Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para orientação sexual, a escola deve tratar do tema sexualidade como
A Educação Infantil é uma etapa importante para o pleno desenvolvimento da criança, com forte impacto sobre a constituição de sua identidade e das características que forjarão seu cotidiano na fase adulta. Assim, o profissional que atua nessa fase da escolarização precisa contemplar essa faixa etária de maneira especial, tendo cautela na preparação das atividades semanais, uma vez que:
Ninguém pode construir a sua identidade independentemente
das relações estabelecidas com os outros e
da representação que os outros possuem a seu respeito.
Para cada um se constituir em sua singularidade é
fundamental a visão que os outros têm de sua pessoa.
Um jovem que convive em um ambiente em que todos
o veem como incompetente tende a se identificar como
incompetente, produzindo uma identidade inferiorizada
(PCN’S. Introdução. 5a a 8a série). Na perspectiva dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (Introdução. 5a a 8a
série), pensar na identidade do adolescente e do jovem
demanda compreender
Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação não é parte integrante do processo educacional.
II. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
Em relação à proposta curricular para o Ensino Médio publicada em 2005 pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) O processo de democratização da escola deve incentivar a participação de alunos, pais e professores nas instâncias formais de decisão, no entanto, sem afetar as relações internas de poder nem as estruturas de funcionamento da instituição escolar.
( ) A ciência e os conhecimentos produzidos pela escola devem ser tratados como intrinsecamente superiores ao universo cultural de seus alunos, uma vez que a disseminação da cultura científica se justifica pelo seu valor e pelas suas qualidades próprias e não pela valorização ou qualificação do conhecimento do aprendiz.
( ) O conteúdo das disciplinas escolares deve ser compreendido não apenas como um conjunto de conceitos, fatos, princípios, leis e teorias, mas também como algo que possui uma gênese e uma estrutura e que envolve escolhas, procedimentos, atitudes e valores.
( ) A ciência deve ser apresentada aos alunos como um empreendimento humano e, como tal, sujeita a erros e equívocos. A produção do conhecimento científico deve ser tratada como uma luta entre ideias socialmente disputadas, um programa coletivo de construção de verdades provisórias.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ).
( ) A orientação proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais reconhece a importância da participação construtiva do estudante e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo.
( ) Os PCNs propõem uma concepção de ensino e aprendizagem como um processo que se desenvolve por etapas.
( ) Consta no texto dos PCNs que o objeto de conhecimento é complexo e que o processo cognitivo não acontece por justaposição, senão por reorganização do conhecimento.
( ) De acordo com os PCNs o conhecimento é provisório, uma vez que não é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, mas somente por aproximaçõ es sucessivas que permitem sua reconstrução.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
De acordo com os PCNs, os Temas Transversais proporcionam a inserção de questões sociais à estrutura curricular. Assinale a alternativa que não apresenta um tema transversal abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física, a Educação Física dentro da sua especificidade deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo, além de poder tratar outros relacionados às necessidades específicas de cada região. Marque a opção que não condiz com os Temas Transversais abordados pela Educação Física:
Os temas transversais:
I- Expressam conceitos e valores básicos à democracia e á cidadania;
II- Obedecem a questões irrelevantes para a sociedade contemporânea.
Sobre os itens acima:
Sobre o processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo:
(__) - Teve início a partir do estudo de propostas curriculares de Estados e Municípios brasileiros, da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas a experiências de outros países.
(__) - Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.
(__) - São uma referência nacional para o ensino fundamental; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional.
(__) - Apesar de apresentar uma estrutura curricular completa, os Parâmetros Curriculares Nacionais são abertos e flexíveis.
Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, analise: I - Constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Médio em todo o País; II - Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações; III - Configuram um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País e à autonomia de professores e equipes pedagógicas; IV - Podem funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira. Dos itens acima:
São funções do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), exceto:
Acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da língua inglesa de acordo com os PCNEM, julgue o próximo item.
O aprendizado de inglês permite ao aluno inserir-se no mundo globalizado e desenvolver competências que o preparam para o mercado de trabalho.
Com referência a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o item a seguir.
No estudo da matemática, para que as habilidades sejam desenvolvidas corretamente, os parâmetros curriculares nacionais sugerem que se faça o detalhamento de cada assunto tratado. Assim, caso se trate, no estudo das funções inversas que os alunos farão no ensino médio, somente das funções exponencial e logaritmo, então o estudo sobre funções injetoras, sobrejetoras e inversíveis deverá ser detalhado para que o aluno compreenda por completo o assunto.
Ainda a respeito das competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o próximo item.
É esperado que, ao final do ensino médio, os alunos sejam capazes de demonstrar grande parte dos teoremas estudados utilizando a simbologia e o rigor correto, priorizando a matemática em detrimento das outras ciências, conforme exigem as competências de representação e comunicação.