Onde ficam os "artistas"? Onde ficam os "artesãos"? Submergidos no interiorda sociedade, sem reconhecimento formal, esses grupos passam a ser vistos de diferentes perspectivas pelos seus intérpretes, a maioria das vezes, engajados em discussões que se polarizam entre artesanato, cultura erudita e cultura popular.
PORTO ALEGRE, M. S. Arte e oficio de artesão. São Paulo, 1985 (adaptado).
O texto aponta para uma discussão antiga e recorrente sobre o que é arte. Artesanato é arte ou não? De acordo com uma tendência inclusiva sobre a relação entre arte e educação,
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a
O modernismo brasileiro teve forte influência das
vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte
Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da
arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica–se que, nas artes plásticas, a
Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é
um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo. Sua vasta e variada obra é um dos valiosos patrimônios da cultura
brasileira. A seguir, são apresentadas pinturas desse grande artista.
Na série de pinturas apresentada, Portinari
Folclore designa o conjunto de costumes, lendas, provérbios, festas tradicionais/populares, manifestações artísticas em geral, preservado, por meio da tradição oral, por um povo ou grupo populacional. Para exemplificar, cita-se o frevo, um ritmo de origem pernambucana surgido no início do século )0( Ele a caracterizado pelo andamento acelerado e pela dança peculiar, feita de malabarismos, rodopios e passos curtos, além do uso, como parte da indumentária, de uma sombrinha colorida, que permanece aberta durante a coreografia.
As manifestações culturais citadas a seguir que integram a mesma categoria folclórica descrita no texto são
TEXTO B
Metaesquema I
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta - dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema - estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo limitado: a superfície do papel. A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica.
Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 02 maio
Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima, verifica-se que
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A
função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de
conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder
sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações
sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no
sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos
alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a
“beleza" e nada tinha a ver com a contemplação estética,
com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma
arma da coletividade humana em sua luta pela
sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma
pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas
cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um
sentido de segurança e superioridade sobre a presa.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de
Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).
Com base nas informações do texto, conclui–se que a arte,
nos seus primórdios, tinha a função de
Observe a obra "Objeto Cinético", de Abraham Palatnik, 1966.
A arte cinética desenvolveu-se a partir de um interesse do artista plastico pela criação de objetos que se moviam por meio de motores ou outros recursos mecânicos. A obra "Objeto Cinético", do artista plastic° brasileiro Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética,
Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848),
apresentada acima,
Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos
de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo
de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada
segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias
do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de
anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em
1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo
presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s.
A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns
eventos importantes nesse calendário.
Se a arte rupestre
representada ao lado fosse
inserida na escala, de
acordo com o período em
que foi produzida, ela
deveria ser colocada na
posição indicada pela seta
de número
´
Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito
influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato
escreveu, em artigo intitulado Paranóia ou Mistificação:
Há duas espécies de artistas. Uma
composta dos que vêem as coisas e em
conseqüência fazem arte pura, guardados os
eternos ritmos da vida, e adotados, para a
concretização das emoções estéticas, os
processos clássicos dos grandes mestres. (...) A
outra espécie é formada dos que vêem
anormalmente a natureza e a interpretam à luz das
teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das
escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos
da cultura excessiva. (...). Estas considerações são
provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde
se notam acentuadíssimas tendências para uma
atitude estética forçada no sentido das
extravagâncias de Picasso & cia.
O Diário de São Paulo, dez./1917
Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita
Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?
Não só de aspectos físicos se constitui a cultura
de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no
folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em
diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral
ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao
longo do tempo. A essa porção intangível da herança
cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural
imaterial.
Internet:
Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da
cultura de um povo?
A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro,
expressa
Representar objetos
tridimensionais em uma folha
de papel nem sempre é tarefa
fácil. O artista holandês
Escher (1898-1972) explorou
essa dificuldade criando várias
figuras planas impossíveis de
serem construídas como
objetos tridimensionais, a
exemplo da litografia
Belvedere, reproduzida ao
lado.
Considere que um marceneiro tenha encontrado algumas
figuras supostamente desenhadas por Escher e deseje
construir uma delas com ripas rígidas de madeira que
tenham o mesmo tamanho. Qual dos desenhos a seguir
ele poderia reproduzir em um modelo tridimensional real?
Cândido Portinari (1903-1962), em seu livro Retalhos de Minha Vida de Infância, descreve os pés dos trabalhadores.
Pés disformes. Pés que podem contar uma história. Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés
semelhantes aos mapas: com montes e vales, vincos como rios. (...) Pés sofridos com muitos e muitos quilômetros de
marcha. Pés que só os santos têm. Sobre a terra, difícil era distingui-los. Agarrados ao solo, eram como alicerces, muitas
vezes suportavam apenas um corpo franzino e doente.
(Cândido Portinari, Retrospectiva, Catálogo MASP)
As fantasias sobre o Novo Mundo, a diversidade da natureza e do homem americano e a crítica social foram temas que
inspiraram muitos artistas ao longo de nossa História. Dentre estas imagens, a que melhor caracteriza a crítica social contida no
texto de Portinari é