Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 73 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O Estado do Mato Grosso contava com apenas 38 municípios – quando da divisão do estado em 1977. Esse número salta para 53 no final desta década e, no encerramento de 1980, já são 96 municípios. Atualmente são catalogados 141 municípios. Sobre o crescimento dos municípios que compõem o Estado do Mato Grosso, assinale a alternativa correta:

“Trabalhar a ciência geográfica no ambiente escolar permite desenvolver conceitos de investigação que estão inseridos no ato de planejar. É importante a reflexão sobre o ato de planejar, bem como sobre o resultado disso, pois serve, principalmente, para facilitar os procedimentos metodológicos em sala de aula". (Adaptado).

Fonte: LOPES, J. S. F. Metodologia do Ensino de História e Geografa – professor-pesquisador em educação geográfica. Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.

Com relação a esse processo de construção do conhecimento, atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.

( ) Em função do ato de planejar deve haver a idealização das atividades. E para conseguir um resultado no processo avaliativo deve-se trabalhar com as situações que vão surgindo na sala de aula e adaptando-as. Deve-se, ainda, aproveitar para instigar os alunos com a finalidade de conhecimento;

( ) É importante utilizar procedimentos e operações que possibilitem a explicação e interpretação dos fenômenos por meio da experimentação, ou pela observação, mas que deem suporte aos princípios da generalização que sejam suportados por leis ou sirvam de base a comparativos de análises.

( ) No sentido de dar sequência às atividades, deve-se trabalhar com hipóteses, para exercitar a utilização do método científico e a sua aplicabilidade no universo conhecido, trazendo para a pesquisa as particularidades do ambiente dos alunos.

( ) Quando surgirem novas realidades e questionamentos, deve-se trabalha-los dentro do que já existe quanto metodologia científica para a formulação de conceitos e organização de ideias, postulados e questionamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Assinale a alternativa correta. “que preto, que branco, que índio o quê? que branco, que índio, que preto o quê? que índio, que preto, que branco o quê? (...) aqui somos mulatos cafuzos pardos mamelucos sararás crilouros guaranisseis e judárabes orientupis orientupis (…) somos o que somos inclassificáveis” (adaptado) Inclassificáveis – Arnaldo Antunes A ciência considera que a espécie humana é una e que não existem raças. O fragmento da canção, que expressa a base cultural da população brasileira, indica um processo. Assinale a alternativa que corretamente corresponde a esse processo:

“Tendo sido a Alemanha o país em que primeiro a Geografa se institucionalizou e onde viveram e ensinaram os três grandes geógrafos considerados tradicionalmente como pais da Geografa Moderna – Humboldt, Ritter e Ratzel, é natural que aí se desenvolvessem, em profundidade, os estudos geográficos, que aí surgissem os grandes geógrafos do período clássico e que as ideias germânicas se expandissem por outros países, sobretudo nos Estados Unidos".

Fonte: ANDRADE, M. C. Geografa, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. Atlas, 1987.

Sobre os “três grandes geógrafos" que o autor faz referência, é correto afirmar que:

O processo histórico do pensamento geomorfológico passou por diferentes teorias, as quais contribuíram para a compreensão do processo evolutivo do relevo. Uma das principais teorias apoia em três fases no processo de evolução do modelado terrestre: juventude, maturidade e senilidade. Conforme Casseti (2005), diante do elevado gradiente produzido pelo soerguimento em relação ao nível de base geral, o sistema fluvial produz forte entalhamento dos talvegues, o que caracteriza a juventude; a maturidade é descrita pelo rebaixamento do relevo de cima para baixo e essa evolução tende a atingir total horizontalização topográfica na fase denominada senilidade, como mostra a figura abaixo:

Considerando o processo de evolução do modelado terrestre, assinale a alternativa que indica corretamente o autor da teoria acima descrita.

O meio técnico-científico-informacional corresponde à atual fase dos processos de transformação da natureza e de construção do espaço geográfico. Sobre este assunto, analise os itens a seguir:

I. Representa a Terceira Revolução Industrial do sistema capitalista de produção e transformação do espaço geográfico.

II. As ações de interferência sobre o meio eram, sobretudo, locais, e a participação das atividades antrópicas, bem como as suas transformações, era limitada pela harmonização e preservação da própria natureza.

III. Caracteriza-se pela união entre técnica e ciência, guiadas pelo funcionamento do mercado.

IV. A Divisão Internacional do Trabalho intensificou-se, bem como a dependência das atividades humanas sobre o uso de maquinários e instrumentos.

V. O espaço transformou-se em um espaço mecanizado, dotado de uma gama cada vez mais ampla de bens artificiais e mecanizados, em vez de simplesmente culturais.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os itens correspondentes ao meio técnico-científico-informacional:

Sobre a produção agrícola mundial, assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

O sistema de transporte ferroviário é indicado para localidades de __________ extensão territorial, apresenta __________ custos em sua manutenção e __________ custos em sua estruturação. Transporta pessoas, mercadorias e cargas pesadas, com um consumo energético relativamente __________. Oferece __________ risco de acidente e emissão de poluentes.

“Os quatro Brasis" é uma proposta de divisão regional do território brasileiro criada por Milton Santos. Sobre essa regionalização do espaço brasileiro, assinale a alternativa correta:

A Lei de Terras instaurou uma política agrária excludente que ainda prejudica o país. A esse respeito analise as proposições a seguir atribuindo-lhes valores verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) Essa nova lei surgiu em um “momento oportuno", quando o tráfico negreiro passou a ser permitido em terras brasileiras.

( ) Em 1890, a chamada Lei 601 ou Lei de Terras, de 1850, apresentou novos critérios com relação aos direitos e deveres dos proprietários de terra.

( ) Com relação ao uso da terra, essas transformações incidiram diretamente nas tradições que antes vinculavam a posse de terras enquanto símbolo de distinção social.

( ) O avanço da economia capitalista tinha um caráter cada vez mais mercantil, onde a terra deveria ter um uso integrado à economia, tendo seu potencial produtivo explorado ao máximo. Em conseqüência dessa nova prática econômica, percebemos que diversas nações discutiram juridicamente as funções e os direitos sobre esse bem.

( ) No Brasil, os sesmeiros e posseiros realizavam a apropriação de terras aproveitando de brechas legais que não definiam bem o critério de posse das terras.

Assinale a alternativa que apresenta de cima para baixo a sequência correta.

O Brasil adota o horário de verão em diversas regiões do país com o objetivo de economizar energia. Assinale a alternativa na qual está contida a principal razão para que não haja abrangência nacional desse instituto:

“Uma rocha é um agregado sólido de minerais que ocorre naturalmente. Algumas rochas, como o mármore branco, são compostas por apenas um mineral, nesse caso, a calcita. Certas rochas são compostas por matéria não-mineral, onde se incluem materiais não-cristalinos, rochas vulcânicas vítreas, obsidiana e pedra-pomes e carvão, que são restos de plantas compactados".

WHITHEAD, A. N. Rochas: registros de processos geológicos. In.: PRESS, F.; SILVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a terra – 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Considerando as características e o ciclo de formação das rochas, analise as afirmativas a seguir.

I. As rochas ígneas são formadas pela cristalização do magma, à medida que o mesmo se resfria acima ou abaixo da superfície da Terra.

II. As rochas ígneas intrusivas cristalizam-se no interior da Terra; como o magma é lentamente resfriado, essas rochas possuem granulação fina.

III. As rochas ígneas extrusivas cristalizam-se quando o magma extravasa a superfície; como o magma é resfriado rapidamente, essas rochas possuem granulação grossa.

IV. As rochas sedimentares são formadas por um processo chamado litificação, que converte os sedimentos em rocha sólida, por compactação ou cimentação.

V. As rochas metamórficas são produzidas quando as altas temperaturas e pressões das profundezas da Terra atuam sobre as rochas ígneas; o processo de metamorfização não ocorre no caso de rochas sedimentares.

Estão corretas as afirmativas:

A indústria de bens de produção pode ser tanto extrativa como produtora de equipamentos. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.


Sobre a teoria da transição demográfica, é correto afirmar que:

“Apesar da importância que os solos têm para a sobrevivência da espécie humana, dos vegetais e dos animais na superfície da Terra, parece que o homem tem dado pouca atenção a esse recurso natural, pelo menos no que diz respeito à sua utilização e conservação […]. Apesar de ser um problema em escala mundial, a erosão dos solos ocorre de forma mais séria nos países em desenvolvimento, com regime de chuvas tropicais […].

Fonte: GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In.: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos – 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2012.

Com relação à erosão dos solos, assinale a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282