O movimento da inclusão social vem defendendo, simultaneamente, o direito à igualdade e à diferença, pois o desenvolvimento humano dá–se em função das trocas entre parceiros sociais, por meio de processos de interação e mediação. O homem não se constrói na ausência do outro. Nessa perspectiva, no caso das pessoas com deficiência, interessa
Com relação às políticas inclusivas, analise as afirmativas a seguir.
I. Têm como objetivo combater toda e qualquer forma de
exclusão que impeça o acesso a maior igualdade de
oportunidade e condições.
II. Corrigem as fragilidades de uma universalidade focalizada em
todo e cada indivíduo e que, em uma sociedade de classes,
apresenta graus consideráveis de desigualdade.
III. São estratégicas para focalizar grupos socialmente
vulneráveis.
Assinale:
Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:
I. Participemapenas das reuniões escolares.
II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.
III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.
IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.
V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.
Qual das nomenclaturas a seguir é adotada para designar pessoas que apresentem mais de uma deficiência?
É correto afirmar que os programas ou projetos de inclusão social