Levando em conta os conceitos de Sá Leme, Rabelo e Alves (2015) para o Inventário Fatorial de Personalidade IFP-II, quantos são os fatores de segunda ordem?
No que se refere ao caso clínico 1A1-I e à avaliação psicodiagnóstica, julgue os itens a seguir.
I A hora de jogo diagnóstica constitui um instrumento técnico que poderá ser utilizado para melhor compreender a realidade de Artur.
II Por não constituir uma demanda psicoterápica, a entrevista com professores ou equipe escolar de Artur não é recomendada.
III A entrevista lúdica pode ser utilizada no caso de Artur, sendo um processo estruturado e sistematizado de avaliação psicodiagnóstica infantil.
IV O rapport é uma condição fundamental no processo de avaliação psicológica de Artur.
Estão certos apenas os itens
Tendo como referência o caso clínico 1A1-I, assinale a opção correta, acerca das etapas do processo psicodiagnóstico.
Considerando o caso clínico 1A1-I e o processo psicodiagnóstico, assinale a opção correta.
De acordo com Cunha (2000), a avaliação psicológica realizada com propósitos clínicos, cujo objetivo é identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico com foco na existência ou não de psicopatologia leva o nome de:
O psicodiagnóstico é um tipo de avaliação psicológica que visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico, focando na busca:
O psicodiagnóstico, realizado por psicólogos através de demandas individuais e encaminhamentos profissionais, escolares e judiciais, é definido como um processo:
A observação lúdica, durante a realização de um psicodiagnóstico
Um adolescente foi encaminhado para uma avaliação diagnóstica pelo fato de ter comentado com um colega de classe sobre a ideia de se matar, pois se sente muito angustiado. Durante a realização da primeira entrevista diagnóstica com os pais e o adolescente, esse fato foi relatado pelos pais e, nesse momento, o jovem não quis se pronunciar. Durante os atendimentos posteriores com o jovem, a conduta do psicólogo deve ser a de
Leia atentamente as proposições abaixo que descrevem passos do psicodiagnóstico.
I- Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico.
II- Levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e objetivos.
III- Apuração dos dados de maneira qualitativa, evitando os dados quantitativos, que são reducionistas.
IV- Comunicação dos resultados finais, orientações sobre o caso e encerramento do processo.
Dos itens acima
Sobre o processo de Psicodiagnóstico, analise as afirmações abaixo e selecione a correta.
Uma das funções do profissional da Psicologia, nos diversos âmbitos em que está inserido, é a da Avaliação Psicológica. De acordo com a Resolução CFP nº 009/2018, que estabelece diretrizes para a realização da Avaliação Psicológica, é correto afirmar que a avaliação psicológica tem como objetivo
Na síntese de um psicodiagnóstico, utilizando o teste de Rorschach para a mensuração da estrutura e dinâmica da personalidade de um indivíduo, deparamo-nos com:
- F+% elevado;
- sucessão rígida;
- tipo de apreensão G D Do;
- A% elevado;
- poucas ou nenhuma resposta original;
- coartativo (traço essencial);
- R baixo;
- T/R elevado;
- Hd > h;
- consciência aguda da atitude interpretativa.
Em função dessas características, podemos concluir que o indivíduo possui:
No Z-Teste (VAZ; ALCHIERI, 2016), qual o código utilizado para indicar Movimento Humano de tipo descaracterizado?
De acordo com a Resolução nº 09/2018, do Conselho Federal de Psicologia, os protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo são considerados, para a Avaliação Psicológica, fontes de informação: