Uma equipe de analista de sistemas está desenvolvendo o software ProgramaTJ aplicando a metodologia Lean. A equipe decidiu implementar apenas as funcionalidades formalmente requisitadas pelo cliente, evitando adicionar qualquer funcionalidade extra à ProgramaTJ por conta própria.
Essa decisão da equipe remete, de forma direta, ao princípio da metodologia Lean para o desenvolvimento de software de:
Considere que uma Analista de Sistemas do TJUSC está atuando em um projeto com base no PMBOK 5a edição, no processo “Realizar a análise qualitativa dos riscos” da etapa de Gerenciamento de Riscos do Projeto. A Analista construiu o diagrama abaixo que apresenta a análise de riscos.
Trata-se de um diagrama
De acordo com o PMBOK 6a edição, os gerentes de projeto precisam empregar ações/comportamentos divididos em 2 aspectos para alcançarem o sucesso junto às equipes com as quais trabalham, encontrando o seu equilíbrio para cada situação. Esses aspectos e algumas ações/comportamentos a eles ligados são:
− Aspecto 1: Influência direta usando o poder posicional; Foco em sistemas e estruturas; Apoio em controles; Foco em metas de curto prazo; Pergunta como e quando; Foco nos resultados; Foco em questões operacionais e solução de problemas.
− Aspecto 2: Influência como guia e colaborador usando o poder relacional; Foco em relacionamento com pessoas; Apoio baseado em inspirar confiança; Foco em visão de longo alcance; Pergunta o que e por que; Foco no horizonte; Foco em visão, alinhamento, motivação e inspiração.
Os aspectos 1 e 2 correspondem, correta e respectivamente, a:
Assinale a opção que indica o processo do PMBOK 6 que monitora e registra resultados da execução de atividades de gerenciamento da qualidade para avaliar o desempenho e garantir que as saídas do projeto sejam completas, corretas e atendam às expectativas do cliente.
Sobre gerenciamento de projetos e PMBOK 6.ª Edição, julgue o próximo item
Os escritórios de projeto do tipo diretivo assumem o controle dos projetos que estão sobre a sua responsabilidade, ao passo que os do tipo de controle fornecem suporte e exigem vários tipos de conformidade
O PMBOK (sexta edição) divide as funções de gerenciamento de projeto em 10 áreas de conhecimento, e em 5 grupos de processos de gerenciamento. Considerando o mapeamento proposto pelo PMBOK, é correto afirmar que o processo
Na modelagem de processos, é possível utilizar resultados de processos, técnicas ou ferramentas para subsidiar a decisão relacionada a mensuração, seleção ou priorização de processos. Desses, o que resulta na eliminação de 20% das causas dos problemas, o que redunda na resolução de 80% desses problemas, é
Sobre gerenciamento de projetos (PMBOK 5), é correto afirmar que o PMBOK 5 subdivide a gerência de projetos em quais dos seguintes processos?
Quais padrões de projeto são padrões de projeto comportamentais?
Conforme o Guia PMBOK 5, a estrutura organizacional de uma empresa pode afetar a disponibilidade dos recursos e influenciar a forma como os projetos são conduzidos. Sobre a estrutura funcional e sua influência nos projetos, é correto afirmar que
Em uma organização, os portfolios são gerenciados de maneira centralizada com atividades que envolvem priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados para atingir os objetivos estratégicos específicos. Nessa organização, a melhor escolha para liderar o Portfólio Management (PfM) é um
Sobre o PMBOK (Project Management Body of Knowledge Guide), considere as seguintes afirmativas:
1- O "Termo de Abertura" é criado para formalização do início do projeto, dentro de um dos processos do grupo de processos "Iniciação".
2- A área de conhecimento “Gerenciamento do escopo do projeto" inclui os processos para planejar, estimar e realizar o projeto dentro do prazo planejado.
3- O grupo de processos de "Monitoramento e Controle" tem como objetivo desenvolver um plano de ação que permita a todos os interessados compreender claramente o trabalho que será realizado.
4- A identificação de riscos é um dos processos do grupo de processos de "Execução".
5- O sequenciamento de atividades é um dos processos do grupo de processos de "Planejamento".
Assinale a alternativa correta.
Acerca de gerência de projetos, julgue o item a seguir.
O registro de lições aprendidas é uma saída do processo gerenciamento do conhecimento do projeto e pode incluir recomendações e ações propostas para cada situação registrada.
Julgue o item seguinte, relativo à governança e à gestão de TI e aos processos do PMBOK.
No processo estimar custos, define-se como serão estimados, orçados, gerenciados, monitorados e controlados os custos do projeto.