Uma casa foi construída de tal forma que o número de azulejos presentes em cada cômodo forma uma progressão aritmética. Sabe-se que a soma e a diferença do número de azulejos dos cômodos que possuem a maior e a menor quantidade de azulejos são 385 e 165, respectivamente, e que o número de azulejos do cômodo com a segunda maior quantidade de azulejos é 260 . Assim, o número total de azulejos nessa casa é:
Progressões geométricas são sequências de números nas quais o próximo número é obtido a partir da multiplicação do número anterior por um número fixo, a razão. Sabendo que o terceiro número dessa progressão é 15 e o quinto é 135, qual das alternativas pode representar o segundo termo dessa razão?
Um posto de saúde registrou a quantidade de vacinas aplicadas contra febre amarela nos últimos cinco meses: - 1° mês: 21; - 2° mês: 22; - 3° mês: 25; - 4° mês: 31; - 5° mês: 21. No início do primeiro mês, esse posto de saúde tinha 228 vacinas contra febre amarela em estoque. A política de reposição do estoque prevê a aquisição de novas vacinas, no início do sexto mês, de tal forma que a quantidade inicial em estoque para os próximos meses seja igual a 12 vezes a média das quantidades mensais dessas vacinas aplicadas nos últimos cinco meses. Para atender essas condições, a quantidade de vacinas contra febre amarela que o posto de saúde deve adquirir no início do sexto mês é
Com o objetivo de trabalhar a concentração e a sincronia de movimentos dos alunos de uma de suas turmas, um professor de educação física dividiu essa turma em três grupos (A, B e C) e estipulou a seguinte atividade: os alunos do grupo A deveriam bater palmas a cada 2 s, os alunos do grupo B deveriam bater palmas a cada 3 s e os alunos do grupo C deveriam bater palmas a cada 4 s.
O professor zerou o cronômetro e os três grupos começaram a bater palmas quando ele registrou 1 s. Os movimentos prosseguiram até o cronômetro registrar 60 s.
Um estagiário anotou no papel a sequência formada pelos instantes em que os três grupos bateram palmas simultaneamente. Qual é o termo geral da sequência anotada?
Em uma progressão aritmética do tipo an sabe-se que a8/a4 = 6 e que o valor do 6º termo é igual a 7. Qual o valor do 10° termo?
Em um trabalho escolar, João foi convidado a calcular as áreas de vários quadrados diferentes, dispostos em sequência, da esquerda para a direita, como mostra a figura.
primeiro quadrado da sequência tem lado medindo 1 cm, o segundo quadrado tem lado medindo 2 cm, o terceiro quadrado tem lado medindo 3 cm e assim por diante.
O objetivo do trabalho é identificar em quanto a área de cada quadrado da sequência excede a área do quadrado anterior. A área do quadrado que ocupa a posição n, na sequência, foi representada por An. Para n 2, o valor da diferença An - An-1, em centímetro quadrado, é igual a
Considere as seguintes situações: I.Correção de um capital inicial A, durante um ano, mês a mês, de 2% cada mês, efetuada sempre com base no capital do mês anterior. II.Acréscimo sobre um capital inicial B, durante um ano, mês a mês, de 2% de B, a cada mês. III.Retirada de um valor fixo X, mês a mês, durante um ano, de um capital inicial C. As situações I, II e III estão, respectivamente, associadas aos conceitos de progressões
Seja X a soma dos cinco primeiros termos de uma Progressão Aritmética (PA) e Y a soma do sexto ao décimo termos dessa progressão. Sabendo-se que Y-X=100, a razão da PA vale:
Uma sequência de números reais tem seu termo geral, an , dado por an = 4.23n+1, para n ≥ 1 Essa sequência é uma progressão
Em um país imaginário, o mandato presidencial dura 7 anos. Nesse país houve eleições para presidente no ano 2000, no ano 2007, haverá neste ano de 2014, e assim por diante. Após o ano de 2500, haverá eleições para presidente, pela primeira vez, no ano:
Ao elaborar um programa de condicionamento para um atleta, um preparador físico estipula que ele deve correr 1 000 metros no primeiro dia e, nos dias seguintes, 200 metros a mais do que correu no dia anterior. O treinador deseja que, ao final dos dias de treinamento, o atleta tenha percorrido, em média, 1 700 m por dia. Esse atleta deve participar desse programa por
Ana e Bia são vendedoras de uma mesma loja. Em certo dia, Ana fez 4 vendas nos valores a1 , a2 , a3 e a4 , e Bia fez 5 vendas nos valores b1 , b2 , b3 , b4 e b5 . Considere x e y números reais tais que (x, a1 , a2 , a3 , a4 , y) e (x, b1 , b2 , b3 , b4 , b5 , y) formam progressões aritméticas.
Nessas condições, a fração é igual a
Pesquisas indicam que o número de bactérias X é duplicado a cada quarto de hora. Um aluno resolveu fazer uma observação para verificar a veracidade dessa afirmação. Ele usou uma população inicial de 105 bactérias X e encerrou a observação ao final de uma hora. Suponha que a observação do aluno tenha confirmado que o número de bactérias X se duplica a cada quarto de hora. Após uma hora do início do período de observação desse aluno, o número de bactérias X foi de
As projeções para a produção de arroz no período de 2012-2021, em uma determinada região produtora, apontam para uma perspectiva de crescimento constante da produção anual. O quadro apresenta a quantidade de arroz, em toneladas, que será produzida nos primeiros anos desse período, de acordo com essa projeção.
A quantidade total de arroz, em toneladas, que deverá ser produzida no período de 2012 a 2021 será de:
Uma fábrica de brinquedos educativos vende uma
caixa com fichas pretas e fichas brancas para compor
sequências de figuras seguindo padrões. Na caixa, a
orientação para representar as primeiras figuras da
sequência de barcos é acompanhada deste desenho:
Qual é o total de fichas necessárias para formar a 15ª
figura da sequência?