Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 102 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Observe as orações:

Comprou um sanduíche e um refrigerante.

Ele não entregou o trabalho, portanto, sua nota será menor.

Maria comprou um celular novo, mas foi roubada.

Não me esperem para o jantar, pois estou preso em um engarrafamento.

O valor semântico das conjunções coordenativas em destaque equivalem, respectivamente, a:

Após analisar as palavras em destaque e a relação de sentido estabelecida entre as duas orações, marque a alternativa INCORRETA:

Assinale o trecho que apresenta dois operadores sequenciais com valores semânticos respectivamente de contraste e explicação.

Em relação à primeira frase do texto, a conjunção coordenativa presente indica uma ideia

Quanto à sintaxe da oração, em "O sono é fundamental não apenas para garantir disposição no dia seguinte, mas também para assegurar uma mente saudável." (linhas de 18 a 20), o trecho sublinhado consiste em oração coordenada.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto VII, julgue (C ou E) o item seguinte.

O trecho “tanto uma oposição absoluta como uma incompreensão radical” (l.22) exprime uma relação de proporcionalidade entre “uma oposição absoluta” e “uma incompreensão radical”.

Leia atentamente a tirinha do garotinho Calvin a seguir para responder à questão.

Acerca da sentença “Embora usemos o mesmo idioma, não falamos a mesma língua", presente no último quadrinho, é possível afirmar que:

De acordo com o funcionamento de cada um dos trechos no texto, assinale a alternativa que contém um conectivo de caráter adversativo:

A oração sublinhada no trecho abaixo é classificada sintaticamente como:

Não desanime, pois o ânimo é a alma do negócio."

Observe as orações.

1- A vida nas cidades se tornou difícil.

2- Despertou cedo e começou o árduo trabalho.

3- Vamos ao cinema ou qualquer outro programa.

4- Confesso que não sei a resposta.

5- Ele abriu o envelope e leu a informação de que fora demitido.

Analisando as orações em sua classificação quanto aos períodos Simples e Composto, é possível afirmar.

I. As orações 1 e 4 sinalizam um Período Simples, já que ambas nos apresentam uma oração absoluta.

II. Apenas a oração 2 apresenta um período Composto por Coordenação.

III. A Oração 3 nos apresenta um período Composto por Coordenação, sendo uma Oração Coordenada Sindética Alternativa.

IV. A oração 5 pode ser classificada como, período Composto por Coordenação e Subordinação ou também período Misto.

V. Entre as orações descritas não há período Composto por Subordinação ou período Misto.

Assinale a alternativa correta.

Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item seguinte.

A conjunção “porém" (R.23) expressa conclusão no período em que ocorre, por isso poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido original do texto, pela conjunção portanto.

O enunciado em que duas ideias se opõem é

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tipo de conjunção empregada na palavra em destaque, do trecho extraído do poema de Carlos Drummond de Andrade.

“O sol consola os doentes e não os renova."

Considere as seguintes afirmativas sobre os textos I e II.

I. Os dados apresentados no texto II reafirmam as ideias defendidas no texto I sobre a necessidade de se adotarem medidas para reduzir o consumo de gorduras e açúcares pelas crianças.

II. No texto II, considerando as ideias abordadas, a expressão alimentos básicos se contrapõe à expressão alimentos ultraprocessados.

III. O exemplo citado no texto I, em relação à proibição da venda de doces, frituras e refrigerantes nas escolas estaduais e particulares do Paraná, corresponde de forma positiva à proposição do país de “assegurar o acesso universal a dietas mais saudáveis e sustentáveis" (linha 10), conforme dispõe o texto II.

IV. Os termos do texto II da Obesidade Infantil (linha 1), de alimentos básicos (linha 4), e de alimentos ultraprocessados (linha 4) completam, respectivamente, o sentido dos substantivos Enfrentamento (linha 1) consumo (linha 4) e ingestão (linha 4), atuando sintaticamente como complementos nominais.

V. A conjunção que inicia o texto expressa uma ideia de adição, sendo, portanto, uma conjunção aditiva.

Está (estão) correta(s):

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282