Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1368 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Por mais de 40 anos, Augusto foi o chefe indiscutível do Império

Romano (27 a. C. a 14 a. D.). Em um período de muitas incertezas, em

uma fase de aparente paz, vivida, porém, em um clima cultural em que

predominava uma espécie de saudosismo pessimista, predominavam

certas correntes fi losófi cas que, entretanto, acabaram se inclinando

ao “dogma", aceito por seus adeptos como verdades absolutas. Entre

as mencionadas correntes fi losófi cas, pode-se destacar:

Entre as teorias que procuram explicar o capitalismo, podem

se destacar duas grandes correntes, representadas por Karl Marx

(1818-1883) e Max Weber (1864-1920). Max Weber procura explicar

a origem do capitalismo como:

No Brasil Colonial, a teoria negreira jesuíta ajuda a compor o patriarcalismo senhorial luso-brasileiro e refl ete a tensão entre a justifi cativa evangelizadora do cativeiro, que só se justifica pela catequese dos aprisionados, e os interesses econômicos dos portugueses. O sacramento do Matrimônio, por exemplo, assim como o do Batismo, é alvo de sério confl ito que medra nas colônias escravistas portuguesas. Prevalece, entretanto, salvo no contexto fi nal do escravismo colonial brasileiro, determinada interpretação religiosa relativa ao matrimônio entre escravos. Sobre o grau de autonomia social outorgada à família escrava constituída sob o sacramento do matrimônio é correto afi rmar:

Em seu clássico Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda (1990) descreve a infl uência do predomínio de interesses particulares, graças aos quais os empregos, as funções e os benefícios que derivam da gestão pública têm relações com os direitos pessoais do agente público e não a interesses objetivos da máquina de Estado. Isto impediria a adoção plena entre nós da racionalidade burguesa nos negócios públicos. Tal perspectiva esboçada por Holanda é conhecida pelo termo clássico:

Cientistas sociais e historiadores contemporâneos identificam um novo ciclo de expansão do capitalismo enquanto modo de produção e agente de um processo civilizatório de repercussão internacional. Tais mudanças estão relacionadas, dentre outras coisas, com a combinação entre o modelo fordista de organização do trabalho e da produção com um padrão mais flexível dos processos de trabalho e de produção, sintonizado com as novas exigências do mercado internacional, dos fl uxos de comunicação mais ágeis, congregando competitividade, inovação e produtividade. Esta nova etapa do capitalismo tem sido identifi cada pelo termo:

Um dos aspectos mais coerentes e constantes do Governo Vargas foi a política trabalhista. Ela perdurou, entre 1930 e 1945, passando por várias fases. De um modo geral, é possível defi nir o principal objetivo do trabalhismo varguista implementado pelo Estado na seguinte afi rmativa:

Questions 21 through 35 address existing theories of English teaching.

Read them and mark the correct alternative.

The current state of the refl ections about language teaching is broadly associated to the idea of “postmethod”. This term was proposed by Kuramadivelu in 1994 and it includes ten macrostrategies. Three of these macrostrategies are:

Questions 21 through 35 address existing theories of English teaching.

Read them and mark the correct alternative.

The “Currículo Mínimo – Língua Estrangeira" (2012) aims at

promoting interdisciplinarity, majorly with the discipline of Portuguese

language. The document suggests that this promotion be achieved

by means of:

Questions 21 through 35 address existing theories of English teaching.

Read them and mark the correct alternative.

According to the “Parâmetros Curriculares Nacionais”, communicative competence is composed of the following three types of knowledge:

This editorial is a critical response to the article “Poor schools, rookie teachers” (l. 3). The critique is built against the logical relation established between the two noun phrases of this title. This logical relation is one of:

Adverbs present a range of semantic categories. In this text, we can fi nd some of them: time, manner, degree etc. The only pair that includes adverbs of different semantic categories is:

Questions 46 through 50 present some problems English learners

usually have. Mark the correct alternative for each question.

Consider the following sentence from a student’s essay.
“The theme of this short story make us see the beauty in another vision.” (source: a real student’s essay)
The sentence should be rewritten as the following alternative:

Riguardante lo stato d´animo dei due personaggi del testo I,

si può affermare che:

Nel passo “...l´avevano affi data a lui..." (r. 6) le parole in

neretto vengono sostituite da:

Nel passo del testo I “... che si è laureato in Filosofi a" (r. 13-14)

la scelta del verbo ausiliare si giustifi ca perché è:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282