Piaget afirma que, no estágio pré-operatório, as crianças apresentam certas características que limitam a possibilidade do estabelecimento de trocas intelectuais equilibradas. La Taille (1992) afirma que, neste estágio, falta à criança:
1) a capacidade de aderir a uma escala comum de referência quando em diálogo com outra no mesmo estágio;
2) uma regulação essencial do raciocínio que a obrigue a levar em conta o que disse em princípio para construções discursivas ulteriores;
3) a facilidade em colocar-se no ponto de vista de outrem.
Essas três características juntas representam o que Piaget denomina:
Assinale a alternativa incorreta. A atividade psicopedagógica tem como objetivos:
Não é uma classificação válida de diagnóstico psicopedagógico:
Não é uma recomendação válida para professores de alunos com síndrome de Down:
A Psicopedagogia é o campo de saber que se constrói a partir de dois saberes:
O primeiro centro psicopedagógico foi criado:
Não é um dos deveres do Psicopedagogo que constam em nosso Código de Ética:
Analise as afirmativas abaixo referente as funções do psicopedagogo na instituição escolar: I- Atuar preventivamente de forma a garantir que a escola seja um espaço de aprendizagem para todos. II- Realizar avaliação diagnóstica institucional com o objetivo de levantar as necessidades e prioridades da instituição. III- Mediar a relação entre profissionais especializados e escola nos processos terapêuticos. IV- Realizar, em parceria com a coordenação e direção, encontros com pais e professores para discutirem e planejarem mecanismos de intervenção que favoreçam o processo de aprendizagem da comunidade envolvida. V- Encaminhar, quando necessário, os casos de dificuldades de aprendizagem para atendimento com especialistas em centros especializados. Estão CORRETAS as afirmativas;
A formação em Psicopedagogia deve propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências compatíveis com as demandas sociais, contemporâneas e/ou potenciais. Assinale a alternativa CORRETA relacionada a habilidades e competências do psicopedagogo:
Henri Wallon considera o desenvolvimento infantil uma dinâmica complexa que envolve necessariamente diversos aspectos do ser humano. O autor desenvolve a Psicogênese da Pessoa Completa, teoria através da qual explica o desenvolvimento como uma progressiva construção estruturada em cinco estágios sucessivos dados em uma ordem necessária. (GALVÃO, 1995)
Em relação aos estágios de desenvolvimento, é correto afirmar que:
A Síndrome de Down também conhecida por trissomia do 21 foi descrita pela primeira vez por John Langdon Down que observou através de cariótipo a presença de um cromossomo extra (21), no número de cromossomos total em uma célula, tendo essa síndrome cariótipo 47, XX, + 21 ou 47, XY, + 21. Com base nos estudos de Tobo et al. (2009) e Motta (2005), a incidência da Síndrome de Down é de:
O trabalho psicopedagógico perpassa pela instituição escolar, ao cumprir a sua função social, que é socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos e estabelecer a construção de regras e valores no seu contexto interno, assim construindo um projeto social mais amplo, estendendo-se para a sociedade.
Destaque com (c) as afirmativas corretas e (e) as alternativas erradas no que se refere ao papel da instituição escolar com base nas teorias da psicopedagogia:
( ) “Eu não acho que a aprendizagem esteja restrita à escola. Eu acho que esta é a melhor forma de se transmitir algumas aprendizagens, mas não é só na escola que se aprende. A aprendizagem acontece no sujeito (...). A cultura, o que faz é, de todos os objetos culturais, selecionar alguns e os transformar, então, em objetos pedagógicos, no sentido de que são geradores de conduta ou estimulantes para fazer este sujeito expressar na cultura". (VISCA, 1991)
( ) A adaptação na escola, para a psicanalista Dolton, é sinal de saúde da criança, que aceita a mentira mutiladora que a escolaridade a aprisiona. (1990)
( ) Mannoni e Dolton destacam que a escola pode ser geradora de neuroses. Afirma Mannoni: “A escola, depois da família, converteu- e hoje, no lugar escolhido para fabricar neuroses, que são tratadas, posteriormente, em escolas paralelas chamadas hospitais de dia". Dolton ressalta “É necessário dizer que a adaptação escolar é, agora, salvo com raras exceções, um sintoma de neurose".
( ) Pensar a escola à luz da psicopedagogia, significa considerar os aspectos metodológicos, relacionais e socioculturais englobando especificamente o ponto de vista de quem aprende. (VIGOTSKY, 1990)
( ) Weiss (1991) destaca: “ Existem diferentes enfoques em relação ao que se entende por psicopedagogia na escola. Adotarei a posição de considerá-la como um trabalho em que se busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores".
Indique a opção que contém a sequência CORRETA:
Psicologia da Educação é uma subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituinte do processo educativo. Sobre psicologia da educação e a psicologia escolar assinale a alternativa CORRETA relativa a psicologia da educação.
Quando uma criança tem dificuldade em aprender através dessa linguagem auditiva e visual, não conseguindo reter e integrar na sua experiência o que ouve e vê, provavelmente ela apresentará um:
A psicopedagogia preocupa-se com o problema da aprendizagem, ocupando-se inicialmente com o processo como a mesma ocorre abrangendo todo o âmbito escolar, a família e a comunidade, atuando terapeuticamente e de forma preventiva para identificar, analisar, planejar e intervir por meio das etapas de diagnóstico e tratamento. Sua atuação visa o bem estar da sociedade como um todo, podendo atuar em dois campos: Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional. Assinale a alternativa CORRETA que se refere a psicopedagogia Institucional: