O documento “Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil” (volumes 1 e 2) busca responder com uma ação efetiva aos anseios da área, da mesma forma que cumpre com a determinação legal do Plano Nacional de Educação, que exige a colaboração da União para atingir o objetivo de “Estabelecer parâmetros de qualidade dos serviços de Educação Infantil, como referência para a supervisão, o controle e a avaliação, e como instrumento para a adoção das medidas de melhoria da qualidade” (Brasil, 2001, cap. II, item 19 do tópico Objetivos e Metas da Educação Infantil).
Em síntese, para propor parâmetros de qualidade para a Educação Infantil, é imprescindível levar em conta que as crianças desde que nascem são, EXCETO:
Nos “Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil”, (BRASÍLIA, 2006) em seu volume 1, os autores apresentam algumas formas de intervenção que contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Assinale a alternativa que não corresponde a essas sugestões, segundo o título citado:
De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. As propostas pedagógicas das instituições da Educação Infantil contemplam princípios ________________, ________________ e ________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil” (BRASÍLIA, 2006), a partir do debate mais geral sobre a qualidade na educação e mais especificamente em relação ao atendimento na Educação Infantil, é possível extrair algumas conclusões. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO e, em seguida, assinale a alternativa correta.
(_) a qualidade é um conceito socialmente construído, sujeito a constantes negociações.
(_) é absoluta.
(_) baseia-se em direitos, necessidades, demandas, conhecimentos e possibilidades.
(_) depende do contexto.
(_) a definição de critérios de qualidade está constantemente tensionada por essas diferentes perspectivas acima.
De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. O desenvolvimento de uma Política de Educação Infantil demanda que as Secretarias Estaduais de Educação e do Distrito Federal:
I - Acompanhem e avaliem de que forma a legislação e a política estadual vigentes estão sendo incorporadas pelo sistema e pelas instituições de Educação Infantil estaduais.
II - Disponibilizem profissionais e recursos para exercer o apoio técnico e financeiro aos municípios.
III - Adotem medidas para garantir uma transição pedagógica adequada na passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
IV - Realizem um programa de acompanhamento das instituições de Educação Infantil auxiliando-as a estabelecer os planos e as metas para a melhoria permanente da qualidade do cuidado e da educação oferecida nos sistemas educacionais estaduais e municipais. Está correto o que se afirma em: