O artesanato traz as marcas de cada cultura e, desse modo, atesta a ligação do homem com o meio social em que vive. Os artefatos são produzidos manualmente e costumam revelar uma integração entre homem e meio ambiente, identificável no tipo de matéria-prima utilizada. Pela matéria-prima (o barro) utilizada e pelos tipos humanos representados, em qual região do Brasil o artefato acima foi produzido?
A cultura corporal de movimento está expressa em
jogos, esporte, danças, artes marciais, lutas, ginástica e
outros movimentos que ainda são emergentes. Certos
movimentos são significativos para determinada região do
país, mas não para outras. Você, por exemplo, que nasceu
e cresceu em determinada cidade pertencente a uma
região do nosso país, aprendeu e praticou alguns jogos,
esportes e dançou um tipo de música porque tais
manifestações são parte integrante da sua comunidade.
DARIDO, S. C.e SOUZA JUNIOR, O. Para esinar eucação física.
São Paulo: Papirus Editora, 2007 (adaptado).
O Brasil tem características culturais embasadas na
miscigenação de raças e etnias que influenciam as
manifestações de movimento, como, por exemplo,
Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.
COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973 (adaptado)
Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que
O Cafundó é um bairro rural situado no município de Salto de Pirapora, a 150 km de São Paulo. Sua população, predominantemente negra, divide-se em duas parentelas: a dos Almeida Caetano e a dos Pires Pedroso. Cerca de oitenta pessoas vivem no bairro. Dessas, apenas nove detêm o título de proprietários legais dos 7,75 alqueires de terra que constituem a extensão do Cafundó, que foram doados a dois escravos, ancestrais de seus habitantes atuais, pelo antigo senhor e fazendeiro, pouco antes da Abolição, em 1888. Nessas terras, seus moradores plantam milho, feijão e mandioca e criam galinhas e porcos. Tudo em pequena escala. Sua língua materna é o português, uma variação regional que, sob muitos aspectos, poderia ser identificada como dialeto caipira. Usam um léxico de origem banto, quimbundo principalmente, cujo papel social é, sobretudo, de representá-los como africanos no Brasil.
Disponível em:
A mostra Largo do Paissandu – Onde o Circo se
Encontra reúne tudo o que de mais sagrado ocorreu em
quase dois séculos de picadeiro brasileiro. Foi um
trabalho que teve início há pouco mais de dez anos,
graças à iniciativa da ex–acrobata e atual pesquisadora
da arte circense, Verônica Tamaoki, e cujo incentivo tem
sido fundamental para preservar a memória do circo, tão
importante quanto relegada pelos poderes públicos. Da
chegada das primeiras famílias circenses européias, em
1831, que iniciaram um processo de mestiçagem com os
artistas locais e nossa cultura popular, aos figurinos e
registros fotográficos de artistas que se consagraram sob
as lonas, como o palhaço Piolin, o visitante pode ter uma
idéia muito clara da importância que o circo,
especialmente o de origem familiar, já teve no país.
O Estado de S. Paulo. Caderno 2, 16/7/ 2008 (com adaptações).
A mostra Largo do Paissandu – Onde o Circo se
Encontra ressalta a importância que o circo já teve no
passado e demonstra que
Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848),
apresentada acima,
Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos
de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo
de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada
segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias
do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de
anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em
1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo
presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s.
A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns
eventos importantes nesse calendário.
Se a arte rupestre
representada ao lado fosse
inserida na escala, de
acordo com o período em
que foi produzida, ela
deveria ser colocada na
posição indicada pela seta
de número
´
A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro,
expressa
As questões 1 e 2 referem-se ao poema.
definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema é