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No que tange ao Código de Conduta Ética do Banco de Brasília (BRB), assinale a alternativa correspondente ao valor honestidade nas práticas do BRB. 

De acordo com o Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, assinale a alternativa que apresenta bens e vantagens que são considerados de natureza indevida.

Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (CEPSPC), julgue os itens que se seguem. 

Situação hipotética: Carlos, servidor público federal, com o objetivo de realizar uma doação a uma instituição de caridade que se encontrava em péssima situação financeira, pleiteou auxílio financeiro do representante de uma empresa multinacional como condição para cumprir sua missão. Ao ser atendido em seu pleito pela empresa, Carlos prontamente concretizou a doação no valor integral que havia recebido.

Assertiva: Nessa situação, tendo em vista que Carlos não reteve para si qualquer quantia da doação recebida, sua atitude encontra respaldo no CEPSPC.

É uma premissa da conduta ética na função pública

Em cada um dos item que se segue, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no disposto no Código de Ética e Conduta da FUNPRESP-EXE.  

Alfredo, dono de determinada papelaria, recusou-se a realizar operação comercial com a FUNPRESP-EXE por ser parente de terceiro grau de um dirigente da instituição e para não ferir os preceitos de conduta ética do órgão. Nessa situação hipotética, Alfredo, agiu de maneira correta, já que o Código de Ética e Conduta da FUNPRESP-EXE prevê expressamente a relação de terceiro grau de parentesco como impedimento para a realização de transações comerciais com o órgão.

Considerando a hipótese de que, no seu exercício profissional, determinado servidor público tenha utilizado, para fins de interesse particular, os serviços de servidor subordinado a ele, julgue o item seguinte.

Tal conduta do superior hierárquico é expressamente vedada pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.  

Julgue o item que se segue, com base no Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos do IBAMA. 

O agente público do IBAMA não poderá aceitar ou receber qualquer tipo de prêmio, presente ou vantagem, nem mesmo brindes, de qualquer natureza. 

Em cada um dos item que se segue, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no disposto no Código de Ética e Conduta da FUNPRESP-EXE.

Guilherme, terceirizado de serviços de limpeza, foi chamado pela área de recursos humanos de sua empresa para tomar ciência dos termos do Código de Conduta Ética da FUNPRESP-EXE. Nessa situação hipotética, a conduta da área de recursos humanos da empresa contratada, em relação ao Código de Ética da FUNPRESP-EXE, não foi exacerbada e está correta

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal também é base para a construção dos códigos de ética das administrações estaduais e municipais e versam sobre a ética no exercício da função pública. Sobre a ética no serviço público, analise as seguintes afirmativas.

I. Uma vez verificada a legalidade de um ato administrativo, o servidor público pode concluir que o seu objetivo respeita o elemento ético de sua conduta.

II. Um objetivo essencial da ética no serviço público é orientar a relação entre o servidor e seus usuários.

III. Um ato de improbidade pode gerar, ao servidor, a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, sem prejuízo da ação penal cabível.

IV. O servidor apenas pode omitir ou falsear a verdade no exercício do serviço público, quando for de interesse expresso da Administração Pública.

V. O servidor deve prestar toda a sua atenção incondicionalmente às ordens de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento.

Estão corretas as afirmativas

Os serviços públicos essenciais para sociedade são realizados em grande parte nas esferas federal, estadual e municipal, como educação pública, saúde pública, justiça e segurança, proteção ambiental, museus e universidades. A respeito do papel do serviço público, é correto afirmar que:

I. O serviço público busca atrair um tipo especial de indivíduo e possui envolvimento com empresas privadas.
II. A vocação para o serviço público está no cerne da administração pública.
III. Os funcionários públicos são pessoas que alcançam satisfação interna ao fazer uma contribuição para a sociedade.
IV. Os ganhos financeiros e outras recompensas externas são significativos, portanto aqueles que entram no serviço público não necessitam ser movidos pelo desejo de servir ao interesse público.

Estão corretos os itens

Hoje, mais do que nunca, os governos federal, estadual e municipal dependem da tecnologia da informação para fornecer maior eficiência na coleta, validação, processamento, análise, relatório, proteção e armazenamento de dados. Quando usados corretamente, os aplicativos de tecnologia podem reduzir a necessidade de tempo e dinheiro; além disso, a tecnologia pode melhorar o processo de tomada de decisão. No entanto, quando não usados corretamente, os dados confidenciais podem ser comprometidos com facilidade, levando a roubo de identidade, fraude e interrupção de serviços vitais. Acerca das tecnologias para a segurança da informação na administração pública, é possível

I. adotar uma boa gestão do conhecimento e um software para bloquear ameaças;
II. estabelecer regras para compartilhamento de arquivos, acesso a sites e distribuição de e-mails;
III. criar rotinas de backups e armazenamento de dados e implementar um sistema de apoio à gestão;
IV. definir regras que regem o uso de periféricos e proteger transações financeiras e cartões de créditos online com criptografia.

Está correto o que se afirma em

O sistema de fiscalização público pode ser sobrecarregado se não forem adotadas medidas preventivas para evitar a corrupção. Assim, o código de ética contribui para orientar os funcionários públicos e minimizar a necessidade de conjurar medidas mais drásticas de acusação, disciplina administrativa e punição. Considerando os componentes básicos de um programa de prevenção eficaz do sistema de fiscalização, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Um código de conduta justo estabelece padrões uniformes pelos quais os funcionários públicos serão responsabilizados.
II. A implementação de uma sistema de divulgação de interesses financeiros evita conflitos e introduz transparência na tomada de decisão.
III. Um programa de treinamento torna os funcionários do governo cientes de suas responsabilidades.
IV. Um sistema de gestão de qualidade garante que o controle do sistema de fiscalização seja evolutivo.
V. Os canais governamentais de comunicação com os usuários do serviço público garantem o fornecimento de soluções eficientes às demandas apresentadas.

A correlação correta na avaliação das afirmativas corresponde a

Os valores éticos representam os princípios gerais que devem orientar as pessoas em seu convívio social. Uma série de jurisdições implementaram códigos ou diretrizes relacionados à conduta ética, especialmente para funcionários públicos nos níveis estadual e federal. Os valores éticos essenciais para moldar a conduta no setor público são

Paulo e Antônio são servidores públicos federais e também ocupam cargos em comissão na Administração Pública Federal. Diariamente, após o fim do expediente, tais servidores se dirigem a um bar perto do local de trabalho. Lá, Paulo sempre bebe exageradamente até cair, enquanto Antônio é um pouco mais moderado. Nada disso, porém, parece prejudicar o trabalho de ambos, visto que eles são considerados os mais produtivos da equipe de trabalho. Assim, do ponto de vista ético, é correto afirmar que

Nos termos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, a moralidade da Administração Pública

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