Com relação à evidência de auditoria no setor público, tomando como base a NBC TA 500, assinale a alternativa incorreta.
Acerca do ambiente de controle e da auditoria governamental, analise os itens abaixo:
Assinale
A obtenção de evidência de auditoria apropriada e suficiente que permita a obtenção de conclusões razoáveis para fundamentar a opinião do auditor é de sua responsabilidade na definição e execução de procedimentos de auditoria.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os conceitos de procedimentos da auditoria no setor público a seus respectivos termos, conforme prescrito pela NBC TA 500.
COLUNA I
1. Inspeção
2. Observação
3. Confirmação externa
COLUNA II
( ) Envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo. Fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade.
( ) Consiste no exame, processo ou procedimento executado por outros. Fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que ocorre e pelo fato de que o ato de sua execução pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é realizado.
( ) Os procedimentos frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, não precisa se restringir apenas a saldos contábeis.
Assinale a sequência correta.
Os princípios fundamentais de auditoria do Setor Público, emitidos pela INTOSAI na forma da ISSAI 100, foram traduzidos pelo TCU em 2017 e revisados pelo Subcomitê de Normas de Auditoria do Instituto Rui Barbosa - IRB, incorporando-se, assim, às Normas Brasileiras de Auditoria Aplicáveis ao Setor Público - NBASP. Nesse sentido, os princípios constantes da ISSA1100 são aplicáveis:
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Sistemas de controle interno bem planejados são a garantia plena de prevenção de fraudes e de erros de atos não intencionais
PORQUE
II - um planejamento bem construído dos controles internos irá delinear a segregação de operações em fases distintas, confiando a diferentes agentes públicos a execução das mesmas.
A respeito das asserções, é correto afirmar que
Ainda nos termos da ISSA1100, as auditorias do setor público podem ser classificadas em um ou mais de três tipos principais, sendo essa classificação determinada:
Na hipótese de se constatar impropriedades, irregularidades ou ilegalidades que necessitem de providências imediatas da administração da entidade e que não possam aguardar o final dos exames, a auditoria interna deve avaliar, nos termos da NBC TI 01, a necessidade de:
A Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (em inglês, INTOSAI) é a principal fonte normativa de auditoria para o setor público em todo o mundo. No Brasil, suas normas são seguidas, principalmente, pelos órgãos de controle externo, como o:
Considerando a Auditoria Governamental, assinale a alternativa CORRETA sobre as formas de execução.
A prestação de contas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerias ao Tribunal de Contas da União ocorre por meio do relatório de gestão.
Sobre esse instrumento de prestação de contas, assinale a alternativa incorreta.
No que se refere ao sistema de planejamento e orçamento do governo federal, julgue o item subsequente.
A fiscalização do orçamento público realizada pelo controle externo é exercida pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas da União.
Sob o prisma da NBC TA 240 (R1), no que diz respeito à responsabilidade do auditor em relação à fraude no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, analise as assertivas abaixo:
Quais estão corretas?
A atividade de auditoria interna deve ser independente; e os auditores internos, objetivos ao executar seus trabalhos. Independência é a imunidade quanto às condições que ameaçam a capacidade da atividade de auditoria interna de conduzir as responsabilidades de auditoria interna de maneira imparcial.
Nesse sentido, pode ser considerada situação de prejuízo à independência ou à objetividade do trabalho do auditor interno a prestação de serviço de