Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 43 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O movimento é o grau de lentidão ou velocidade com que se há de executar (tocando ou dançando) um trecho musical. Sobre movimento é incorreto afirmar:

Foi trazida pelos escravos e usada pelos jesuítas para sublimar o instinto guerreiro dos cativos, criando uma luta irreal entre cristãos e pagãos:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

As mudanças conceituais que caracterizaram a dança em determinadas épocas são consequências das formas de pensar, sentir e agir de determinados grupos sociais. Dessas ações residem as diferenças e semelhanças entre as produções poéticas da dança em tempos, lugares e espaços diversos. Partindo deste pressuposto, a dança como linguagem artística procura materializar:

Sobre a sapatilha no balé:
I- Alguns bailarinos tem facilidade para ficar na ponta dos pés e outras precisam ajustar seus sapatos para um maior conforto;
II- Antigamente bailarinos cerziam a ponta de seus sapatos chatos a fim de alavancar o salto e conseguir maior impulso
.
Dos itens acima:

Cavalo Marinho é um folguedo folclórico tradicional da zona da mata setentrional de Pernambuco, Alagoas e agreste da Paraíba. Apesar de ser uma variação do Bumba meu boi, a brincadeira tem características próprias e além do "auto do boi", podem ser vistos diversos personagens fantásticos. Esse folguedo se caracteriza como:

Dança de roda de origem indígena, típica da região norte do estado do Pará:

No século XX surge esta tendência que busca identificação com a arte, buscando uma aproximação com o cinema, a pintura, a música, o teatro e a escultura. Trata-se de:

Sobre o fandango é incorreto afirmar:

Provas: AMAUC - 2017 - FCEP - Monitor Artístico
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

Escolha a sequência de palavras que completarão a frase abaixo: A dança é considerada a uma das formas mais antigas que o ser humano usou como linguagem corporal. Ela foi utilizada para simbolizar _______________________________________________, para celebrar ____________________________________________ ou seja representou diversos_________________________________________.

Não corresponde ao nome de uma dança:

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo". Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31. Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos. A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças. ( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade. ( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando. As afirmativas são, respectivamente,

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o

debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o

movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe

uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são

aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos?

Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas

a seguir.

I.Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva,

capaz de gerar identidade e promover a interação.

II.Compreender e apreciar as diversas danças como

manifestações culturais, sem hierarquizá-las.

III.Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em

movimento para entender o valor dos exercícios físicos.

Assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282