Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
A metodologia de construção do PPP adotada pela instituição na situação hipotética em questão tem como princípio a gestão democrática.
O Projeto Político Pedagógico escolar é elaborado coletivamente considerando-se a multidimensionalidade das ações educativas inerentes à escola e aos profissionais envolvidos no trabalho pedagógico. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que o pedagogo
Para organizar o projeto político-pedagógico da escola, faz-se necessário pensar nas finalidades cultural, política, social, profissional e humanística que a escola se propõe, como alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A finalidade humanística tem como objetivo:
O Projeto Politico Pedagógico – PPP é pedagógico, pois:
Na primeira reunião do ano, com a participação de todos profissionais e representantes do segmento de pais da Creche Horizonte, iniciou-se a discussão da proposta que explícita as concepções que embasam a identidade da instituição, que define as ações educativas que devem ser implementadas e a avaliação do trabalho efetivamente desenvolvido.
De acordo com a afirmação acima, é correto afirmar que o grupo estava empenhado na análise e reflexão do:
É incorreto afirmar a respeito do Projeto Político Pedagógico:
O professor Paulo, utiliza o PPP escolar, construído crítica e coletivamente, como o planejamento/execução/avaliação das práticas educativas, enriquecendo suas experiências ao lidar com as situações concretas de ensino. Essa atitude colabora para o professor:
Sobre o PPP, podemos afirmar:
A documentação pedagógica:
I- Deve ter como foco tornar evidente e visível as aprendizagens;
II- Deve ter como foco para quem será elaborada.
Sobre os itens acima:
“Patrícia acaba de ser concursada em uma escola municipal de Boa Vista como professora de Geografia e esta é sua primeira experiência profissional. Sua escola está organizando o Conselho de Classe bimestral e a professora está em dúvida se pode participar do Conselho das suas turmas.” A melhor resposta para a dúvida de Patrícia é:
Quanto ao Projeto Político Pedagógico assinale a alternativa INCORRETA.
[1] O Projeto Político-Pedagógico é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto. Por isso é necessário o envolvimento das pessoas na sua construção e execução. [2] O PPP deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola. Assinale a alternativa CORRETA:
A participação dos pais e responsáveis junto à equipe pedagógica dentro de uma gestão democrática é adequadamente descrita pela alternativa:
Sobre o Projeto Pedagógico de Curso, é correto afirmar:
Em sua fundamentação, deve expressar uma visão de mundo contemporâneo e do papel da educação superior em face da nova conjuntura globalizada e tecnológica, ao mesmo tempo em que deve explicitar, de modo abrangente, o papel da IES e sua contribuição social nos âmbitos local, regional e nacional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão como componentes essenciais à formação crítica do cidadão e do futuro profissional, na busca da articulação entre o real e o desejável. Essa definição refere-se à(ao)