Sobre construir o conhecimento a partir da necessidade das organizações, observe as assertivas que seguem.
I. É preciso planejar a aprendizagem de acordo com o diagnóstico da realidade institucional.
II. O importante é aplicar o máximo de métodos diferenciados em uma mesma capacitação.
III. É importante o foco no desenvolvimento de competências para resolução de problemas.
IV. Com base na Andragogia, é importante promover o aprendizado através da experiência prática.
V. O capital humano é dispensável na manutenção do conhecimento organizacional.
Quais assertivas estão corretas?
O professor de Língua Portuguesa tem papel fundamental nessa conquista citada por Irandé Antunes. Nesse sentido, cabe a ele incorporar recorrentemente em sua prática de sala de aula no Ensino Fundamental tarefas que visem:
O planejamento educacional tem como princípio o alinhamento entre a formação humana, a formação técnica, o conhecimento sociocultural e as perspectivas de mudanças necessárias ao desenvolvimento da sociedade.
Nesse sentido, é CORRETO afirmar que.
Ainda sobre o planejamento educacional é CORRETO afirmar que
Um projeto, "refere-se a uma organização prévia de uma ação (...]" (Ribeiro, 2008, p.121). Dentre as diversas etapas de um projeto, há um momento em que é de fundamental importância para o sucesso do mesmo, identificar o que se pretende de forma tanto ampla, como específica. Esse momento refere-se a(ao):
Os objetivos determinam de antemão os resultados esperados do processo entre o professor e o aluno e também a gama de habilidades e hábitos a serem construídos.
J.C. Libâneo. Didática. Cortez, 1994 (com adaptações).
Considerando o texto acima e os elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a alternativa que apresenta os níveis de abrangência dos objetivos gerais.
A importância do planejamento tem sido tema constante de reflexões na escola e na atuação docente. Neste sentido, é INCORRETO afirmar:
Em consonância com o livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, a gênese da atividade de planejar se deu com o(a):
“O ato de planejar está presente em todos os momentos da vida humana. A todo o momento as pessoas são obrigadas a planejar, a tomar decisões que, em alguns momentos, são definidas a partir de improvisações; em outros, são decididas partindo de ações previamente organizadas (KENSKI, 1995).” Sobre o Planejamento Escolar, é incorreto afirmar:
“[...] aquele estado em que as pessoas tornam-se estranhas a si mesmas e ao mundo que as rodeia, não podendo interferir na sua organização, nem sabendo justificar os motivos últimos de suas ações, pensamentos, emoções. É a situação mais ou menos acentuada de perda de sentido, de desorientação, de falta de compreensão e de domínio de várias manifestações da existência". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização).
Assinale a alternativa que corresponde à definição acima:
Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?
O planejamento educacional, de modo geral, possui pelo menos três dimensões. Analise as alternativas a seguir e assinale a opção CORRETA que se refira às estas dimensões.
Planejamento pode ser compreendido como uma ferramenta para dar eficiência à ação humana, isto é, uma ferramenta utilizada para organização e tomada de decisões. Sobre planejamento educacional, marque a alternativa CORRETA.
Para a elaboração de plano de aula é necessário a mobilização de habilidades, tais como: I - Conhecimento da realidade escolar e do grupo para o qual será planejada a aula; II - Conhecimento da proposta político-pedagógica da escola; III - Compreensão da temática que se pretende trabalhar; IV - Noção de estrutura de plano de aula e de como sistematizar cada um de seus elementos. Dos itens acima:
O trabalho pedagógico se materializa por meio de ações como o planejamento da escola em geral e do currículo, no processo de ensinar e aprender e na avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDU-CAÇÃO BÁSICA, 2013). De acordo com Franco (2015), as lógicas de ensinar e de aprender não são lineares, nem paralelas, isso é, são lógicas que se embatem que se contradizem e que se fundem em alguns momentos. Para a autora, os processos de concretização das tentativas de ensinar-aprender ocorrem por meio das práticas pedagógicas. De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas abaixo assinalando a correta: