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A figura a seguir apresenta curvas tensão vs deformação de dois diferentes materiais.

Assinale a opção que apresenta os possíveis materiais associados, respectivamente, às curvas (1) e (2).

As equações de transformação do estado plano de deformação também podem ser representadas graficamente pelo círculo de Mohr. Analisando o Círculo de Mohr da figura a seguir, as deformações principais εmáx e εmín são iguais a respectivamente:

Uma viga de aço-carbono (módulo de elasticidade igual a 200 GPa) possui seção transversal quadrada de lado 100mm e comprimento igual a 2,0 m. Essa viga tem uma das extremidades engastada e a outra livre, além de estar submetida a uma carga uniformemente distribuída igual a 1,0 kN/m.

Desprezando o efeito dos esforços cortante, de segunda ordem e de bordo, a máxima tensão atuante nessa viga vale

Um pedaço de alumínio é tracionado com uma tensão de 250 MPa e atinge alongamento resultante de 0,77 mm aproximadamente. O módulo de Elasticidade do alumínio - EAl =69 GPa. Se a sua deformação é inteiramente elástica, seu comprimento inicial (l0) era aproximadamente de:

A figura a seguir ilustra três barras de seção quadrada com lado igual a 10 cm posicionadas entre os cabeçotes de uma prensa hidráulica. Duas barras são constituídas por um material B e a outra por um material A.

Sabe-se que o material A possui módulo de elasticidade igual a 200 GPa, enquanto o material B possui módulo de elasticidade igual a 100 GPa. Além disso, a distância entre os cabeçotes, L, é igual a 1,0 m.

Ao se impor uma carga P igual a 2000 kN, a deformação específica provocada por essa força é de

A figura mostra um diagrama de esforços solicitantes de momento fletor, em kN.m, de uma viga biapoiada.

Uma barra de seção transversal uniforme é mostrada na figura. Essa barra é engastada na parede e submetida

a uma força vertical, F, em sua extremidade cujo valor é igual a 400 N.

Sobre o aspecto da resistência dos materiais e esforços solicitantes da barra, marque V para as afirmativas

verdadeiras e F para as falsas.

( ) O módulo de resistência é o momento de inércia dividido pelo diâmetro.

( ) O momento fletor no ponto de engastamento da barra, ponto C, é igual a 200 N.m .

( ) A tensão de cisalhamento do elemento destacado da figura é igual a 200 N/mm².

( ) A tensão normal do elemento destacado da figura é igual a 600 N/mm².

Assinale a sequência correta.

Na prática da Engenharia, são conhecidas teorias para prever a ruptura de um material submetido a um estado multiaxial de tensões. A Teoria da Tensão de Cisalhamento Máxima também é conhecida como:

A soma algébrica dos momentos em relação ao centro de gravidade da seção considerada, dos esforços que atuam num mesmo lado da seção transversal, isto é, à esquerda ou à direita dessa seção, recebe o nome de momento

Várias propriedades mecânicas de um material metálico podem ser
determinadas a partir de um ensaio de tração. Acerca desse
assunto, julgue os itens que se seguem.

O módulo de resiliência, que indica a capacidade do material absorver energia quando deformado plasticamente, é medido pela razão entre a energia de deformação, necessária para tracionar o material da origem até a tensão de ruptura, e o volume.

Várias propriedades mecânicas de um material metálico podem ser
determinadas a partir de um ensaio de tração. Acerca desse
assunto, julgue os itens que se seguem.

O coeficiente de encruamento é um dos parâmetros usados para avaliar a ductilidade de um material. Quanto maior for esse coeficiente, maior será a capacidade do material de se deformar, sob tração, sem que ocorra estricção.

Várias propriedades mecânicas de um material metálico podem ser
determinadas a partir de um ensaio de tração. Acerca desse
assunto, julgue os itens que se seguem.

O coeficiente de Poisson é uma medida da rigidez de um material na direção da carga de tração uniaxial aplicada.

Em uma junta parafusada, o parafuso é inicialmente apertado para
produzir uma pré-carga de tração no mesmo. Acerca da aplicação
de pré-carga em junções parafusadas, julgue os seguintes itens.

A resistência às cargas de cisalhamento aplicadas à junção é maior quando os parafusos são submetidos a pré-cargas elevadas.

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