O planejamento deve servir para:
I- Fugir da rotina, da repetição mecânica das aulas;
II- Implementar a improvisação perene.
Sobre os itens acima:
O planejamento consiste em um instrumento fundamental de organização e deve encontrar‐se presente em toda ação educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Sobre a indisciplina escolar Celso de Vasconcelos define:
I-A indisciplina escolar começa no núcleo familiar.
II- Os valores que precisamos carregar para exercer a cidadania são adquiridos no seio da família.
III-À família é resguardado o dever de transmitir valores tais como: respeito (em seu amplo sentido), ética, humildade, dignidade, deveres etc. A ausência desses valores faz emergir o conflito na escola, criando alunos rebeldes, professores impotentes, educação fracassada.
IV-falta de compromisso da família para com a educação dos seus membros causa o crescimento da indisciplina, dentro e fora da escola.
V-Muitas das vezes, a família não Educa, não dá referências básicas e transfere para a escola esta tarefa.
São corretas:
Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue.
Para Libâneo, o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Neste sentido, o planejamento tem a função de
O planejamento é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade pela organização. Todo juízo formado sobre o futuro da entidade baseia-se, mais ou menos conscientemente, numa leitura explícita ou implícita da realidade feita pelas pessoas. Nesse sentido, o planejamento deve atender a três aspectos em todo o seu desenvolvimento em grupo, a saber:
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando:
Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
A proposta geral das experiências de aprendizagem que são oferecidas pela Escola, incorporada em quase todos os componentes curriculares e que dá a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais, chama-se:
O planejamento do ensino se consubstancia nos planos de aula ou ensino, que devem ser elaborados pelos docentes, levando em consideração o contexto da escola, o perfil dos alunos, as orientações curriculares emanadas pelos órgãos centrais e as possibilidades de recursos didáticos disponíveis. A ausência ou desconhecimento dessas variáveis pode comprometer os planos de aulas e, por via de consequência, o sucesso do processo ensino e aprendizagem. Um plano de aula NÃO pode deixar de conter
Celso Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias:
I. Conceituais. 1. Habilidades, hábitos, aptidões, etc.
II. Procedimentais. 2. Relativos a informações, fatos, imagens, etc.
III. Atitudinais. 3. Disposições, interesses, posturas, etc.
Relacione a categoria (coluna da esquerda em números romanos) com sua respectiva definição (coluna da direita em números cardinais):
O planejamento e o plano colaboram para atingir a eficiência desejada. Em seu livro: Planejamento: Como prática educativa, Danilo Gandin, cita modelos de plano. Analise as afirmativas e assinale a correta sobre o modelo de plano – marco referencial.
Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?
Considerando a efetividade do planejamento, os procedimentos de ensino devem:
"O planejamento, mais que predizer o futuro, se constitui em uma aposta, um cálculo que preside à ação, para criar o futuro desejado, a partir das possibilidades que vislumbramos, sem a garantia de que tenhamos o controle sobre esse futuro."
Considere:
I. definição das intencionalidades indicando o rumo a seguir.
II. definição dos pontos de chegada.
III. decisão sobre como e com o que caminhar, como superar ou contornar os obstáculos, as limitações.
IV. construção das orientações normativas.
V. são os passos a dar na caminhada.
No planejamento estratégico os termos: políticas, diretrizes, objetivos, metas e estratégias correspondem, correta e respectivamente, a
Implementar um projeto, seja no espaço escolar ou organizacional, demanda alguns conhecimentos básicos sobre o que é um projeto e como aplica-lo. Sobre as características de um projeto, está correto afirmar que:
É um termo em educação utilizado para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado. Estamos falando de: