O movimento é o grau de lentidão ou velocidade com que se há de executar (tocando ou dançando) um trecho musical. Sobre movimento é incorreto afirmar:
Foi trazida pelos escravos e usada pelos jesuítas para sublimar o instinto guerreiro dos cativos, criando uma luta irreal entre cristãos e pagãos:
As mudanças conceituais que caracterizaram a dança em determinadas épocas são consequências das formas de pensar, sentir e agir de determinados grupos sociais. Dessas ações residem as diferenças e semelhanças entre as produções poéticas da dança em tempos, lugares e espaços diversos. Partindo deste pressuposto, a dança como linguagem artística procura materializar:
Sobre a sapatilha no balé:
I- Alguns bailarinos tem facilidade para ficar na ponta dos pés e outras precisam ajustar seus sapatos para um maior conforto;
II- Antigamente bailarinos cerziam a ponta de seus sapatos chatos a fim de alavancar o salto e conseguir maior impulso.
Dos itens acima:
Cavalo Marinho é um folguedo folclórico tradicional da zona da mata setentrional de Pernambuco, Alagoas e agreste da Paraíba. Apesar de ser uma variação do Bumba meu boi, a brincadeira tem características próprias e além do "auto do boi", podem ser vistos diversos personagens fantásticos. Esse folguedo se caracteriza como:
Dança de roda de origem indígena, típica da região norte do estado do Pará:
No século XX surge esta tendência que busca identificação com a arte, buscando uma aproximação com o cinema, a pintura, a música, o teatro e a escultura. Trata-se de:
Sobre o fandango é incorreto afirmar:
Escolha a sequência de palavras que completarão a frase abaixo: A dança é considerada a uma das formas mais antigas que o ser humano usou como linguagem corporal. Ela foi utilizada para simbolizar _______________________________________________, para celebrar ____________________________________________ ou seja representou diversos_________________________________________.
Não corresponde ao nome de uma dança:
"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo". Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31. Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos. A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças. ( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade. ( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando. As afirmativas são, respectivamente,
No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como
O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o
debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o
movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe
uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são
aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos?
Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas
a seguir.
I.Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva,
capaz de gerar identidade e promover a interação.
II.Compreender e apreciar as diversas danças como
manifestações culturais, sem hierarquizá-las.
III.Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em
movimento para entender o valor dos exercícios físicos.
Assinale: