"Trabalhar em equipe pressupõe entender que a cooperação é um valor profissional." (Ribeiro, 2008, p.34). Ao gerir uma equipe no desenvolvimento de projetos, é preciso compreender que cada participante possui suas particularidades, exercendo maior ou menor influência sobre as atividades e decisões. Para realizar a manutenção da equipe e garantir o sucesso do trabalho, o responsável deve exercer a regulação, que consiste em:
“É o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar." (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil).
A definição se refere à(ao):
“Planejar é uma ação e uma decisão deliberada, por meio de recursos possíveis. Planejar é agir em função de finalidades, objetivos e metas, de um futuro que prevê resultados desejados. Planejar é compartilhar um desejo assumido individualmente com o coletivo. Planejar é fazer opções e acreditar em mudanças”. Sobre o planejamento escolar, é INCORRETO afirmar que:
O Plano de Ação da escola consiste em um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de propiciar ações. Analisando os indicadores da escola, o coordenador pedagógico percebeu uma taxa elevada de abandono. Neste momento, o coordenador pedagógico propôs estratégias de superação do problema através do plano de ação, que tem como objetivo, EXCETO:
Na educação escolar o planejamento pode ser realizado em diferentes níveis de abrangência. O planejamento que envolve tanto a dimensão pedagógica, quanto a comunitária e administrativa da escola, chamado também de Projeto Político-Pedagógico, pode ser denominado:
“O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino.” (LIBÂNEO, 2012, p. 197). Sobre a estruturação didática da aula, é INCORRETO.
Para o desenvolvimento da escola, é importante que os professores achem seu trabalho significativo. No contexto do “clima escolar", essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
O Plano de Desenvolvimento Escolar, como mecanismo de fortalecimento de sua autonomia, deve ser conduzido pela equipe escolar, a partir de sua realidade, fundamentado em:
Visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para a sua superação de modo a atingir objetivos previstos.
A descrição acima se refere a um importante aspecto da prática docente:
Considerando as possibilidades encontradas dentro do planejamento participativo, é importante considerar:
I- Tal planejamento possibilita com que todos que queriam tomar parte do planejamento possam se sentir responsáveis pelo desenvolvimento dos processos educativos;
II- Há a possibilidade do acumulo de funções e do desgaste por parte das equipes educacionais e seus gestores quanto aos problemas propiciados quanto a abertura excessiva para os espaços de discussão de conflitos;
III- Aqueles que fazem parte do planejamento precisam ter em mente que sua participação, para ser efetiva, assim como os objetivos por ela propostos, ampliam a consciência das necessidades reais da escola;
IV- O planejamento participativo não corresponde a uma estruturação anárquica, sendo então necessário detalhamento dos participantes, sua quantidade, o perfil dos mesmos, além de propor planos, atas e controles avaliativos da qualidade das reuniões.
Assinale a alternativa correta:
Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que “Ao analisarmos a história da educação escolar, percebemos diferentes concepções do processo de planejamento, de acordo com cada contexto sócio-político-econômico-cultural. A Profª. Margot Ott (1984) aponta três grandes concepções que vão se manifestando em diferentes momentos da história do planejamento [...]".
As três grandes concepções apontadas pela Profª. Margot Ott são:
Para desenvolvimento da escola é importante que escola defina conjuntamente seus objetivos, metas e estratégias e os planos de ação para alcançá-los. No contexto da “gestão de processos" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
“De acordo com esses modelos, o reconhecimento de palavras é mediado pela fonologia. Um dos modelos [...] mais conhecidos foi proposto por Philip Gough (1972). Para esse autor, a informação visual é registrada como um ícone, que retém essa informação enquanto ela é processada. Um equipamento de reconhecimento de informação identifica os grafemas, os quais são convertidos em fonemas por um decodificador. A representação fonológica resultante serve de input para um bibliotecário, que compara essa representação com as disponíveis no dicionário mental. [...]" (CAPOVILLA, Fernando C. (org.). Os novos caminhos da alfabetização infantil, p. 25).
Como é denominado o modelo de reconhecimento de palavras definido acima?
No tocante ao planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, entende-se que o professor deve proceder da seguinte forma:
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA: