Julgue o item que se segue, acerca de estratégia de marketing.
Processo de adoção é a denominação dada à decisão de uma pessoa tornar-se usuário regular de um serviço ou consumidor regular de um produto.
A respeito de gestão da produção, julgue o item subsecutivo.
A Internet das coisas (IoT), fusão de redes de informação e de redes físicas, permite monitorar operações ou processos por meio da comparação entre o que é executado e o que foi previamente planejado.
A respeito de BSC (balanced scorecard), julgue o item que se segue.
Embora, em sua montagem, o BSC contemple quatro perspectivas, o seu resultado comporá um mapa cujo foco se limitará às estratégias operacionais da organização considerada.
Com relação à gestão da informação de produção, julgue o item que se segue.
EDI (eletronic data interchange) permite enviar pedidos automaticamente, além de orientar e monitorar todo o processo produtivo em relação a cada pedido de cliente.
O modelo geral de gestão da qualidade tem seus princípios, sistemas e ferramentas, respectivamente, nos níveis estratégico, tático e operacional. Nesse contexto, o nível tático inclui
Julgue o item a seguir, acerca de cadeia de valor.
É estrategicamente importante que, ao pensar em cadeia de valor, a empresa também focalize a sua atenção nos processos essenciais e nos processos de apoio.
Com relação à gestão da informação de produção, julgue o item que se segue.
Novas tecnologias e serviços que afetam diretamente os negócios estão surgindo no mercado, como, por exemplo, a computação em nuvem, a oferta de softwares como serviços disponíveis on-line e as plataformas móveis digitais como opção ao computador pessoal.
Julgue o item que se segue, acerca de estratégia de marketing.
São duas as partes do plano estratégico de marketing do produto: uma descreve o tamanho, a estrutura e o comportamento do mercado-alvo, o posicionamento planejado do produto e das vendas, a participação de mercado e as metas de lucro esperadas para os primeiros anos; a outra delineia o preço previsto para o produto, a estratégia de distribuição e o orçamento de marketing para o primeiro ano.
Sobre o Modelo das Cinco Forças Competitivas, considere as afirmações a seguir.
I – São exemplos de ameaças a produtos substitutos os custos de mudança, a diferenciação do produto e as economias de escala.
II – O maior poder de negociação dos compradores conduz à disputa entre fornecedores concorrentes e, consequentemente, à redução na rentabilidade do negócio.
III – A ameaça de saída de um participante da indústria diz respeito à relação entre as barreiras de saída existentes e a reação dos concorrentes à saída deste participante.
IV – A competição com produtos substitutos faz com que haja uma redução no retorno potencial das empresas deste mercado, uma vez que limita o preço que tais empresas podem fixar.
É correto o que se afirma em
No planejamento estratégico de uma empresa do setor energético está escrita a seguinte frase: “Ser referência no setor de energia, oferecendo produtos de qualidade aos clientes e atendendo aos interesses dos stakeholders”.
Essa frase se refere a
Uma empresa está planejando expandir sua capacidade de produção. O gerente de operações apresenta dois projetos X e Y, sendo os melhores níveis operacionais, respectivamente, de 15.000 unidades/mês e 19.000 unidades/mês. As maiores economias de escala ocorreriam caso fosse escolhido o projeto