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No ano de 2008, o governo Brasileiro apresentou o Plano Nacional sobre Mudança Climática, que buscava enfrentar os desafios ambientais brasileiros, aliando crescimento econômico com medidas favoráveis ao clima. Sobre as ações e apontamentos desse plano, assinale a alternativa correta.

Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), é INCORRETO afirmar:

A Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) foi criada em 1992, articulando uma grande malha nacional de redes de educadores ambientais. A missão da REBEA é promover um amplo debate sobre os caminhos da educação ambiental no Brasil para o fortalecimento da atuação dos educadores ambientais. Nessa perspectiva, a REBEA desenvolveu um documento denominado “Acordo de Convivência", com o intuito de definir normas para o relacionamento, tendo como fonte de inspiração princípios do padrão organizacional em rede. Com relação ao Acordo de Convivência, considere os seguintes elementos:

1 - O respeito ao sigilo e privacidade das instâncias deliberativas da REBEA (lista da facilitação nacional e reuniões da facilitação).

2 - Respeito às decisões específicas de cada rede, no que se refere a um determinado assunto e ações, efetivando o princípio da autonomia.

3 - Compromisso de compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências, colocando em prática o princípio da conectividade.

4 - Permanente busca do envolvimento dos participantes da Rede nos planejamentos, colocando em prática os os princípios de equidade e integridade.

São elementos que fazem parte desse acordo:

No texto “Educação ambiental como política pública" (2005), os autores ressaltam que, para se compreender a educação ambiental como política pública, é interessante iniciar com os significados dessas palavras, contextualizá-los na história do ambientalismo, inserindo-os nas agendas dos governos, assim como seus desdobramentos nas áreas da educação formal e não formal. A respeito do tema, é correto afirmar:

A educação ambiental

é considerada uma dimensão da educação que, enquanto atividade intencional, promove a relação dos seres humanos com a natureza, o que confere caráter social a essa atividade.


As assertivas a seguir trazem possíveis relações das temáticas tratadas no texto com assuntos trabalhados na geografia escolar.

I – Hidrologia: o comprometimento das reservas de aquíferos subterrâneos, em decorrência do avanço da agricultura de subsistência nas áreas centrais do país.

II – Dinâmica econômica do Brasil: a relação entre os complexos regionais brasileiros e a interferência mútua das atividades agrárias e urbanas.

III – Dinâmica climática do Brasil: a interferência da cobertura vegetal na formação de “rios voadores", garantindo o regime de chuvas em regiões interioranas.

IV – Formação territorial do Brasil: a importância das reservas indígenas como unidades de preservação ambiental e sociocultural.

V – Poluição atmosférica: efeito da aceleração do processo de urbanização nas bordas mais setentrionais do país.

Tendo em vista a consistência teórica, assinale a alternativa em que estão presentes as assertivas com temas e conteúdos que podem ser explorados em sala de aula.

No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.

A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional e deve estar presente e articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não formal.

Leia as afirmativas a seguir: I. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica não lançam um olhar crítico sobre a questão do currículo escolar. II. Pensar o planejamento em educação, numa perspectiva de gestão democrática, implica vedar iniciativas alinhadas à perspectiva do planejamento participativo. III. A aprendizagem é um processo intermitente que ocorre durante toda a vida do indivíduo, desde a mais tenra infância até a mais avançada velhice. Normalmente uma criança deve aprender a andar e a falar, depois a ler e escrever. Essas aprendizagens básicas permitem cercear a cidadania e a participação ativa do indivíduo na sociedade. IV. Para Piaget, a aprendizagem está desassociada do desenvolvimento cognitivo. Marque a alternativa CORRETA:

A educação ambiental

consiste em um processo que busca despertar exclusivamente a preocupação individual e a autorresponsabilização frente aos desafios da sustentabilidade do meio ambiente na atualidade.

"Além das mudanças naturais no clima do planeta, muitos estudos demonstram que a ação humana também tem provocado fenômenos de alteração climática [...]. O aquecimento global e outros fatores de mudanças climáticas em nível planetário ainda não são um consenso e são tema de intensos debates entre estudiosos e pesquisadores."

MARTINS, Dadá et al. Geografia no cotidiano: ensino médio. 1º ano. Curitiba: Base Editorial, 2016, p. 144.

Tema comum nas aulas de geografia, o aquecimento global está na ordem do dia. Sabemos que, com frequência, hipóteses científicas são tratadas como certezas pelo senso comum.

Considerando a importância do rigor científico para o contexto escolar, assinale a alternativa a respeito do aquecimento global que poderia ser questionada.

No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.

O educador ambiental deve ser um mediador na construção de referenciais ambientais, utilizando-os como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada na natureza.

No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.

A educação ambiental muitas vezes resulta em práticas ineficazes, por apresentar uma visão fragmentária, simplista e reduzida da realidade, reproduzindo esses referenciais em suas ações pedagógicas.

Em relação ao que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) instituem sobre o Ensino Religioso é correto afirmar que:

Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, é função dos professores as respectivas funções, exceto:

Observe a cronologia que segue sobre acidentes ambientais ocorridos no Brasil.

1987, Césio 137 em Goiânia; 2000, vazamento de óleo na Baía de Guanabara; 2000, vazamento de óleo em Araucária; 2003, vazamento de barragem em Cataguases; 2007, rompimento de barragem em Miraí; 2011, vazamento de óleo Bacia de Campos; 2015, incêndio na Ultracargo; 2015, rompimento da barragem de Mariana.

Fonte: Portal EBC em 28/11/15.

Um dos grandes desafios do desenvolvimento sustentável é:

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