Em diferentes ambientes de trabalho tem-se observado uma substituição do trabalho humano por máquinas. Se, por um lado, esse fenômeno reduz postos de trabalho; por outro, o trabalho humano torna-se menos operacional. Nesse novo contexto, há maior demanda por educação e por profissionais qualificados em grande parte dos postos de trabalho em função:
A comunicação no ambiente de trabalho nem sempre é eficaz, pois os processos comunicativos muitas vezes são falhos. As ações de educação corporativa podem contribuir com a melhoria dos processos comunicacionais. O desenvolvimento de competências voltadas para o feedback seria uma das formas de buscar a melhoria dos processos comunicacionais. Um analista de design instrucional deve considerar que uma ação educacional para treinar feedback deve ter algumas premissas, entre elas:
A aprendizagem humana pode ser categorizada de diferentes formas. As ações da área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas organizações estão passando por importantes mudanças, tendendo a considerar cada vez mais a aprendizagem:
Sobre cultura organizacional e gestão de mudanças, analise:
I.Um dos motivos que dificulta a modificação de valores culturais é que eles reforçam-se a si mesmos.
II.A mudança Estrutural é o tipo mais abrangente de mudança organizacional, pois envolve uma reorganização na divisão
de tarefas e nas relações de autoridade subordinação.
III.Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas
geradas por tal mudança.
IV.Uma das principais dificuldades para a modificação da cultura organizacional é o retorno aos velhos padrões de comportamento
das pessoas.
Está correto o que consta em
No que se refere ao trabalho em equipe, julgue os itens seguintes.
É dever do servidor público respeitar a hierarquia, o que não
o impede de insurgir-se contra qualquer superior hierárquico
em caso de comprometimento indevido da estrutura em que se
funda o poder estatal.
A partir da década de 40 do século passado, o modelo POSDCORB (planning, organizing, staffing, directing, coordinating, reporting, budegeting), de Gullick, influenciou os tratados de administração pública e, até hoje,revela-se como fonte de inspiração para os principais autores do setor. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
Elementos como símbolos materiais, rituais, linguagem integram um sistema de valores que são compartilhados pelos membros de uma organização e definem a cultura da instituição.
No exercício da função pública, segundo o Código de Ética do Servidor Público Federal, é vedado ao servidor público
Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento, ferramentas
organizacionais, gestão da qualidade e assuntos correlatos.
Para assegurar maior controle sobre as operações da instituição, é essencial concentrar esforços para desconstruir os grupos informais presentes em sua estrutura.
Acerca de gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.
A satisfação no trabalho sob o enfoque das especificidades das necessidades humanas é a base para a qualidade de vida no trabalho e os aspectos mais gerais da satisfação humana são a base para os planos de remuneração e carreira.
Com base na legislação que rege a administração pública, julgue os itens seguintes.
Os atos de conhecimento, opinião, juízo ou valor, embora praticados no exercício da função administrativa, não são considerados atos da administração, por não produzirem efeitos jurídicos
Acerca de estrutura e estratégia organizacional, julgue os itens seguintes.
Na administração pública, a estrutura informal facilita a comunicação entre chefia e subordinados, proporcionando maior rapidez e controle dos processos.
Acerca de estrutura e estratégia organizacional, julgue os itens seguintes.
A estratégia se relaciona com o comportamento organizacional no ambiente em que a organização opera.
Do ponto de vista deontológico, leia com atenção o fragmento a seguir.
"Toda __________ injustificada do servidor de seu local de __________ é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à __________nas relações humanas".
Assinale a alternativa cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
A competência interpessoal ganha importância dentro das organizações, pois
Considerando os estilos de liderança e as respectivas influências no comportamento e funcionamento das equipes, assinale a opção correta. A liderança: