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Para o jornalista Matthew D’ancona, autor do livro “Pós verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, o ano de 2016 marcou o início da chamada era da pós verdade. Nesse mesmo ano, a pós verdade foi considerada a palavra do ano pela Oxford University Press. Sobre o conceito de pós verdade, analise as afirmativas abaixo.

I. Suspensão completa de referência a fatos e verificações objetivas, substituídas por opiniões tornadas verossímeis apenas à base de repetições, sem confirmação de fontes.

II. Impele os sujeitos a já predisporem de determinada leitura cativa dos fatos, rejeitando o que distingue, compartilhando o que assemelha, sem maiores reflexões acerca do que ali é informado.

III. O prefixo “pós”, em pós-verdade, não se refere a ‘tempo posterior’ mas a ‘tempo em que o conceito verdade tornou-se sem importância ou irrelevante’.

IV. Algo que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência para definir a opinião pública do que o apelo à emoção ou crenças pessoais.

Estão corretas as afirmativas:

“Não há como não perceber que a ______, tratando especificamente dos conglomerados midiáticos, transformou também o próprio papel do jornalismo, gerando uma economia da informação (SODRÉ, 2009) que outrora não existia, fazendo com que a ______ seja algo extremamente perigoso nas mãos apenas do jornalista (MARSHALL, 2003), incentivando o desenvolvimento do mercado publicitário e de gerenciamento de comunicação que produz e distribui informações através até dos próprios jornalistas, por um processo silencioso da tentativa de controle da ______.” (Cirino, Tuzzo e Temer, 2014)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

“Acreditamos que, sem o estudo dos ______, não será possível desenvolver produtos jornalísticos para a web que efetivamente apresentem narrativas jornalísticas ______. Os bancos de dados informatizados são capazes de armazenar um volume muito grande de informações digitais em diversos formatos (vídeo, áudio, infográficos multimídia). Sua capacidade de estabelecer relações entre essas ______ também é imensa, porém se faz necessário programá-lo e para realizar tal tarefa – cuja alimentação acontece através da ferramenta de publicação - de maneira eficiente e inovadora para o ______, são necessários conhecimentos aprofundados sobre o papel dos links nas narrativas jornalísticas” (MIELNICZUK, 2005)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas

“As empresas, indústrias e organizações que atuam no mercado atual se depararam, não de hoje, com a nova realidade relacional que as tecnologias de informação trouxeram. Com as tecnologias, a internet e os meios de comunicação, surgiram novos públicos e modificaram o comportamento dos públicos já existentes, tornando-os complexos. A simples divisão dos públicos de uma empresa como interno, misto e externo já não sana as necessidades do novo cenário das organizações (KUNSCH, 2007). A pluralidade de públicos requer uma pluralidade de ações para os alcançarem. E é isso que a comunicação organizacional defende para as empresas que visam alcançar seus públicos de maneira mais eficaz.”. (MORAES, 2016). 

Com base nessa reflexão sobre o papel da comunicação nas organizações, assinale a alternativa incorreta.

“Vivemos uma era (...), onde há uma quantidade enorme de informações que os humanos produzem e não conseguem processar sem a ajuda da computação. Situação mediada por tecnologias e que demanda um contínuo desenvolvimento tecnológico por parte de governos, instituições e empresas privadas. (...) Este termo abrange o crescimento, a disponibilidade e o uso exponencial de informações e leva a questionamentos sobre como pode servir como base para a inovação, a diferenciação e o conhecimento sobre os mais diferentes aspectos da sociedade”.

Essa análise, feita pela pesquisadora Mayanna Estevanim (2016), se refere a um termo.

Assinale a alternativa correta.

Analisando a história do jornalismo no Brasil, o pesquisador Nilson Lage descreve que, “após 1945, iniciou-se uma transformação marcada pela crescente influência norte-americana sobre a sociedade em geral e a imprensa em particular. Com maior ou menor disfarce, capitais do exterior passaram a influir na vida dos jornais”. Foi exatamente nesse período que a imprensa brasileira passou a utilizar lide como padrão para a produção de material jornalístico (LAGE, 2001).

Dentre os exemplos de abertura de notícia descritos a seguir, assinale o que está incorreto em relação às características que deve conter um lide jornalístico.

“Ao preencher todo o silêncio e vazio do espaço de tempo dos indivíduos, a mídia proíbe que ele possa e consiga pensar sobre outros assuntos que não estão ali mencionados”. (Cirino, Tuzzo e Temer, 2014).

Tomando como base essa análise dos autores, relacionada a leitura crítica da mídia, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Uma das principais críticas que se faz aos meios de comunicação diz respeito à divulgação de produtos e ideologias para o controle social.

(   ) Ao privilegiar entretenimento, a mídia segue seu papel de ser espelho da sociedade, mostrando o que interessa aos receptores.

(   ) Ao priorizar alguns assuntos, isso está sendo feito em detrimento de outros, que não estão sendo veiculados.

(   ) O não dizer também é uma forma de dizer: deixa-se claro que não pode se pensar sobre isso ou aquilo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Segundo a pesquisadora Tamara de Souza Campos (2019), o longform é um formato de produção de conteúdo jornalístico para a internet, “que envolve uma extensão de texto e profundidade tanto na apuração quanto na fruição do leitor, se diferenciando da narrativa padrão do online, com fotos, vídeos, infográficos, animações e jogos. (...) É importante lembrarmos que há semelhanças entre o longform, o qual pressupõe um tempo diferenciado na apuração e produção do produto jornalístico, e a ideia da grande reportagem, típica do impresso, mas presente em outras mídias. A preocupação em elaborar materiais jornalísticos diferenciados em termos de qualidade de informação e atrativo estético acompanha o jornalismo há décadas. A novidade do longform é trazer esse nível de profundidade para o ambiente digital, marcado por textos curtos e fragmentados.”

Com base nessa definição, analise as afirmativas abaixo.

I. A contextualização é algo inerente à própria reportagem e acaba se fazendo presente nos longforms, que não ficam presos à imediaticidade do singular típico do recorte noticioso.

II. Segundo definições recorrentes, o longform compreende matérias com mais de quatro mil palavras. Pode estar reunido em um único template, com várias abas, ou seriado, publicado aos poucos, nos moldes de uma grande reportagem.

III. O longform pressupõe, no mínimo, o uso de texto, fotos e outros recursos multimídia, como slideshow, games, vídeos, áudios, entre outros. Também são comuns recursos técnicos sofisticados, como efeito cortina e design responsivo.

Estão corretas as afirmativas: a) I e II apenas b) II e III apenas c) I e III apenas d) I, II e III

O jornalista norte-americano Ivy Lee é considerado o inventor, em 1906, dessa atividade especializada que hoje chamamos de Assessoria de Imprensa. Na época, ele criou e utilizou técnicas para reverter a imagem negativa do empresário e investidor John Rockfeller diante da mídia e opinião pública. Lee foi tão brilhante na atuação e aplicação desse “novo” braço do jornalismo, que, anos depois, fundou a primeira escola de Relações Públicas em nível mundial de que se tem notícias. Sobre o comunicado que Lee enviou aos editores-chefes dos principais veículos de comunicação norte-americanos e que serviram de base para a nova atividade jornalística de Assessoria de Imprensa, analise as afirmativas abaixo. I. A nova atividade jornalística visava auxiliar os colegas de redação fornecendo informações idôneas e proveitosas para o público, sobre seus assessorados e suas empresas. II. A finalidade da nova atividade era bem específica, a de informar, e que a assessoria de imprensa nada tinha a ver com agência de anúncios publicitários. III. A nova atividade de assessoria de imprensa era direcionada somente aos empresários, grandes investidores e a organizações de porte internacional. IV. O objetivo básico da nova atividade era levar aos colegas de redação sempre informações verídicas, a fim de esclarecer a opinião pública tudo a respeito de seus clientes.

Estão corretas as afirmativas:

Levando-se em consideração as características do meio de comunicação rádio, e partindo da hipótese que você é um(a) repórter, encarregado(a) de gravar uma entrevista com uma especialista em saúde pública, pra falar sobre uma pesquisa visando criar uma vacina contra a gripe H1N1, que fará parte de uma reportagem sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta qual a formatação de pergunta que deveria ser feita para a entrevistada, a fim de obter o melhor conteúdo em áudio para editar a reportagem.

O agenda setting constrói sua hipótese afirmando que a influência dos mass media sobre os indivíduos reside em:

Coletar, arquivar e distribuir todo material publicado sobre a instituição assessorada é a principal função do clipping, também conhecido como clipagem ou taxação. São considerados tipos de clipagem:

“Valorização da realidade local; participação da comunidade durante todo o processo de produção; consagração das ideias da mobilização e da transformação; resgate de um viés pedagógico e educativo; e, articulação com a produção independente e de resistência” são consideradas características marcantes do seguinte tipo de jornalismo:

Os sites de instituição, pessoa ou entidade assessoradas devem ter como premissa, EXCETO:

Alguns recursos das mídias sociais estão inovando os processos de comunicação organizacional de empresas e instituições. Quais características fazem parte dos critérios de identificação do ambiente da WEB 2.0?

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