Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da
O gravador Oswaldo Goeldi recebeu fortes influencias de um movimento artístico europeu do início do século XX, que apresenta as características reveladas nos traços da obra de
Essa escultura foi produzida durante o período da ditadura stalinista, na ex-União Soviética, e representa o(a)
Inovando os padrões estéticos de sua época. a obra de Pablo Picasso foi produzida utilizando características de um movimento artístico que
A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto,
expressa os ideais e a estética do
A obra Les desmoiselles d'Avignon, do pintor espanhol
Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento
cubista. Essa obra filia-se também ao privitivismo, uma
vez que sua composição recorre à manifestação cultural
de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por
Nos anos de 1920, a necessidade de modernizar o Brasil refletiu-se na proposta de renovação estética defendida por artistas modernistas como Raul Bopp. No poema, o posicionamento favorável às transformações da sociedade brasileira aparece diretamente relacionado à experimentação na poesia. A relação direta entre modernização e procedimento estético no poema deve-se à correspondência entre
A pintura Napoleão cruzando os Alpes, do artista francês Jacques Louis-David, produzida em 1801, contempla as características de um estilo que
A dança moderna propõe em primeiro lugar o conhecimento de si e o autodomínio. Minha proposta é esta: através do conhecimento e do autodomínio chego à forma, à minha forma — e não o contrário. É uma inversão que muda toda a estética, toda a razão do movimento. A técnica na dança tem apenas uma finalidade: preparar o corpo para responder à exigência do espírito artístico.
VIANNA, K.; CARVALHO, M.A. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990
Na abordagem dos autores, a técnica, o autodomínio e o conhecimento do bailarino estão a serviço da
O movimento originado da obra Abaporu pretendia se apropriar
A perplexidade causada pela catástrofe da Primeira Guerra Mundial fez surgir um movimento de vanguarda denominado Dadaísmo, que rejeitava os valores tradicionais e rompia com a estética clássica. A imagem da obra O gigante acéfalo
A foto mostra integrantes de um grupo de choro tocando
instrumentos de diferentes classificações. Nessa
formação, o instrumento que representa a família
TEXTO I
Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais.E parece-me que viriam este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. [...] Andavam todos tão bem-dispostos, tao bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.
CASTRO. S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).
TEXTO II
Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de pero Vaz de Caminha e a obra Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que
Rompendo com as paredes retas e com a geometrização
clássica acadêmica, os arquitetos modernistas
desenvolveram seus projetos graças também a um
momento de industrialização e modernização do Brasil.
Observando a imagem apresentada, analisa–se que
Utilizadas desde a Antiguidade, as colunas, elementos verticais de sustentação, foram sofrendo modificações e incorporando novos materiais com ampliação de possibilidades. Ainda que as clássicas colunas gregas sejam retomadas, notáveis inovações são percebidas, por exemplo, nas obras de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1907. No desenho de Niemeyer, das colunas do Palácio da Alvorada, observa-se