Violência escolar é uma questão que insiste em fazer parte das discussões da sociedade educacional. Há muito que se discute o tema,
bem como, se propõe ações educativas para a solução desse problema. Educadores explicam que o bullying é um tipo de violência específica e não pode ser banalizado ou negligenciado, dado que as consequências desta prática, interferem também em evasão e fracasso escolar e adoecimento emocional dos alunos vitimados. Analise as afirmativas abaixo.
I. O bullying é uma violência sistemática (repetitiva) que é praticada ao longo do tempo contra uma ou mais vítimas.
II. O bullying é uma violência sistemática (repetitiva) que é praticada somente por alunos mais velhos contra alunos mais novos.
III. O bullying é praticado intencionalmente sem motivos aparentes que justifiquem sua existência.
IV. O bullying apresenta-se na forma de desequilíbrio de poder entre agressor e vítima.
Assinale a alternativa correta.
A Lei nº 14.191 de 3 de agosto de 2021, disserta sobre a educação bilíngue de surdos. Definida como uma nova modalidade de ensino, o Art. 60-A esclarece como a nova modalidade deve se desenvolver.
Assinale a alternativa correta.
O século XXI é notoriamente digital. Drones, assistente por voz, eletrodomésticos robotizados, fazem parte do cotidiano da
atualidade. Ao mesmo tempo, grande parcela da população não tem acesso à internet, não possui notebook para os estudos e por vezes
um único celular com internet limitada, circula entre os membros da família seguindo rodízio de acordo a emergência de cada um. Vimos que essa situação se tornou rotineira desde o período pandêmico. Com base nessa reflexão, pensar o papel da escola no mundo da
conectividade é fundamental para os dias atuais e futuros.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As escolas públicas estaduais e municipais ainda não utilizam as tecnologias e mídias digitais como recurso pedagógico.
( ) A escola não é mais o único lugar para aquisição de conhecimento e informação.
( ) A geração chamada Millennials tem menos habilidades com as tecnologias digitais em relação à geração chamada Alpha.
( ) As tecnologias de informação e comunicação, estão alterando a relação entre o aprender e o ensinar podendo melhorar de forma significativa o processo educacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Segundo a Lei nº 10.861/2004, a avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas:
I. ao perfil do corpo docente;
II. às instalações físicas;
III. à organização didático-pedagógica;
IV. a sua sustentabilidade financeira.
Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s
O Programa, no Brasil, que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais denominado de
Nas fases de avaliação e controle de um projeto, as ações de controle reativas devem garantir que
Qual é a categoria para a análise da relação entre concepções pedagógicas e os significados de avaliação ao qual se refere essa modalidade de avaliação descrita no texto?
Segundo a LDB, Lei nº 9.394/1996, comprovada a negligência para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá a autoridade competente responder processo por crime
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. O direito à liberdade compreende:
I. buscar refúgio e auxílio permitido pelo estado;
II. ter sua crença e culto religioso orientados e autorizados pela família;
III. participar da vida política, na forma da lei.
verifica-se que está/ão correta/s
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os sistemas de ensino cabendo a União a incumbência de
Conforme a LDB, Lei nº 9.394/1996, os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada. Sobre essa composição curricular, dadas as afirmativas,
I. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica. II. No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa. III. Conteúdos relacionados à formação técnica para o trabalho deverão ser ofertados somente na proposta regular do ensino médio das escolas públicas. IV. Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher serão incluídos como temas transversais.
verifica-se que está/ão correta/s
Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de outubro de 2009, a Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado como parte integrante do processo educacional. De acordo com esta afirmação, analise as sentenças a seguir sobre o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado e assinale a alternativa correta:
I - Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
II - Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
III - Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
IV - Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de curto prazo, somente de natureza física.
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades. Sobre a Educação Especial na Educação Infantil, é incorreto afirmar que:
Das alternativas, abaixo, qual não está de acordo com esta Declaração de Salamanca (1994)?
Como a Educação Inclusiva entende a escola?