorrentes.
Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.
O ensino embasado na abordagem construtivista pressupõe a construção do conhecimento pelo aprendiz como um processo dinâmico de interpretação das informações por ele recebidas.
Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.
De acordo com a abordagem cognitivista, aprendizagem é definida como mudança de comportamento que, a partir da interação do indivíduo com o meio, resulta na aquisição de capacidades.