Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Ao elaborar seu plano de ensino, o professor deverá atentar para os seguintes aspectos, exceto:
“Em 2007, é lançado o ________________________________, reafirmado pela Agenda Social, tendo como eixos a formação de professores para a educação especial, a implantação de salas de recursos multifuncionais, a acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares, acesso e a permanência das pessoas com deficiência na educação superior e o monitoramento do acesso à escola dos favorecidos pelo Benefício de Prestação Continuada – BPC." (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, p. 05).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“Planejar é prever os conhecimentos a serem trabalhados e organizar as atividades e experiências de ensino e aprendizagem consideradas mais adequadas para a consecução dos objetivos estabelecido."
Ao elaborar o planejamento da aula, o professor não deve:
Vasconcellos fala sobre planejamento e, nesse sentido, diz que: “Há, então, esta questão mais elementar hoje colocada, que é a valorização do planejamento, o estar mobilizado para fazê- lo, entendê-lo realmente como uma necessidade. Trata-se de um problema filosóficoaxiológico, de posicionamento valorativo, de ver sentido, acreditar. O planejamento é político, é hora de tomada de decisões, de resgate dos princípios que embasam a prática pedagógica. Mas para chegar a isso, é preciso atribuir-lhe valor, acreditar nele, sentir que planejar faz sentido, que é preciso."
Para a efetivação disso, é preciso considerar as afirmativas abaixo:
I. Acreditar que o planejamento é uma necessidade do professor
II. Entender que são as ações que mudam a realidade.
III. Compreender que o professor, norteado pelo planejamento, age sobre si mesmo e sobre as condições reais de existência.
IV. Pensar que não é preciso direcionar a nossa ação pedagógica,
Está (estão) correta(s):
É correto afirmar que o planejamento participativo é um método de integração do sistema educacional com seus participantes. Onde o processo de tomada de decisões é pautado:
Em relação ao planejamento participativo, assinale a opção INCORRETA:
O planejamento da prática docente é uma maneira flexível para permitir adaptações às necessidades de aprendizagem das crianças. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
Um dos elementos centrais no Planejamento do Ensino é a avaliação. Sobre esse componente é verdadeiro afirmar.
Segundo Gandin, o planejamento participativo, como instrumento e metodologia, isto é, como processo técnico, abre espaços para a dimensão política. As questões da qualidade, da missão e, obviamente, da participação são especialmente valorizadas. Mais do que isso, assumem um caráter de proposta de futuro para a instituição que se planeja, onde deve estar contido um ideal do campo de ação da instituição. Ainda segundo o autor, o planejamento participativo parte do pressuposto e do entendimento sobre o nosso mundo, em que é fundamental a ideia de que a nossa realidade é:
O plano de curso é um instrumento que poderia ser considerado como um “mapa da mina do tesouro do saber”, por onde
vão sendo rastreadas as pistas e os caminhos que permitem a descoberta do conhecimento.
Para a concretização desse plano, é necessária a ação descrita na seguinte alternativa:
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
A elaboração do projeto social articula elementos pedagógicos porque visa conscientizar a sociedade a respeito da realidade e promover a absorção coletiva de conhecimento.
Compreender o ato de planejar numa perspectiva pedagógica transformadora pressupõe reconhecer os princípios, os
fundamentos que devem orientar esta prática.
A alternativa que apresenta as orientações fundamentais para a prática do planejamento é:
Para Celso Vasconcellos, o coordenador pedagógico deve ser mais educador, menos burocrata e controlador. Os conflitos não devem ser resolvidos com o poder autoritário. Educação é, antes de tudo, envolvimento e compromisso. Para tanto, o autor reconhece que um caminho mais adequado de relacionamento com os professores é:
De acordo com Veiga (2003), “tanto a inovação regulatória como a emancipatória provocam mudanças na escola, contudo, há diferenças substanciais que acompanham cada uma delas.” Adotar no PPP – Projeto Político Pedagógico uma perspectiva de inovação regulatória pressupõe que as decisões de planejamento: