O Código de Ética não é apenas um procedimento administrativo. Conhecer a ética corporativa e aplicá-la no dia a dia são ações que agregam valor à organização, à sua imagem e geram impacto na sociedade. Sendo assim, o Código de Ética é um documento que consolida o que as organizações públicas esperam do seu corpo funcional. No entanto, abordar as questões críticas para sua implementação é um fator chave para garantir que os códigos de ética contribuam para uma boa gestão pública. Portanto, é correto afirmar que, para o sucesso da implementação do código de ética, devem ser considerados os seguintes fatores:
I. consultar as principais partes interessadas no desenvolvimento dos códigos de ética;
II. disseminar e divulgar os códigos desenvolvidos para aqueles que estarão sob sua responsabilidade;
III. garantir que os princípios éticos façam parte do programa de indução para todas as categorias de funcionários públicos;
IV. garantir a performance do serviço público ético a partir daqueles que ocupam cargos de liderança;
V. demonstrar os benefícios de um serviço público ético para a qualidade de vida dos funcionários públicos.
Está correto o que se afirma em
O Decreto Federal nº 1.171/94 prevê que os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Nesse cenário, é possível afirmar que a constituição da Comissão de Ética deverá ser comunicada:
O disposto no Código de Ética dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (aprovado pela Resolução no 08/2017 do Órgão especial do TJ do Estado do Ceará – Anexo I), aplica-se, no que couber,
Considere:
I. José é parente colateral de 4o grau de Durval.
II. Durval é integrante titular da Comissão Permanente de Ética e Disciplina do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
De acordo com a Resolução nº 08/2017 do Órgão especial do TJ do Estado do Ceará (que aprova o Código de Ética e o Regulamento Disciplinar dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará e Institui a Comissão Permanente de Ética e Disciplina), considerando apenas as informações fornecidas, se José estiver envolvido no assunto a ser apreciado pela Comissão da qual Durval participa, com relação a esse processo, Durval
Acerca das vedações e deveres previstos no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No exercício das atribuições, o servidor ou empregado público deve atuar com comprometimento ético e moral, cujos elementos são indissociáveis para o alcance de sua finalidade social.
( ) O servidor ou empregado público deve viabilizar a publicidade dos atos administrativos por meio de ações transparentes que permitam o acesso às informações governamentais.
( ) Diante de situações excepcionais e extraordinárias, o servidor ou empregado público deve ser diligente e proativo, na medida de suas competências, para realizar as tarefas necessárias para mitigar, neutralizar ou superar as dificuldades momentâneas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A formulação de políticas públicas é a totalidade dos processos pelos quais um governo decide lidar ou não com um determinado problema social. Sendo assim, os gestores públicos “se satisfazem” quando aceitam uma quantidade satisfatória e suficiente de informações para fundamentar uma decisão. De acordo com o economista vencedor do Prêmio Nobel 1978, HERBERT A. SIMON, “os processos de tomada de decisão seguram a chave para compreender as organizações.”.
Nesse contexto, o ciclo clássico do processo decisório engloba sete etapas, no sentido de compreender melhor o processo. Considerando-se essa perspectiva, as fases e a respectiva ordem de desenvolvimento do processo decisório são:
A auditoria visa estabelecer ações da contabilidade, com objetivo de averiguar se tudo está dentro do que foi estabelecido e planejado, se as regras internas da empresa estão sendo cumpridas conforme a legislação que determina as obrigações do negócio. Os tipos de auditoria fiscalizadora são:
I. contagens fiscais;
II. confirmação de saldos;
III. testes de efetividade;
IV. adequação ao custo padrão;
V. análise de realização físico-financeiro em face dos objetivos e metas.
Estão corretos os itens
O termo ética pública se refere ao conjunto de valores e normas, de padrões ou princípios morais que constituem a base da integridade. Em geral, a ética é um conjunto de princípios frequentemente definidos como um código de conduta, isto é, uma estrutura para ações. Considerando-se que a natureza moral desses princípios se refere ao que é considerado certo, justo ou bom (conduta), integridade ou ética é um comportamento que significa muito mais do que não ser corrupto ou fraudulento. Por outro lado, a integridade é uma característica do comportamento individual ou organizacional que denota a qualidade de agir de acordo com os valores morais, padrões e regras aceitos pelos membros da organização e pela sociedade. Considerando essa introdução, relacione as duas colunas que reúnem conceitos e suas definições.
A relação correta entre as colunas é
O Decreto Nº 1.171, de 22 de junho de 1994, refere-se ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Com base nesse Decreto, os principais deveres do Servidor Público são:
I. ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;
II. tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;
III. ter respeito à hierarquia, porém com temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;
IV. participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo o aprimoramento profissional;
V. exercer com moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.
Está correto o que se afirma em
Analise as afirmativas a seguir sobre o Código de Ética do Servidor Público (Decreto Federal nº 1.171, de 22 de junho de 1994):
I. Dentre as regras deontológicas do Código de Ética, está a de que a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
II. É dever fundamental do servidor público evitar o exercício do direito de greve.
III. O servidor público deve obedecer à hierarquia e respeitar o temor de representar contra o comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
Assinale:
De acordo com o Código de Ética e o Guia de Conduta da TELEBRAS, julgue o item que se segue.
De acordo com o Guia de Conduta da TELEBRAS, o patrimônio da TELEBRAS é composto por seus bens materiais e imateriais, os quais não podem ser utilizados para fins particulares.
As afirmativas a seguir estão corretas, de acordo com o Código de Ética do IBGE, à exceção de uma. Assinale-a.
Acerca de atendimento ao público e relacionamento interpessoal, julgue o item seguinte
Quando servidores interagem com clientes internos, o funcionamento de ser de cada um deles não pode ser afetado, devendo-se manter o chamado comportamento previsto ou esperado.
Acerca da ética profissional dos servidores públicos, julgue o item que se segue.
Além de decidirem entre o legal e o ilegal, entre o justo e o injusto, entre o conveniente e o inconveniente, entre o oportuno e o inoportuno, os servidores públicos devem também decidir entre o honesto e o desonesto, tendo em vista a inadmissibilidade de desprezarem o elemento ético das suas condutas
No que concerne à ética no serviço público, julgue o item.
O uso do cargo ou da função para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem, é facultado ao servidor público.