Nas fases de avaliação e controle de um projeto, as ações de controle reativas devem garantir que
A avaliação da aprendizagem é parte das etapas pedagógicas as quais são desenvolvidas nas escolas. Acerca da avaliação, suas finalidades e conceito, é correto afirmar:
Sobre a prática da avaliação da aprendizagem na escola, Luckesi (2005) assume alguns posicionamentos que norteiam a sua trajetória de educador. Considerando a concepção de Luckesi a respeito da avaliação da aprendizagem, analise as seguintes assertivas:
I. Na avaliação não é preciso julgar, mas, sim, diagnosticar, tendo em vista encontrar soluções mais adequadas e mais satisfatórias para os impasses e dificuldades.
II. O que realmente importa, em primeiro lugar, são os instrumentos escolhidos para avaliar, independentemente de ter uma clareza da concepção do ato de avaliar e das suas exigências.
III. A avaliação da aprendizagem é um ato rigoroso para acompanhar a aprendizagem do aluno, permitindo tomar conhecimento do que ele aprendeu e não aprendeu e, assim, reorientá-lo para superar as dificuldades.
Quais estão corretas?
Hoffmann já percorre há muito tempo o caminho da avaliação da aprendizagem e nele faz inúmeras observações e reflexões sobre as práticas avaliativas em diferentes escolas.
Construiu, assim, sua visão teórica a respeito do assunto. Diante do referencial e considerações teóricas de Hoffmann (2011), analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A avaliação mediadora ocorre, essencialmente, a partir da análise quantitativa das aprendizagens.
( ) O olhar avaliativo é complexo e multidimensional, pois se caracteriza por interpretações de diferentes intensidades e sobre as múltiplas dimensões da aprendizagem de cada aluno.
( ) Para que a autoavaliação aconteça, é necessário garantir tempo e espaço para o diálogo entre professores e alunos, para poder captar o significado do pensamento criativo da aprendizagem reconstrutiva.
( ) Ao propor, exclusivamente, tarefas escritas, o professor tem condições de compreender se o aluno está ou não se desenvolvendo integralmente.
( ) O processo da avaliação se destina a observar, refletir e favorecer melhores oportunidades aos
alunos durante as etapas que constituem a dinâmica da sua aprendizagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Pesquisas sobre o processo de ensino aprendizagem mostram que o fato de o professor avaliar os alunos frequentemente e por meio de estratégias variadas favorece o aprendizado. Ressaltam o valor de se aplicar instrumentos de avaliação com regularidade, inclusive em forma de tarefas, brincadeiras, pois eles têm o potencial de estimular o aprendizado dos alunos na medida em que exige deles um esforço. Há também evidências de que quando o professor fornece feedbacks frequentes e específicos relacionados aos objetivos de aprendizagem, indicando aos alunos o que devem fazer para melhorar, influencia positivamente no desempenho dos estudantes.
Logo, a função básica da avaliação é
“Para uma prática de avaliação na escola, o ideal, para o acompanhamento da
aprendizagem do educando, seria uma prática de ‘avaliação processual’. [...] Processual
quer dizer contínua, permanente, todos os dias e todas as horas. Esse
seria o ideal para a nossa prática diária de trabalho escolar.” (LUCKESI, 2021).
Ao realizar sua reflexão, o autor se refere à avaliação:
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas escolas. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. “Na educação, em âmbito internacional, está sendo destacada como condição fundamental para determinar a qualidade do ensino e a formação efetiva de seus alunos; daí porque a proliferação de estudos a respeito no contexto educacional. Destaca-se, por exemplo, que há uma relação direta entre a qualidade de liderança dos gestores e a qualidade do ensino e desempenho dos alunos.”
(NCSL, 2002, apud LUCK 2008.)
A teoria mais conhecida que explica liderança por meio de comportamento refere-se a três estilos: autocrática, liberal e democrática. Considere as três características citadas a seguir, relacionando-as com os três estilos de líder.
A sequência está correta em
Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “normas e regulamentos escolares” a seguinte característica pedagógica:
A ação educativa exige uma prática avaliativa intencional e planejada, ou seja, exige cuidados metodológicos na proposição dos atos avaliativos, na seleção dos instrumentos que permitirão coletar os dados necessários para a avaliação; exigirão cuidados metodológicos na construção dos instrumentos, na sua aplicação, assim como na compreensão dos resultados obtidos e, principalmente, na;
Segundo Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação escolar, para o autor,
“Apresenta indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses (ou outras qualidades do aluno). Determina a posição dos alunos no início de uma unidade de ensino, período ou ano, além das causas subjacentes de dificuldade de aprendizagem”. O tipo de avaliação descrito acima é o seguinte:
A ____________________de acordo com Jussara Hoffmann (2009), exige prestar muita atenção no aluno, conhecê-lo, ouvir seus argumentos, propor-lhe questões novas e desafiadoras, guiando-o por um caminho voltado à autonomia moral e intelectual, pois estamos vivendo um momento caracterizado por uma infinidade de fontes de informação.
Assinale a alternativa que completa a lacuna no texto CORRETAMENTE.
Segundo Martha Gabriel, na Era da Inovação, não dá para usar fórmula antiga para resolver problema novo. É preciso ter:
I. Criatividade.
II. Experimentação.
III. Pensamento liberal/tradicional.
Quais estão INCORRETAS?
Para Hoffmann, avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando-se um saber enriquecido. Nesse sentido, afirma a autora, os professores precisam contemplar dois princípios na avaliação, enquanto mediação, para favorecer o sucesso dos alunos. São eles:
Sobre avaliação escolar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta: