Assinale a opção que apresenta a dimensão da estratégia competitiva que se caracteriza pela intensidade com que a organização procura desenvolver a identificação de sua marca diretamente com o consumidor final, principalmente mediante o apoio aos canais de distribuição na venda de seus produtos ou serviços.
Acerca de estratégia empresarial, julgue os itens seguintes.
I Estratégia empresarial diz respeito ao padrão de decisões quedetermina e revela os objetivos, propósitos ou metas de uma empresa.
II A estratégia empresarial abrange a produção das principais políticas e planos para atingir as metas definidas pela empresa.
III A estratégia empresarial envolve a definição da escala de negócios em que a empresa deve envolver- se.
Assinale a opção correta.
A respeito das cadeias e redes produtivas, julgue os itens subsequentes.
I O desenvolvimento dos primeiros geradores eólicos mais eficientes e menos ruidosos, bem como de suas várias partes componentes, constitui exemplo de uso de redes de inovação e projetos colaborativos temporários.
II A baixa participação dos membros nas reuniões de planejamento estratégico e a falta de adesão às estratégias definidas são fatores característicos da fase de declínio do ciclo de vida das redes empresariais.
III Nas cadeias produtivas dirigidas pelos produtores, os ativos-chave são os comerciais, tais como marcas ou canais de comercialização e distribuição.
IV Nas redes produtivas do tipo retrátil-reversível, as empresas apresentam relações menos frequentes, embora capazes de incorporar novos conhecimentos e adequar-se às exigências da demanda.
Estão certos apenas os itens
Com relação aos movimentos competitivos no mercado, assinale a opção correta.
No ambiente organizacional, o conflito passado que pode gerar novos conflitos é conhecido como
A teoria motivacional que se estabelece pela relação entre os insumos que um servidor oferta em seu trabalho e as recompensas que recebe, comparadas com as recompensas que os outros servidores recebem por contribuições semelhantes, é a denominada teoria:
A estratégia de negócios de Michael Porter propõe que a atratividade de um negócio depende de cinco forças competitivas. As barreiras presentes na força competitiva de Porter, caracterizadas pela existência de economias de escala, exigência de capital para promover e desenvolver o negócio, dificuldade de acesso aos canais de distribuição e medidas de controle integrante da política regulatória governamental apontam para a força competitiva denominada:
McGregor desenvolveu uma das primeiras teorias para entender o comportamento humano, classificando-a de acordo com pressupostos distintos da natureza humana. O administrador que adota os pressupostos da “Teoria X” tem a expectativa de que seus subordinados:
No planejamento estratégico de um município, deve-se atender ao princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade. A situação que caracteriza a efetividade em um órgão público é:
De acordo com Blake e Mouton (1976), o líder que é simultaneamente orientado para as pessoas e para a produção, que busca comprometer as pessoas com os objetivos organizacionais e desenvolver relações de confiança e respeito com os servidores, é identificado na grade gerencial como líder:
O coordenador de uma equipe do IBGE está participando de uma rodada de negociação e optou por enfatizar os pontos de concordância, e não os problemas ou diferenças do projeto. Nesse caso, a técnica de gerenciamento de conflitos aplicada na negociação denomina-se:
Suponha que, no IBGE, uma ação empresarial foi percebida como meio de criar produtos e serviços para nichos no seu mercado atual. Maria, como supervisora de pesquisas, deve apoiar a flexibilização dos processos relacionados a clientes, à engenharia de produto, à gestão do conhecimento, ao relacionamento com fornecedores e à integração dos processos de negócio. Dessa forma, ela sugere adotar a estratégia empresarial de:
No planejamento organizacional, a análise SWOT é utilizada para estudar o processo de análise de estratégias de forma integrada. Assim, a empresa que tem produtos de alta qualidade e que opera em um setor marcado pela reduzida taxa de crescimento, na visão conjunta da análise SWOT, caracteriza, respectivamente, potencial
A teoria motivacional que afirma que os gerentes podem modificar o comportamento dos colaboradores por meio do uso apropriado de recompensas e punições é a teoria:
A estratégia de negócio define como a unidade deve competir para alcançar uma posição de superioridade em relação aos seus concorrentes. Os recursos e as capacidades distintivas que possibilitam coordenar a produção, integrar tecnologias e otimizar a organização do trabalho, entregando mais valor ao cliente, denominam-se: