Ao longo do século XIX, os artistas desenvolveram, em suas obras, aspectos de uma nova sensibilidade e de uma nova visão
de mundo, esses fatores, agregados aos novos acontecimentos do início do século XX, contribuíram para o surgimento das
vanguardas europeias. Sobre as vanguardas, assinale a afirmativa correta.
Considerando a obra apresentada, é correto afirmar que “o quadro representa a cena da Batalha de São Romano, em 1432; onde os florentinos saíram vitoriosos sobre os ______________. Uccello explora a perspectiva _____________ na obra, usando as lanças caídas para ilustrar os pontos de fuga. O artista transforma cavalos e cavaleiros em volumes de todo tipo, cujas múltiplas faces e nítidos perfis são observados com a objetividade de um cientista”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
No início do século XX, alguns artistas brasileiros com base em uma realidade marcada pelos conflitos sociais de seu tempo passam a conhecer o que se faz fora do país e a discutir qual o papel da arte na realidade brasileira. Um dos artistas mais conhecidos desse período foi Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976). Sobre Di Cavalcanti, assinale a afirmativa correta.
Uma caixa cênica italiana contém diversos elementos que a compõem. De acordo com as definições acerca dos elementos que compõem a caixa cênica italiana, assinale a afirmativa correta.
O uso da máscara no teatro grego tinha as seguintes funções, EXCETO:
No teatro musicado, do qual Arthur Azevedo foi o maior representante brasileiro, o papel da música dentro do espetáculo é:
O tempo é o que caracteriza o ritmo da dança. Podemos pensar em três velocidades no movimento do corpo durante a dança.
Considerando o tempo rápido, analise as afirmativas a seguir.
I. Andar sobre o palco no ritmo do cotidiano.
II. Saltar em deslocamento diagonal sobre o palco.
III. Atravessar o palco de forma diagonal em câmera lenta.
IV. Fazer uma pirueta com os pés em flex.
Está correto o que se afirma apenas em
Considerando os processos didáticos aplicados ao ensino das Artes. Um professor escolanovista, tem como pressupostos de aprendizagem, o seguinte:
São aspectos estruturais da dança:
No ensino do Teatro, ao propor experimentar diferentes elementos, temos como referência:
A filósofa brasileira Marile Chaui descreve de maneira sintética o que busca uma obra de arte. Veja: “[...] as artes pretendem exprimir por meios artísticos a própria realidade. Exprimir significa interpretar, ou seja, encontrar ou revelar os sentidos das coisas e o mundo.” (2003, p.277). Logo, entende-se que “sintética”, em artes, significa:
De acordo com os PCNs, ao ser introduzido na educação escolar brasileira, o ensino de Arte incorpora-se aos processos pedagógicos e de política educacional que vão caracterizar e delimitar sua participação, na estrutura curricular. Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte é identificado pela visão:
No que se refere a fotografia, julgue os itens subsequentes.
Em situações de pouca luminosidade, uma possibilidade é abrir o diafragma da lente, o que permitirá maior entrada de luz. No entanto, esse procedimento irá influenciar diretamente na granulação da imagem.
No que se refere a fotografia, julgue os itens subsequentes.
Em um ambiente de muita luz, uma foto feita com 1/200s e f/5.6 ficou superexposta. Mantendo-se as demais configurações da câmera e sem alterar as condições do ambiente, para evitar esse resultado, a solução seria reconfigurar a câmera com 1/100s e f/4. Assim, a incidência de luz no sensor da câmera seria menor e a foto ficaria corretamente exposta.
De acordo com o Documento Curricular para Goiás – Ampliado, as experiências das artes na escola entrelaçam-se com os diversos repertórios artísticos e educacionais.
Além do conhecimento em arte, elas favorecem a (o)