Competências profissionais representam combinações
sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes (CH(A),
evidenciadas pelo desempenho profissional, no âmbito de
detemIinado contexto ou estratégia organizacional. Cada mlla
das dimensões do CHA diz respeito a mil tipo de aprendizagem
e pode utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento, como
as descritas no quadro a seguir.
Considerando essas infonnações, a alternativa que contém
a correta associação das dimensões do CHA com o tipo de
aprendizagem e o tipo de estratégia de desenvolvimento é:
As competências podem ser classificadas de acordo com os objetivos educacionais. A seguir são apresentadas três taxonomias, denominadas A, B e C. Taxonomia A - percepção, posicionamento, execução acompanhada, mecanização e completo domínio de movimentos. Taxonomia B - conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Taxonomia C – aquiescência/receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. As taxonomias A, B e C correspondem, respectivamente, aos objetivos educacionais dos seguintes domínios:
“Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.” Considerando o campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, tal definição de treinamento é atribuível à seguinte vertente: