Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 23 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Analise as informações seguintes. Após análise, marque as que se referem às Disposições Finais – CAPÍTULO VI - do Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs.

(https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/381)

  1. Incorre em infração ética o Profissional que tiver conhecimento de transgressão deste Código e omitir-se de denunciá-la ao respectivo Conselho Regional de Educação Física.
  2. As Comissões de Ética, as Juntas de Instrução e Julgamento, os Tribunais Regionais de Ética e o Tribunal Superior de Ética são órgãos do Sistema CONFEF/CREFs com suas áreas de abrangência e competências elencadas no Código Processual de Ética do Sistema CONFEF/CREFs.
  3. O registro no Sistema CONFEF/CREFs implica, por parte dos Profissionais de Educação Física, total aceitação e submissão às normas e princípios contidos neste Código.
  4. Com vistas ao contínuo aperfeiçoamento deste Código, serão desenvolvidos procedimentos metódicos e sistematizados que possibilitem a reavaliação constante dos comandos nele contidos.
  5. Casos omissos serão analisados e deliberados pelo Conselho Federal de Educação Física.

A Resolução CONFEF nº 307/2015 dispõe sobre o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs.

(https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/381)

À luz da Resolução enunciada, analise o Art. 8º. Em seguida, marque a alternativa com inciso INCORRETO.

Art. 8º - No relacionamento com os colegas de profissão, com outros profissionais nos diversos espaços de atuação profissional, a conduta do Profissional de Educação Física será pautada pelos princípios de consideração, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da categoria profissional, sendo-lhe vedado:

Conforme Bergeron, a avaliação do paciente vítima de trauma, usualmente, é constituída por sete componentes principais, dos quais o socorrista deve estar preparado para realizar pelo menos cinco. Com base no exposto, analise as os componentes abaixo:

  1. Avaliação do local: notar as condições de segurança.
  2. Avaliação inicial: identificar e corrigir os problemas que ameaçam a vida.
  3. Avaliação pré-assistencial: verificar os níveis de consciência e coleta de temperatura.
  4. Avaliação detalhada: fazer o exame físico detalhado da cabeça aos pés, quando houver disponibilidade de tempo.
  5. Avaliação de seguimento: controlar as possíveis alterações do paciente. Repetir a avaliação inicial durante o tempo de espera do resgate ou o transporte para o hospital.

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Narciso, comprovadamente, desde o início do ano de 1990, exerceu por muitos anos atividades próprias dos Profissionais de Educação Física, mas não possuía o respectivo diploma obtido em curso superior oficialmente autorizado ou reconhecido. Ao ser editada a Lei n° 9.696/98, que regulamentou a profissão em Educação Física, Narciso requereu sua inscrição nos quadros do competente Conselho Regional de Educação Física. Nessa situação hipotética, a referida Lei estabeleceu que Narciso

Conforme o Coletivo de Autores (SOARES, 1992), entendemos a aula como um espaço intencionalmente organizado para possibilitar a direção da apreensão, pelo aluno, do conhecimento específico da Educação Física e dos diversos aspectos das suas práticas na ealidade social. A aula, nesse sentido:

Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;

II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;

III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.

Dos itens acima:

Julgue o item que se segue, referente a primeiros socorros e urgências em práticas físicas e esportivas.

Dor local, deformidade óssea, inchaço e incapacidade motora são sinais e sintomas de fratura; nesse caso, o primeiro atendimento deve ter em vista o cuidado para evitar movimentações excessivas na região fraturada e a possibilidade de realizar a imobilização adequada.

Julgue o item que se segue, referente a primeiros socorros e urgências em práticas físicas e esportivas.

Compressão direta, elevação de membro e compressão de pontos arteriais são técnicas importantes no atendimento a casos de hemorragias externas, eventualmente ocasionadas durante a prática esportiva.

Julgue o item que se segue, referente a primeiros socorros e urgências em práticas físicas e esportivas.

O profissional de educação física, sobretudo quando for responsável pela condução de atividades físicas esportivas e recreativas, deve estar preparado para prestar atendimento de primeiros socorros.

Ao realizar uma atividade esportiva competitiva, existem dois principais objetivos a serem alcançados – jogar bem e vencer. Porém não se deve tentar vencer a qualquer preço ou utilizando qualquer maneira. Vencer de forma limpa, sem trapacear, ter atitudes respeitosas durante o jogo bem como conhecer os limites do que é proibido e do que é permitido estão ligados ao conceito de:

O código de ética propõe normatizar a articulação das dimensões técnica e social com a dimensão ética, de forma a garantir, no desempenho profissional da Educação Física, a união de conhecimento científico e atitude, referendando a necessidade de um saber e de um saber fazer que venham a efetivar-se como um saber bem e um saber fazer bem. O exercício profissional em Educação Física pautar-se-á pelos seguintes princípios: I. o respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo; II. a integração com o trabalho de profissionais de outras áreas, baseada no respeito, na liberdade e na independência profissional de cada um e na defesa do interesse e do bem-estar dos seus beneficiários; III. a ausência de discriminação ou preconceito de qualquer natureza; IV. o respeito à ética nas diversas atividades profissionais; V. a sustentabilidade do meio ambiente. Estão corretos os itens:

Abaixo estão listados alguns princípios do Código de Ética do Profissional de Educação Física. Contudo, um desses princípios está errado. Assinale-o.

Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio.

Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar que a

pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer

pelada é luxo e qualquer terreno baldio é o Maracanã em jogo

noturno. Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de

senhora. Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia,

botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais

ou menos assim: DA BOLA – A bola pode ser qualquer coisa

remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No

desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra,

uma lata vazia ou a merendeira do seu irmão menor, que

sairá correndo para se queixar em casa. No caso de se usar

uma pedra, lata ou outro objeto contundente, recomenda-se

jogar de sapatos. De preferência os novos, do colégio. DA

FORMAÇÃO DOS TIMES – O número de jogadores em cada

equipe varia, de um a setenta para cada lado. Algumas

convenções devem ser respeitadas. Ruim vai para o gol.

Perneta joga na ponta, à esquerda ou à direita, dependendo

da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os

choques. Gordo é beque. DO JUIZ – Não tem juiz.

Luis Fernando Veríssimo. Futebol de Rua (com adaptações).

O futebol está presente na cultura brasileira, como retrata o

trecho da crônica de Veríssimo. A partir das possibilidades do

tratamento pedagógico do conteúdo do futebol na escola e

da compreensão sociológica do futebol, julgue os itens

subsequentes.

As regras do futebol são universais, por isso o texto indica que não é necessário juiz na partida de futebol de rua.

É sabido que o Educador Físico pode assumir diversas funções na organização de uma equipe esportiva de alto rendimento. Um estudante de Educação Física fez dois anos de estágio nas categorias de base de uma equipe de futebol, sempre atuando, nas equipes infantil e juvenil. Ao término do estágio, recebeu proposta para atuar na equipe profissional do clube. O referido profissional poderá atuar em diversas funções, exceto como

Com base na Resolução CONFEF nº 307/15, Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, considere as afirmativas a seguir.

I. No relacionamento com os colegas de profissão, com outros profissionais nos diversos espaços de atuação profissional, a conduta do Profissional de Educação Física será pautada pelos princípios de consideração, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da categoria profissional, sendo-lhe vedado responsabilizar-se pessoalmente por falta cometida no exercício de suas atividades profissionais, quando praticada em equipe.

II. Incorre em infração ética o Profissional que tiver conhecimento de transgressão desse Código e omitir-se de denunciá-la ao respectivo Conselho Regional de Educação Física.

III. No relacionamento com órgãos e entidades representativos da categoria e da classe, o Profissional de Educação Física observará, dentre outras normas de conduta, exercer, com interesse e dedicação, o cargo de dirigente de entidades de classe que lhe seja oferecido, podendo escusar-se de fazê-lo mediante justificação fundamentada.

Está correto o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282